em Dicas

Aprenda a melhorar sua pronúncia com uma trend do TikTok

Você imaginaria que uma trend no TikTok poderia dar aquele empurrãozinho para melhorar sua pronúncia na hora de aprender um novo idioma?

Não é de hoje que os usuários da plataforma lançam diversos virais para entreter e muitos que podem ensinar, seja aqui no Brasil ou no mundo inteiro.

Usar ferramentas, como as redes sociais, para aprimorar o aprendizado é uma boa tática, seja seguindo perfis de estrangeiros ou assistindo a conteúdos em outros idiomas. Mas há trends no TikTok, por exemplo, que ensinam métodos de estudo!

Um deles se baseia no método Shadowing. Já ouviu falar?

pronuncia

Entendendo o que é Shadowing

De uma maneira simples, shadowing é basicamente você imitar exatamente o que nativo está falando do jeito que ele estiver falando, quase como uma dublagem.

Essa técnica ajuda a pessoa a se acostumar com o jeito de falar o idioma e possibilita aumentar o repertório de expressões, além de trazer naturalidade para o que está sendo falado.

Alguns portais apontam o americano poliglota Alexander Arguelles como um dos responsáveis pela popularização desse método. Segundo as informações de pesquisa, ele conseguiu conversar em 38 idiomas, através do shadowing!

Na trend do TikTok, pessoas fazem a técnica com vídeos de discursos de celebridades, e até mesmo de cenas completas de filmes e séries, trazendo domínio no ritmo e entonação do idioma.

Um dos influenciadores que se destacaram na trend do TikTok foi o Corey J. Bradford. Ele viralizou com vídeos fazendo shadowing de muitos famosos, como Kim Kardashian e Beyoncé.

@coreyjbradford now y’all know how i feel about my girl BEY, so no shade here. this one tho…NEVER FAILS TO MAKE ME LAUGH!!! #funny #comedy #beyonce #ilovewhales ♬ original sound – Corey J. Bradford


Mas como o Corey consegue fazer essa técnica tão bem? Há algumas maneiras para você começar a praticar. Vamos te explicar como!

Formas de praticar o Shadowing

Pode não parecer tão fácil imitar a pronúncia de um nativo como visto na trend do TikTok, mas algumas dicas podem ajudar a dar início ao shadowing nos seus estudos!

1. Comece escolhendo um conteúdo do seu nível

Não adianta tentar fazer shadowing com um vídeo que o nativo fale de forma que você não consiga acompanhar. Afinal, você precisa compreender boa parte do que está sendo falado.

Pode começar usando conteúdos curtos, como trechos de audiobooks, que você possa acompanhar com o texto, ou entrevistas menores. Outra ideia para shadowing são pequenas cenas de alguma série ou filme que você goste.

Trabalhe a forma com que as expressões são faladas e treine quantas vezes forem necessárias!

2. Defina seus objetivos

Mais importante que fazer a técnica, é saber o que você quer conquistar com ela. Ter clareza nos objetivos te ajuda a focar no que você precisa na hora da prática: naturalidade? Pronúncia? Novas expressões?

Defina qual vai ser o foco e manda ver!

3. Escolha bem o sotaque no nativo

Esse é um ponto de atenção para que não gere confusão durante seu aprendizado. Escolha bem o nativo com qual vai praticar o shadowing, para que seja com um sotaque que você já tenha contato.

Depois, com mais segurança, explore outros sotaques do idioma, se achar necessário, para compreender outras sonoras!

@coreyjbradford reposting bc tiktok couldn’t handle the shade being thrown on the original😂 what an iconic moment in history!! #funny #comedy #rhoa #nowcheckthat ♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey


Por que essa prática é importante?

Essa dica que entrou na trend do TikTok é importante para que seus estudos possam se tornar efetivos. Antes de tudo, você precisa entender que existem duas formas para aprender um outro idioma: passivamente e ativamente.

No primeiro, você não precisa colocar algo em prática, está recebendo a informação. Isso acontece, por exemplo, na leitura de um texto ou ao ouvir um podcast na língua estudada.

Já na forma ativa do aprendizado, é necessário fazer atividades ativamente, como escrever uma mensagem em outro idioma e, claro, quando você arrisca o grande medo da maioria – falar!

O medo de errar passa por confusão na formação de frases e vocabulário, mas, principalmente a pronúncia. O desconforto nessa atividade impede muita gente de arriscar a prática da fala.

Começando como o shadowing, por exemplo, você pode aos poucos destravar seu medo de errar, além de te colocar em contato com a prática, te aproximando com a língua estrangeira.

Gostou dessa dica e quer mais que nunca começar os estudos? Separe um momento do seu dia para o shadowing e se precisar de mais uma base, comece um curso de idiomas!

No Quero Bolsa você consegue descontos nas mensalidades em escolas de idiomas de todo o Brasil. Confira aqui!

Leia mais: 5 séries para praticar o espanhol
+ 4 segredos de Anitta para aprender idiomas

Comentários