em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio na UMC Toronto, Canadá

A Naísa Lima, 23, de Manaus, decidiu passar 4 semanas no Canadá para um intercâmbio na UMC Toronto. Apesar do frio intenso, ela adorou a experiência e nos contou como foi! Veja o vídeo:

Por que resolveu fazer um intercâmbio?

Eu já domino o espanhol. E já havia feito cursos de inglês no Brasil, mas sentia necessidade de aperfeiçoar. Nas escolas, nós aprendemos algo muito formal e entrar em contato com a língua ajuda a conhecermos a pronúncia, gíria, vocabulário. Ganhei o intercâmbio de presente do meu pai. Foi um presentão!

Como era seu nível de inglês antes do intercâmbio na UMC Toronto?

Eu sabia o básico do inglês antes do intercâmbio na UMC Toronto. Conseguia entender. Mas a minha dificuldade era na formulação das frases. A gente fica com muito medo de errar, de passar vergonha. A minha dificuldade era realmente na fala.

Depoimento: Curso de inglês para negócios na ILAC Toronto
Intercâmbio na UMC Toronto
Foto: Naísa Lima/Arquivo Pessoal

O que achou do período 4 semanas?

Foi maravilhoso. Se eu pudesse, ficaria mais tempo. Para mim, foi pouco porque quando comecei a me habituar com o clima, com as pessoas, com a cidade, tive que voltar.

Trabalho para brasileiros no Canadá: oportunidades oferecidas pelo governo

Por que escolheu o Canadá?

Eu tinha uns 14 anos quando fui aluna de um curso de inglês. Durante um trabalho do curso, cada aluno ficou responsável por um país e eu tive que pesquisar sobre o Canadá. Fiquei apaixonada pelo o que descobri. Um amigo meu me incentivou a ir, comentou sobre o dólar que estava mais em conta do que o dólar americano. E assim, resolvemos fazer o intercâmbio na UMC Toronto.

Ao chegar lá, o primeiro choque foi o frio. Sou de Manaus, não sei o que é frio! A cidade é super organizada. Se você se perder, rapidamente se encontra porque as linhas de metrô são fáceis e estão em obra para expandir. A cidade não deixou nada a desejar.

Intercâmbio na UMC Toronto
Foto: Naísa Lima/Arquivo Pessoal

Como é o clima no Canadá? E como você se adaptou ao frio?

Comprei um casaco no Brasil, mas só aguentava até -15ºC e logo que eu cheguei estava -24ºC! Me virei com as roupas térmicas e fazendo várias camadas. Não queria comprar outro casaco porque só iria usar durante um mês. Só comprei uma bota própria para a neve porque meu sapato escorregava muito. Me virei bem.

Clima em Toronto: escolha a melhor época
Intercâmbio na UMC Toronto
Foto: Naísa Lima/Arquivo Pessoal

Como é o transporte público em Toronto?

Lá, você pode comprar o passe semanal ou mensal. Foi a primeira vez que andei de Streetcar (espécie de bonde) e achei muito interessante. O transporte público em Toronto é bem sinalizado, conseguia ir para todos os cantos. A cidade tem wi-fi liberado e não vi necessidade de comprar um chip.

As 3 melhores cidades do Canadá: Vancouver, Toronto, Montreal

Intercâmbio na UMC Toronto – como era a escola?

Fiquei na Casa Toronto, localizada na St Clair Avenue, e a UMC Toronto estava a duas estações. De metrô demorava 5 minutos para chegar. A escola é muito bem localizada, ao lado de um shopping. A estrutura é ótima, com alunos coreanos, japoneses, colombianos. Achei muito legal porque ouvia outras nacionalidades. A equipe era muito educada e prestativa.

Optei por cursar 25 horas semanais de aula durante o intercâmbio na UMC Toronto. Tinha aulas todos os dias, começando às 9h; 12h30 era almoço; 13h retomava e 14h30 terminava o dia. Para economizar, eu fazia comida em casa e lavava para a escola, que é equipada com microondas. A maioria levava sua comida para agilizar e gastar menos.

Intercâmbio na UMC Toronto
Foto: Naísa Lima/Arquivo Pessoal

Como era a residência estudantil no Canadá?

Fiquei hospedada na Casa Toronto e foi onde encontrei mais brasileiros. Esse foi o único ponto negativo porque só tinham brasileiros e preferia se houvesse outras nacionalidades para praticar mais meu inglês. Mas fiz grandes amizades também. A casa tinha tudo o que precisava, desde panelas a aquecedores. Eram 3 quartos, sendo 2 compartilhados e 1 individual.

Depoimento: Intercâmbio Canadá – 3 meses na ILAC Toronto

Quais são suas dicas após o intercâmbio no Canadá?

Fiquei 4 semanas e levei 1500 dólares, que supriu minhas necessidades com comida, transporte e passeios. Comprei o city pass que dá acesso a 5 pontos turísticos da cidade, como CN Tower, Casa Loma, Zoológico, Aquário. A cidade é maravilhosa. Recomendo também o passeio para Niagara Falls.

Onde ficar em Toronto: 10 hotéis bons e acessíveis
Intercâmbio na UMC Toronto
Foto: Naísa Lima/Arquivo Pessoal
Depoimento: Curso de inglês em Toronto – The Language Gallery

Como chegou até a Descubra o Mundo?

Já estava conversando com um amigo que também estava planejando fazer intercâmbio. Nós entramos no site da Descubra o Mundo e vimos preços bem acessíveis comparados com outros. A equipe foi super atenciosa, paciente, me ligou e passou muita confiança. Logo após fechar, recebia mensagens sobre como estavam os preparativos e depois durante o intercâmbio. Realmente indico a Descubra o Mundo porque a preocupação não acabou quando embarquei para Toronto. Achei muito bacana isso!

Comentários

comentários