em Dicas

4 segredos de Anitta para aprender idiomas

Em ascensão na carreira internacional, a cantora Anitta se dedica, cada vez mais, a aprender novos idiomas. Não é à toa que ela tem músicas em quatro idiomas, além do português!

Atualmente, ela é fluente em inglês e espanhol, o que já mostrou em músicas como “Faking Love” e “Envolver”, mas já está avançando com italiano e francês, com parcerias para canções, como fez em “Un Altro Ballo” e “Mon Soleil”.

anitta idiomas

Ela fez curso de inglês quando adolescente e se formou com nível avançado. Mas só quando começou a dar entrevistas que notou que precisava de mais vocabulário e investiu em conversação.

Na infância ela também chegou a fazer aulas em italiano, mas não chegou em um nível avançado. 

Em 2016, ela começou a fazer espanhol, com aulas quase que mensalmente, mas com muita exposição ao idioma – estratégia que adota em todos os estudos.

Durante o isolamento social, em 2020, ela iniciou as aulas de francês e compartilhou com o público através de lives no Instagram.

Mas você já se perguntou como a Anitta aprende tantos idiomas?

A cantora já deu algumas entrevistas falando sobre o assunto e, aqui, nós listamos quatro das estratégias da poderosa para falar em outra língua!

1. Buscar formas diferentes de aprender

Começamos com essa estratégia e não é à toa. Anitta já disse em entrevistas como no programa Encontro da TV Globo ou na revista Women’s Health da Uol que nunca viu o aprendizado como apenas abrir um livro e ler.

anitta idiomas
(Reprodução/The Late Night Show)

Ela contou que busca assistir documentários e filmes com o idioma e legenda originais para que consiga se acostumar com a língua e torná-la natural. Algo que ela também faz com músicas.

Por ter uma rotina agitada, esse método ajuda a não perder o contato com o idioma, além de ser uma forma de aprendizado ativa, já que a escuta facilita a pronúncia e novos vocabulários.

Mas ela também não descarta as aulas quando é possível fazer. A base do idioma, com a gramática, também é importante no processo de aprendizagem.

O que podemos aprender com isso? Anitta torna seu aprendizado em algo divertido e ativo! Na entrevista para a revista ela ainda reforçou esse ponto e disse que não enxerga como uma obrigação e, sim, como um lazer.

Então, busque formas divertidas para aprender. Estudar não precisa e não deve ser algo chato de se fazer!

2. Não ter medo de errar

Há alguns anos viralizou na internet um vídeo de Anitta sendo entrevistada durante o prêmio Lo Nuestro. A repórter faz a seguinte pergunta, em espanhol, para a cantora: “como vas a celebrar si ganar?” e Anitta entendeu “ciganas”.

Outro vídeo que chamou a atenção, mas recentemente, foi durante sua turnê na Europa. Ela divertiu os apresentadores do programa inglês “Good Morning Britain” ao ser sincera e responder a pergunta com: “Não entendi nada do que você falou. Você falou muito rápido”.

Existem outras tantas entrevistas em que ela se confunde e mistura os idiomas ou se esquece de alguma palavra, mas segue em frente.

Se ela não tem medo e nem vergonha de errar, se corrigir e tentar de novo, por que você teria?

É na prática que se aprende e aperfeiçoa as pronúncias, novos vocabulários e formação de frases. Evitar errar pode atrasar ainda mais a sua fluência, sabia?

3. Se expor ao idioma

Não só com documentários, filmes e músicas! Se expor ao idioma também é fazer amizades com pessoas que falam a língua que você está aprendendo.

Em sua série na Netflix, Anitta disse que pratica os idiomas com as pessoas que vai conhecendo no trabalho e em viagens a passeio. O que ajuda muito a garota do Rio a entender e aprender sotaques diferentes.

Se essa realidade não for possível, existem aplicativos que você consegue conversar com nativos como HelloTalk, Tandem, iTalki, entre outros.

4. Não ter pressa

O aprendizado de Anitta não foi do dia para a noite, pelo contrário, há muito tempo ela se dedica e se aperfeiçoa para ser cada vez mais fluente.

Apesar da rotina corrida, ela tenta colocar o idioma no seu dia a dia, de forma ativa, para manter seu aprendizado constante, isso porque existe foco no que ela quer aprender.

Na entrevista para a Fátima Bernardes, ela falou que priorizar o aprendizado é importante para poder desenvolver a fluência. “Quando a gente tem um foco na vida, a gente tem que encontrar maneiras diferentes. Antes de ter condição financeira, é você ser criativo, de aprender de diversas maneiras”.

Agora que você já sabe os segredos, que tal começar a aprender um novo idioma, com bolsas de estudo e aplicar as estratégias de Anitta para ser fluente?

Na Quero Bolsa tem mensalidades com descontos em diversas escolas de idiomas do Brasil, você pode conferir aqui.

Leia mais: Descubra 15 falsos cognatos em inglês

+ Dicas de como melhorar seu inglês para viagem

Comentários