em Inglês

University Pathway Programs: sua ponte para a universidade no Canadá

Pathway Programs são cursos de inglês especialmente desenvolvidos entre Universidades e Colleges canadenses com escolas de intercâmbio de inglês para proporcionar um ensino adequado deste idioma para aqueles alunos que ainda não o dominam adequadamente.

Como você deve saber, existem várias exigências para ingressar em um bom curso em uma Universidade ou College no Canadá, dentre elas:

  • Excelente currículo escolar
  • Cartas de recomendação
  • Cartas de intenções
  • Comprovar que pode se manter no país
  • Proficiência na língua inglesa (se este for o idioma do curso)

Para isso, usualmente são exigidos os certificados nos exames de proficiência TOEFL ou IELTS.

Para alunos que já têm todas as demais credenciais atendidas, mas ainda encontram dificuldade no idioma inglês, o caminho mais curto para seu curso universitário são Pathway Programs.

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre University Pathways Programs para ingressar tranquilamente em seus estudos no Canadá.

Saiba mais: TOEFL, Cambridge, TOEIC e IELTS: conheça os testes de inglês avançado

Intercâmbio Canada 728x90

University Pathway Programs

Separamos uma série de tópicos com dicas e explicações detalhadas sobre o funcionamento desses programas de estudo.

Objetivo de um University Pathway

Este tipo de curso de intercâmbio prepara os estudantes para participar de um curso universitário no Canadá não apenas no quesito idioma, mas também sobre as metodologias acadêmicas.

Mas lembre-se: cada Universidade ou College tem suas próprias escolas de intercâmbio parceiras, é preciso descobrir quais são as corretas para o seu caso.

Confira: MBA no Canadá: conheça os 10 melhores

Duração dos cursos

Tudo vai depender do nível de domínio do idioma inglês de cada aluno.

Alunos mais avançados podem conseguir o nível desejado pela universidade em 8 semanas. Outros podem ter que estudar por até 40 semanas em um Pathway Program.

Não apenas as escolas de intercâmbio têm diferentes critérios, como o nível de exigência das instituições de ensino superior pode variar também.

Carga horária

Pathway Programs não têm um regra definida para suas cargas horárias, mas uma coisa é certa: quanto mais horas você fizer por semana, mais rapidamente estará pronto para ingressar em seu curso superior.

Em geral um University Pathway tem de 30 a 40 aulas por semana.

O importante é estar confiante de que o nível de inglês alcançado já é o suficiente para iniciar seus estudos acadêmicos sem se atrapalhar mais adiante.

Veja também: 10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá

O que um bom Pathway Program deve ensinar

Além do idioma inglês, algumas “matérias” devem fazer parte das atividades de Pathway Programs.

Saber formatar seus trabalhos conforme as regras de ensino do Canadá; escrever longas redações com vocabulário acadêmico e formal; se sair bem em apresentações para a classe e aprender a fazer pesquisas de alto nível para tudo isso.

Leia também: Faculdades no Canadá, descubra as melhores

Porque fazer um Pathway Program

Em muitas casos, a própria instituição de ensino superior, durante o período de provas, seleção e entrevistas, solicita ao candidato que ingresse em um University Pathway Program.

Isso, na verdade, é até uma proteção ao aluno, pois além de adquirir fluência mais rápido, ele terá garantido que cumpriu todas as exigências da Universidade ou College, o que facilitará sua entrada nessas instituições.

Outra grande vantagem, que já comentamos, mas vale reforçar, é se acostumar com os esquemas de ensino, vocabulário, tipos de trabalhos e dinâmicas acadêmicas do Canadá, que podem ser bastante diferentes das que você estava acostumado quando estudava no Brasil.

Confira também: Estudar em Toronto: conheça as 3 universidades da cidade

Já está convencido de que Pathway Programs são as melhores opções para entrar rapidamente e com mais segurança em uma boa universidade do Canadá?

E se você quiser pesquisar as escolas de intercâmbio desse país, e de diversas outras localidades ao redor do mundo, use nossa tabela online de pesquisa.

Com ela você pode descobrir informações sobre suas instalações de ensino, nível de aprendizado oferecido, quantidade de alunos por classe e percentagem de brasileiros matriculados, use agora:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Confira mais informações sobre estudo no Canadá:

Comentários

comentários