em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta – 2 semanas na LAL Gozo

Quem quer fazer intercâmbio em Malta pode optar por fazer um curso de inglês na Ilha de Gozo. A Micheli Cavalheiro, coordenadora de Recursos Humanos em Campinas (SP), fez essa escolha: ela fez um intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta, durante 2 semanas e curtiu demais a experiência! Mas, alerta: o destino é para quem gosta de calmaria, com muita sombra e água fresca!

Veja o depoimento:

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Essa é a segunda vez que faço intercâmbio. Na primeira, optei pela Irlanda e, dessa vez, por Malta. Decidi fazer intercâmbio por necessidade do meu trabalho e porque amo viajar. O inglês é a língua universal, então é muito importante para comunicação quando você está fora do seu país.

Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta | Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal
Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta
Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal

Intercâmbio na Ilha de Gozo: como foi a sua escolha pelo destino?

Eu pesquisei muito antes de decidir o destino. Já tinha ouvido falar de Malta, então decidi pedir um orçamento. O que me chamou a atenção foi a relação custo-benefício.

Conheça a Ilha de Gozo, a joia rara de Malta

Qual acomodação escolheu e o que achou?

No intercâmbio na Ilha de Gozo, eu escolhi ficar em acomodação estudantil, localizada no andar em cima da escola onde estudei (LAL Gozo). Foi ótimo por que não perdi tempo indo e voltando das aulas, todos os dias.

Depoimento: Curso de inglês na Europa – 4 semanas na ESE Malta

O que mais gostou e o que menos gostou durante o intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta?

Amei as praias de Malta, que realmente são incríveis! Existem muito lugares para se conhecer e o acesso é muito fácil, você consegue chegar facilmente de ônibus até lá. A cidade de St. Julian’s, para mim, é o melhor lugar de Malta. Muitos bares, vida noturna, praia…

Eu não escolheria a Ilha de Gozo para um novo intercâmbio, pois não tem muito a ver com o meu perfil. O lugar é bem tranquilo, mais parecido com cidades do interior aqui no Brasil e eu sou bastante agitada, não combinou muito comigo. Em outra oportunidade, escolheria St. Julians para estudar.

Saint Julian’s, Malta – Uma cidade agitada e fervilhante
Depoimento: 2 em 1! Estudar inglês em Londres e Malta 
Popeye Village, Malta | Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal
Popeye Village, Malta
Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal

Como é do custo de vida em Gozo?

O custo de vida depende muito da cidade onde você está. Durante o intercâmbio na Ilha de Gozo, notei que o pint de cerveja lá, por exemplo, custava 1.50 euros. Já em St. Julian’s, 4.50 euros. É uma diferença significativa. Em Gozo, era possível almoçar com 7 euros; em St. Julians esse valor subia para 15 euros, em média.

Eu estive em St. Julian’s apenas por dois dias, no final do meu intercâmbio, então foi muito tranquilo. Mas, se estivesse lá desde o inicio, com certeza meus gastos teriam sido maiores.

Gastos em Malta – dicas, lugares e preços por quem já foi
Depoimento: Malta para estudar inglês: 3 meses na Ace English Malta

O que costumava fazer no seu tempo livre em Malta?

Praia todos os dias depois da aula! Amo! visitei simplesmente todos os lugares onde havia água no país!

Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta | Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal
Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta
Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal
Confira: Todos os mapas da Ilha de Malta: localização e turismo

Como estava o clima em Malta em setembro?

O clima em Malta, não estava exatamente quente o tempo todo (apesar de ter sol, venta muito por ser uma ilha). Mas o clima era agradável e pude curtir dias de sol nas praias.

Melhores praias em Malta
Veja também: Como é a temperatura em Malta

O que achou da escola LAL Gozo?

Fiz o curso regular de inglês na LAL Gozo, carga horária de 15 horas por semana. A escola é bem localizada na Ilha de Gozo, com fácil acesso (ônibus) para ir e voltar.

Minha acomodação era simples, mas bacana. Apesar de ter pago por uma acomodação compartilhada, estive sozinha no quarto, o que me deu mais privacidade.

Minhas professoras eram realmente uma graça: Catherine e Janice, ambas inglesas. Minha impressão é que elas realmente gostam de trabalhar com pessoas e se interessam verdadeiramente pelos alunos. Me senti parte do grupo o tempo todo, o que foi muito bom e facilitou o meu aprendizado.

LAL Malta: aprenda inglês cercado de praias e diversão

Qual é o perfil dos alunos da LAL Gozo?

Por incrível que pareça, não encontrei nenhum brasileiro na escola LAL Gozo. Na minha classe, eram dois alemães, uma turca e um rapaz da República Tcheca. Não sei dizer exatamente a idade dos alunos, mas acredito que entre 20 e 40 anos.

Dicas de bares e baladas em Malta

Como você avalia a evolução durante o intercâmbio de 2 semanas?

Foi muito bom, meu inglês realmente está melhor. Apesar de ser um tempo curto, você usa muito no dia a dia e isso faz com que você seja forçado a lembrar das frases e expressões o tempo todo.

10 motivos para estudar e viver em Malta durante o verão

Como é fazer intercâmbio depois dos 30 anos?

Acho que depende muito do perfil de cada um. Eu, particularmente, adoro conhecer pessoas, descobrir novos lugares e culturas e não tenho nenhum problema em dividir casa ou quarto, pois morei em república aqui no Brasil por muito tempo e costumo viajar utilizando esses meios de hospedagem (Couchsurfing, Airbnb etc).

É preciso ter a mente aberta para entender que as pessoas que estarão com você, de maneira geral, tem hábitos diferentes do seus; muitas vezes, você não terá a privacidade da sua casa, passará por alguns perrengues, principalmente em relação a língua. Se você tem esse pensamento, tudo fica muito mais fácil. A minha experiência realmente foi muito boa.

EC Malta 30+: inglês para adultos num cenário incrível
Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta | Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal
Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta
Foto: Micheli Cavalheiro/Arquivo Pessoal

Como chegou até a agência Descubra o Mundo?

Cheguei até a agência Descubra o Mundo pesquisando na internet. Vi que a agência era bem recomendada, com vários feedbacks positivos e decidi solicitar um orçamento.

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

O atendimento da Descubra o Mundo foi ótimo. Os envios dos orçamentos eram rápidos, as meninas me ajudaram com todas as dúvidas, mostrando-se sempre super disponíveis. Adorei e recomendaria!


Tem interesse em fazer intercâmbio em um lugar paradisíaco, com custo de vida acessível? Contate a equipe da agência Descubra o Mundo e comece a fazer planos! Descubra Malta.

Mais: Pontos turísticos de Malta: 6 lugares imperdíveis

Comentários