em Canadá

Trabalho para brasileiros no Canadá: várias oportunidades oferecidas pelo governo

O mercado de trabalho para brasileiros no Canadá é a cada dia mais abrangente. Segundo a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), 92,4 mil brasileiros solicitaram permissão para morar no país em 2016, sendo que 90% das demandas foram aprovadas.

De acordo com consultores especialistas, após a eleição de Trump nos Estados Unidos, houve o aumento de aspirantes a imigrantes atraídos pelo plano político que abre portas para profissionais estrangeiros.

Atualmente, os brasileiros ocupam a quarta posição entre as nacionalidades que mais solicitam permissão para residir temporariamente no Canadá, ficando atrás dos indianos, chineses e mexicanos.

O interesse dos brasileiros por viver, trabalhar ou estudar no Canadá envolve uma série de benefícios que o país oferece em termos de segurança pública, mercado de trabalho, transporte e outros fatores.

Está interessado em ir para o exterior e quer saber mais informações sobre trabalho para brasileiros no Canadá? Confira as informações abaixo.

Saiba mais: Programa Co-Op Canadá: Entenda como essa experiência pode alavancar a sua trajetória profissional

Trabalho para brasileiros no canadá: saiba tudo

Opinião dos brasileiros que trabalham e vivem no Canadá

O Canadá é repleto de oportunidades e mantém as portas abertas para estrangeiros que desejam estudar e residir no país. No entanto, algumas dicas são imprescindíveis para se dar bem profissionalmente e não se assustar com algumas mudanças.

A flexibilidade é a principal característica que faz com que brasileiros cresçam e se dê bem profissionalmente no exterior, destacando-se dos demais. No Brasil é comum em empresas o funcionário realizar diversas atividades e saber um pouco de tudo.

Isso já não ocorre no Canadá, geralmente cada especialista possui sua função para evitar explorações por parte da chefia.

A proatividade é uma característica que coloca os brasileiros em ótimas posições dentro do mercado de trabalho estrangeiro. Outra característica é a capacidade empreendedora que, por vezes, é barrada aqui no Brasil por conta de uma série de fatores econômicos e fiscais, mas lá fora pode dar certo.

O Canadá é um país que oferece oportunidade não só para trabalhar, mas também empreender e ter o próprio negócio. É comum encontrar brasileiros que conseguiram abrir o negócio próprio e estão inclusive gerando novos empregos. Culturalmente os brasileiros estão acostumados ao trabalho duro e não medem esforços para alcançar os objetivos.

Brasileiros que trabalham no Canadá também observaram o quanto o otimismo é predominante em nossa cultura. Embora no exterior sejam cobrados impostos também altos, isso não é alvo de reclamação.

A justificativa é de que ao menos esse dinheiro é revertido em serviços públicos que funcionam, como melhor transporte, segurança e outros. Enquanto no Brasil pagamos impostos altos que são revertidos em corrupção e serviços precários. Aprendemos a olhar as situações que para os estrangeiros são péssimas por uma ótica otimista.

Veja também: Como conseguir um trabalho é a principal preocupação dos brasileiros em 2018

Mudar para o Canadá pode transformar a sua vida

São inúmeras as oportunidades de trabalho para brasileiros no Canadá. O país inclui uma série de vantagens e mudanças drásticas na qualidade de vida e aumento das oportunidades profissionais.

Listamos algumas vantagens de trabalhar no Canadá:

1- Ensino de primeiro mundo

No Canadá encontramos um dos melhores ensinos do mundo, por conta disso, atrai estudantes europeus, asiáticos e de várias partes que não só vão para estudar, como em alguns casos viver no país.

Até mesmo brasileiros que não são fluentes no idioma se arriscam e vão para o Canadá aprender a língua e futuramente garantir um emprego para se estabilizar financeiramente no país.

As chances de trabalho para brasileiros no Canadá com qualificação aumentam conforme a fluência no inglês. No entanto, as experiências geradas em outras áreas profissionais com qualificação inferior ajudam na proficiência do idioma e expandem o convívio social.

É comum ver brasileiros trabalhando como balconista, garçom ou copeiro e nas horas vagas investir no curso de inglês.

2- Segurança e qualidade de vida

Imagina para um brasileiro poder caminhar tranquilamente durante a noite ou mesmo de dia, sem o risco de ser assaltado? Para os brasileiros que moram no Canadá, essa está entre as principais vantagens: a baixa criminalidade.

O Canadá é conhecido como um país seguro e com baixos índices de crime, portanto é possível caminhar pelas ruas tranquilamente e mexer no aparelho celular sem neura. Como em qualquer parte do mundo existem roubos, mas nada comparado com a situação de segurança pública do Brasil.

No país o morador tem muitas opções de lazer, desde passeios aos centros urbanos, totalmente gratuitos, como esportes na neve e praias para se refrescar no verão. De acordo com brasileiros que trabalham no Canadá comentam que, o dinheiro garantido pelo trabalho rende devido ao poder de compra ser muito maior.

Você vai aos shows, teatro e faz viagens aos fins de semana e ainda sobra para comprar uma roupa que quer ou amenidades do dia a dia. A qualidade de vida está entre os motivos mais citados entre os brasileiros que vivem no Canadá.

Confira também: Pensa em trabalhar fora do Brasil? Conheça quais são os melhores países para os brasileiros trabalharem

3- Mercado de trabalho abrangente e salários justos

As oportunidades de trabalho para o brasileiro no Canadá são grandes, pois no país existe déficit em mão de obra. É comum acionarem províncias que possuem programas para convidar profissionais estrangeiros.

O trabalho para brasileiros no Canadá está em alta na área de Tecnologia da Informação (TI) com boas oportunidades. Pessoas que não possuem o inglês fluente e determinada qualificação na área de construção civil, costumam ser contratados com frequência. Lembrando que esse mesmo setor sofreu grande queda no Brasil, levando muitos profissionais ao desemprego.

O salário mínimo vai de acordo com a província. Em Toronto, por exemplo, é de CAD$ 11,40/hora. Já em Montreal em torno de CAD$ 10,45/hora. Os valores giram em torno dessa média em todas as cidades do país.

4- Como conseguir um trabalho no Canadá?

Uma dúvida recorrente entre os brasileiros é de como ir trabalhar no Canadá. Para tanto, existem algumas orientações. O primeiro passo é conseguir um visto emitido por uma empresa canadense.

As empresas que oferecem vagas precisam provar que não existem canadenses para o emprego. Após a avaliação do governo e aprovação, o trabalhador recebe o visto temporário. Para concorrer aos cargos pode ser feito o cadastro em sites de emprego, como o Jo Bank, que pertence ao governo canadense.

Outra sugestão de como ir trabalhar no Canadá é procurar por províncias que também buscam profissionais estrangeiros para atuar no país, como a Quebec. A seleção ocorre por meio de entrevistas, caso o candidato seja aprovado recebe a oferta de emprego.

Veja mais: Como trabalhar no Canadá: visto ou permissão de trabalho?

Fazer um intercâmbio de idiomas no Canadá pode ser o primeiro passo para trabalhar nesse país.

Intercâmbio Canada 728x90

Confira depoimentos de intercambistas que foram e adoraram:

Comentários

comentários