em Intercâmbio

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Você tem vontade de fazer um intercâmbio? Esse, na verdade, é um sonho de muitas pessoas, que desejam conhecer o mundo e aproveitar a oportunidade para ampliar seus conhecimentos estudando, melhorar e treinar um novo idioma ou até mesmo ter uma experiência de trabalho internacional. 

Seja qual for o motivo, fato é que conhecer outros países significa conhecer outras pessoas, experiências, culturas e realidades. Essa diversificação é algo muito positivo, uma vez que é capaz de gerar uma nova visão de mundo e aprendizados que são levados para toda a vida. 

Se você já pensou em fazer um intercâmbio, com certeza alguns questionamentos já passaram pela sua cabeça. Uma das principais dúvidas costuma ser sobre a idade. Afinal, existe idade certa para fazer intercâmbio? E mais: com quantos anos já pode fazer um intercâmbio? Confira as respostas para essa e outras dúvidas abaixo!

Leia mais: Profissões para quem gosta de viajar

+ 7 filmes para quem quer fazer intercâmbio

O que é preciso para fazer um intercâmbio?

Na hora de fazer um intercâmbio, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para que a viagem possa ser feita com o máximo de aproveitamento e o menor número possível de contratempos. Assim, veja abaixo o que é preciso para realizar um intercâmbio da melhor forma. 

Escolher o país/local de destino

Saber para onde você vai é o primeiro grande passo de um intercâmbio. Essa pesquisa pode levar um tempo, já que, dependendo das informações encontradas, a pessoa pode mudar de opinião e passar a procurar por outro país. Nessa hora, além de pensar no gosto por um país, é importante fazer a escolha com base nos seus objetivos pessoais e profissionais.

Fazer uma reserva financeira

Guardar uma quantia de dinheiro antes mesmo de começar a fechar os detalhes da viagem é fundamental. Afinal, você irá precisar dessa quantia na hora de reservar o voo, adquirir o visto e outros documentos exigidos e até mesmo para fazer compras durante o período da viagem.

Definir o programa de intercâmbio

Existem várias modalidades de intercâmbio, mas as principais são de estudo, de trabalho ou preparatório. Assim, é preciso pesquisar e analisar qual se encaixa melhor com o que você está buscando para a sua vida no momento e qual irá te ajudar a atingir seu objetivo.

Providenciar todos os documentos necessários

Se você ainda não tem passaporte, saiba que será necessário fazer um, pois este é o principal documento de entrada em qualquer país estrangeiro. Outro documento muito necessário é o visto, que poderá variar conforme o país e o programa de intercâmbio escolhido (visto de turista, de estudante, de trabalho). 

Buscar se prevenir

Ao fazer um intercâmbio, alguns itens são muito importantes para se prevenir de problemas, como adquirir cartões de crédito, débito e saques do tipo internacional e sempre levar um valor em notas (dinheiro vivo). Nesse caso, inclusive, dependendo do país de destino, é necessário realizar câmbio entre as moedas antes. Além disso, outra dica é fechar um seguro de saúde, por meio do qual a pessoa consegue ter um atendimento médico em outro país, caso precise. 

Veja também: 9 países que falam português, além do Brasil

+ Que tal uma Pós-Graduação no Exterior?

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Essa é uma dúvida frequente e a resposta é: depende. Depende de qual programa você escolher e qual agência. Alguns programas normalmente já exigem uma idade específica como requisito, que costuma ser 16 anos. 

Outros possuem uma faixa etária mais ampla e não especificam uma idade exata, apenas classificando como “crianças”, “adolescentes” ou “adultos”, o que significa que todas as pessoas que se encaixam nessa fase da vida são bem-vindas. 

De um modo geral, como alguns intercâmbios possuem critérios específicos para serem realizados, como estudar um idioma, o indicado é que a pessoa já esteja pelo menos na pré-adolescência, com 11-12 anos, para conseguir viajar sozinha com responsabilidade e ter um bom aproveitamento do intercâmbio.

Em alguns programas denominados “Family Programs”, é possível que crianças de 7 a 10 anos consigam fazer um intercâmbio, acompanhados de pelo menos um dos pais. Normalmente, nesses programas, o adulto estuda na mesma instituição que a criança, mas em turmas diferentes. 

É necessário destacar que, no caso de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que irão viajar desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou a na companhia de terceiros, é sempre exigida uma autorização de ambos os pais ou responsáveis legais. A autorização é dispensável apenas quando a criança ou adolescente for viajar com ambos os genitores.

Tem idade limite para fazer um intercâmbio?

Muitas pessoas pensam que há uma certa idade “limite” para fazer um intercâmbio, mas a verdade é que pessoas de 50, 60 e 70+ podem sim realizar um intercâmbio, não há uma idade limite. Afinal, nunca é tarde para aprender um novo idioma, adquirir conhecimentos e construir novas experiências! Se esse é o seu caso, não se preocupe. Com certeza você será muito bem-vindo.

Saiba mais: Graduação sanduíche, o que é?

+ Dicas de como melhorar seu inglês para viagem?

Como me preparar para fazer um intercâmbio?

Agora que você já sabe a partir de que idade é possível fazer um intercâmbio e o que é necessário para realizar um, é hora de partir para a ação! Para se comunicar em qualquer país, é muito importante aprender o inglês, idioma considerado universal. Além disso, você pode estar melhor preparado para o seu intercâmbio se já tiver uma noção do idioma local do país.

Seja qual for o destino do seu intercâmbio, a Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas da América Latina, oferece centenas de cursos de idiomas tanto na modalidade presencial, quanto a distância. O melhor de tudo? Você tem descontos de até 80% em todas as mensalidades! Incrível, né? Confira abaixo as vagas que ainda estão disponíveis:

Encontre bolsas de estudo para cursos de inglês aqui

Comentários