em Canadá

Programa Co-Op Canadá: Entenda como essa experiência pode alavancar a sua trajetória profissional

O programa Co-Op Canadá é uma excelente oportunidade para os jovens que desejam entrar no mercado de trabalho e ainda ganhar fluência em um novo idioma. Os cursos de ensino superior, técnico ou tecnólogo podem durar até dois anos, sendo divididos em duas etapas: parte acadêmica e período de trabalho.

Além das diversas vantagens profissionais e da possibilidade de entrar no mercado de trabalho internacional esse tipo de programa de estudos é uma rica experiência que inclui conhecimento, disciplina, amadurecimento profissional e pessoal.

Já pensou em fazer um intercâmbio de idioma no Canadá?

Intercâmbio Canada 728x90

Saiba mais: Curso de francês no Canadá: conheça as melhores escolas

Tudo sobre o programa Co-Op Canadá:

O Canadá é considerado o país mais barato para estudar no exterior

Pesquisa realizada pelo banco HSBC aponta que o Canadá é o país mais vantajoso ao se tratar de intercâmbios e estudos no exterior. Estudar no país por quatro anos requer o investimento de em média, U$ 109.314,00 – incluindo moradia, alimentação e transporte.

Nos Estados Unidos esse investimento seria de U$ 165, 231, ou seja, 34% mais alto.

Além de vantagens financeiras existem as maiores chances de entrar no mercado de trabalho. O Canadá apresenta os melhores índices de empregabilidade, dados apontados por diretores executivos de duas mil empresas renomadas mundialmente.

Portanto, esclarecer as principais dúvidas sobre o programa Co-Op Canadá pode ser uma boa maneira de embarcar nessa aventura..

Quais são os cursos disponíveis?

Por se tratarem de cursos profissionalizantes que capacitam o aluno para o mercado de trabalho as opções disponíveis são aquelas mais abrangentes, como serviços ao consumidor, hotelaria, administração, marketing e vendas, entre outros. A disponibilidade dos cursos vai depender da instituição que escolhida.

Veja também: Co-Op Canadá: o jeito mais fácil de trabalhar nesse país

Vantagens do Programa Co-Op Canadá para o estudante

Começar a carreira com essa oportunidade já coloca o profissional um passo a frente no mercado. Sabemos o quanto é difícil conseguir o primeiro emprego quando não existe experiência profissional, por esse motivo os cursos técnicos e profissionalizantes são indispensáveis.

Acontece que o programa Co-Op Canadá não se trata de um simples curso profissionalizante, mas uma oportunidade de estudar e trabalhar em um país repleto de oportunidades para jovens em início de carreira. Além de aprender durante as aulas é possível colocar em prática todo o material teórico.

As chances de conseguir um emprego remunerado são praticamente garantidas, pois no Canadá existe uma grande carência em mão-de-obra, vai depender do empenho e desenvoltura do estudante.

Existem escolas que possuem parceria com empresas que convidam mensalmente alunos do programa Co-Op para entrevistas. No entanto, isso varia entre cada instituição, algumas deixam o aluno livre para ir atrás da oportunidade, já outras cobram uma taxa para auxiliar na procura de emprego.

Ao ingressar no curso Co-Op é como se o aluno estivesse em um estágio, no lugar do certificado emitido nos cursos comuns, receberá um diploma. O valor médio dos cursos fica em torno de CAD $7000, considerando o valor integral. Ou a opção de até CAD $12000, o que não inclui gastos pessoais, alimentação e acomodação.

Verão no Canadá: intercâmbio na SEC Toronto

Como consigo a permissão para trabalhar durante os estudos?

Se o objetivo for adquirir a experiência profissional remunerada existem alguns critérios.

É necessário que o aluno esteja iniciado o curso com duração acima de 24 semanas, e ainda que não se restrinja ao estudo de idioma, mas sim uma especialização, por exemplo.

Alunos inscritos em cursos de idioma ou mesmo em cursos de ensino superior de 23 semanas ou abaixo disso, não estão de acordo com as normas canadenses para permissão de trabalho (work permit).

Confira: Como estudar e trabalhar no Canadá sem fazer intercâmbio de idiomas?

Não sou fluente em inglês, posso fazer o programa Co-Op no Canadá?

Os critérios prioritários para fazer o Co-Op no Canadá são que o aluno possua no mínimo 18 anos de idade, tenha diploma de ensino médio e comprovada a proficiência em entrevistas por telefone ou via Skype em contato com o college. O nível mínimo e inglês exigido é o intermediário.

No entanto, a proficiência fica a critério da instituição. Se ainda não for fluente no idioma poderá estudar o inglês até atingir o nível adequado para realização do teste vocacional. Para esses casos o college irá sugerir o curso intensivo de inglês e estipular o período para atingir o conhecimento ideal e acompanhar o curso Co-Op de interesse.

Fique por dentro: Prova de proficiência em inglês: qual a melhor para mim?

Quais são as áreas mais procuradas entre os estudantes no programa Co-Op Canadá?

Turismo e hotelaria está entre os cursos mais ofertados para a opção de Co-Op. O aluno vai aprender tudo o que envolve atendimento e serviços ao consumidor, indústria e hotelaria. As habilidades serão direcionadas ao setor de hotelaria com excelentes oportunidades no Canadá e em várias partes do mundo.

Administração, marketing, culinária, engenharia e negócios são áreas também disponíveis pela maioria dos colleges. É importante escolher um setor que tenha mais afinidade, assim aumentará as suas chances de conseguir um emprego e crescer profissionalmente.

Por que estudantes buscam o programa Co-Op no Canadá?

A experiência gerada no Co-Op no Canadá abre portas no mercado profissional. É a oportunidade de incluir passagens de peso, antes mesmo de concluir a faculdade.

O aluno desenvolve na prática tudo o que aprendeu na sala de aula. O ensino é multidisciplinar podendo trocar experiência com profissionais de diversas áreas de atuação, construindo assim um bom network.

Jovens que ainda não se decidirem por qual área profissional trilhar pode conseguir no Co-Op clarear as ideias. Caso o curso estiver relacionado com a profissão que deseja seguir, melhor ainda, pode com a experiência decidir se é esse o caminho que deseja trilhar.

Construa o seu network no exterior!

Além de apresentar vantagens financeiras e ser uma opção repleta de oportunidades para os estudantes, aproveite o programa Co-Op Canadá para ampliar a sua lista de contatos profissionais.

Participe de programas voluntários e se envolva em atividades que possam aumentar o seu leque social, como esportes, mentor leader (orientador de novos alunos), escrever artigos para o jornal do college, entre outras atividades.

Seja comunicativo e expansivo! Estar em outro país e cultura quando não conhecemos ninguém não é fácil, mas com esforço e desenvolvimento pessoal é possível ir longe e adquirir várias conquistas.

Confira também: Canadá: 5 profissões em alta, aproveite!

Que achou destas dicas sobre o Programa Co-Op Canadá? Realmente é uma excelente oportunidades, saiba mais sobre esse país:

Por que escolher Montreal, no Canadá?

Comentários

comentários