em Geral

Descubra como colocar o intercâmbio no currículo

intercâmbio no currículo

Além de adquirir fluência em um novo idioma, o intercambista tem contato com novas pessoas e culturas diferentes. Por isso, fazer um intercâmbio é uma experiência que auxilia tanto no desenvolvimento pessoal quanto profissional.

Se você já teve a oportunidade de fazer um intercâmbio, saiba que listar essa experiência no currículo pode chamar a atenção dos recrutadores e ser um diferencial no seu processo seletivo. Veja, a seguir, a importância de acrescentar essa informação no seu CV.

Tipos de intercâmbio

Antes de mais nada, é importante entender que não é só um intercâmbio de estudo que pode entrar no seu currículo. A experiência de morar no exterior, seja qual for o motivo, pode ser bem aproveitada na hora de conquistar uma vaga de emprego.

Então veja alguns tipos de intercâmbio que existem e podem ser incluídos no seu currículo profissional:

  • Idiomas: um dos tipos mais procurados para quem deseja adquirir fluência em um idioma. No caso, o intercambista se matricula em uma escola de idiomas e o estudante tem contato com professores nativos em sua maioria.
  • Au Pair: tipo de intercâmbio remunerado em que a pessoa presta o serviço à uma família para cuidar de crianças ou da casa. Geralmente, o intercambista realiza suas atividades entre 6 meses a um ano.
  • High School: esse é um intercâmbio destinado para alunos do ensino médio que desejam ter uma experiência diferente em sua vida escolar. Aqui, os estudantes vão para escolas parceiras para que o período de aulas no exterior seja contabilizado e reconhecido aqui no Brasil.
  • Graduação: diversas instituições de ensino superior possuem vínculos com universidades do exterior. Assim, os graduandos conseguem passar um período da sua graduação em um outro país e pode se desenvolver na parte acadêmica e profissional, pode realizar estágios e ter contato com novas culturas.
  • Especialização: intercâmbio destinado a quem já possui um diploma de graduação e deseja se especializar no exterior. Uma das vantagens é ter contato com professores e pesquisadores que são renomados em outros países e aumentar o networking.

Por que colocar o intercâmbio no currículo?

Colocar que já fez um intercâmbio é a oportunidade de dar um upgrade no currículo. Isso porque mostra aos recrutadores que você teve uma experiência diferente dos outros candidatos e que pode agregar ainda mais à empresa.

Independentemente se você fez o intercâmbio com o foco de se tornar fluente em um idioma ou com o objetivo de estudar em um país diferente, com certeza esse processo contribuiu para você desenvolver diversas habilidades que podem ser úteis no mercado de trabalho.

Cada vez mais os recrutadores têm prestado atenção nas soft skills dos candidatos, que nada mais são as habilidades que estão além do desenvolvimento profissional. Um exemplo disso é a capacidade de se colocar no outro, de ser flexível e até mesmo de liderar equipes.

Em um intercâmbio, por exemplo, é possível desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, ética, a organização, a capacidade de resolver conflitos e inteligência emocional. Isso porque o intercambista está imerso em uma situação que foge da sua zona de conforto e por vezes precisa tomar decisões sem o auxílio de pessoas próximas ou até mesmo precisa se reinventar em lugar diferente.

Mas não para por aí! O intercâmbio também contribui para o desenvolvimento das hard skills, que são as habilidades voltadas ao mercado de trabalho. A fluência em um idioma, por exemplo, pode ajudar a conquistar uma vaga em uma multinacional.

Além disso, no caso de quem fez um intercâmbio acadêmico, a participação em cursos, palestras, estágios e em eventos internacionais dão um destaque a mais no seu currículo. A experiência no exterior pode ser útil para propor soluções novas às empresas, para auxiliar em pesquisas e também para desenvolver um trabalho criativo e assertivo.

Como colocar o intercâmbio no currículo

intercâmbio no currículo

Como você viu, o intercâmbio pode fazer a diferença em um processo seletivo, mas para isso o candidato precisa usar essa informação de forma estratégica.

Não basta apenas dizer que fez um intercâmbio e informar a duração, é necessário detalhar as atividades para que o recrutador entenda como essa experiência pode agregar à empresa.

Escreva como o intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento de soft e hard skills. Esteja atento ao que a empresa pede: se é fluência em um idioma, se é um curso ou formação específica. Assim, você destaca aquilo que realmente é compatível com a vaga e que vai fazer a diferença na realização das atividades profissionais.

Mas talvez você esteja se perguntando: onde colocar o intercâmbio no currículo? Depende! Se foi um intercâmbio voluntário, você pode adicionar em uma seção de informações complementares, mas se foi acadêmico, inclua no campo “Formação Acadêmica”, se foi um intercâmbio profissional,  inclua em “Experiência Profissional”.

O ponto que você deve ficar atento é não incluir informações falsas e nem forçar a barra. Seja direto, evite repetições e só coloque o que de fato é importante. Lembre-se que os recrutadores leem diversos currículos, então vá direto ao ponto e preencha tudo com bastante atenção. Assim, as chances de ser selecionado para a próxima etapa do processo seletivo são maiores.

Saiba mais: + Aprenda a melhorar sua pronúncia com uma trend do TikTok

+ Descubra 15 falsos cognatos em inglês

+ 4 segredos de Anitta para aprender idiomas

Comentários