em Canadá

Como estudar e trabalhar no Canadá sem fazer intercâmbio de idiomas?

Estudar e trabalhar no Canadá é o objetivo de muitas pessoas que querem viajar para fora do Brasil para aprender inglês ou para aperfeiçoar seus estudos. O gigante da América do Norte atrai muitas pessoas por sua qualidade de vida e pela boa receptividade para os estrangeiros e imigrantes que chegam ao país.

No entanto, as leis migratórias passaram por diversas mudanças ao longo do tempo e, desde 2017, não é mais permitido fazer cursos de idiomas enquanto se trabalha.

Ou seja, as pessoas que ficarem por lá matriculados em cursos de idiomas – que pode ser inglês ou francês, já que boa parte do país é francófona – não podem fazer pacotes combinados com rotinas de trabalho, mesmo que ele seja em meio período ou aos finais de semana.

Se estudar inglês e trabalhar no Canadá é o seu objetivo, não se desespere. Ainda existe um programa que permite o trabalho combinado com os estudos, que recebe o nome de Co-Op Canadá.

Veja como fazer isso, nesta postagem!

Intercâmbio Canada 728x90

Saiba mais: Oportunidades de estudo de medicina no Canadá para brasileiros

Como estudar e trabalhar no Canadá com o Co-op

O programa é voltado para alunos de cursos superiores e permite a conciliação do trabalho com os estudos. Nesse caso, somente o período do curso de inglês, quando exigido, que deve ser exclusivo dos estudos e não pode ser combinado com jornadas de trabalho, sejam elas integrais ou parciais.

Quer ir estudar e trabalhar no Canadá através do Co-op? Para ficar por dentro desse programa e como você pode participar, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre ele!

O que é?

O Co-op é um programa que tem como base a parceria entre uma instituição de ensino superior e um órgão empregador, que vai oferecer vagas de trabalho aos alunos matriculados nos cursos de graduação.

  • Validação: o Co-op é uma versão canadense para intercambistas do que chamamos de estágio aqui no Brasil. Por isso, tenha em mente que não se trata de um trabalho regular e que não pode ser considerado como um, no seu currículo, mas que deve aparecer como um estágio.

Como participar?

Para participar do Co-op e poder estudar e trabalhar no Canadá, é preciso estar regularmente matriculado em um curso de nível superior que tenha duração maior que a 24 semanas. Normalmente, isso é feito através de uma intermediadora brasileira, que faz a parte burocrática referente ao aceite dos alunos

  • O que eu preciso fazer? O processo de intercâmbio é ideal para quem já está em um curso superior no Brasil e quer passar uma parte dele para estudar e trabalhar no Canadá.
  • É preciso proficiência? Os editais variam muito de uma faculdade para outra, mas geralmente é exigido um conhecimento mais avançado da língua.

Algumas instituições oferecem aulas de inglês para os alunos estrangeiros, o que pode ser interessante para quem não se sente muito confiante com o inglês ainda. Isso é oferecido na forma de um curso intensivo chamado de pathway, durante o qual não é permitido trabalhar.

A proficiência pode ser atestada por meio de provas internacionais, como o TOEFL e o IELTS, ou por exames específicos e, algumas vezes, até mesmo por entrevistas e avaliações individuais.

Veja também: Programa Co-Op Canadá: o jeito mais fácil de trabalhar nesse país

Como funciona o trabalho?

  • Estágio: as empresas oferecem os programas de estágio aos alunos matriculados e é possível encontrar as vagas de duas formas. A primeira delas é ainda no Brasil, quando a agência faz toda a intermediação para estudar e trabalhar no Canadá. A segunda é procurando ao chegar lá, olhando vagas já indicadas ou procurando o auxílio da agência.

Nem todo mundo sabe disso, mas, no começo, antes do início do estágio, é possível trabalhar em outras atividades! O trabalho fora da área de estudos – como em cafés, restaurantes, lojas etc – é aceito pela legislação canadense, desde que não exceda um total de 20 horas semanais.

Ou seja, mesmo que você não consiga o estágio de imediato, pode ficar tranquilo em relação às despesas com o Co-op, que permite estudar inglês e trabalhar no Canadá desde que as atividades não coincidam com o curso de línguas.

Baixe nosso e-book e confira outras oportunidades de estudar e trabalhar no exterior:

Confira depoimentos de quem fez intercâmbio para o Canadá e adorou:

Comentários