em Canadá

Programa Co-Op Canadá: o jeito mais fácil de trabalhar nesse país

Depois que o Canadá mudou seu esquema de estudo e trabalho para intercambistas no país, a alternativa que restou para os interessados nessa modalidade de intercâmbio foi o Co-Op Canadá, focado em cursos de ensino superior, com no mínimo 24 semanas.

Nesta postagem, vamos explicar detalhadamente que providências tomar para conseguir estudar e trabalhar no Canadá com ajuda do esquema Co-Op Canadá.

Saiba mais: Canadá Brasil: intercâmbio que mais agrada brasileiros

Todas as dicas para ingressar em um programa Co-Op Canadá

A quem se destina, quais os cursos disponíveis, qual a carga de trabalho permitida, que renda comprovar e todas as demais providências para conseguir um estágio de trabalho, mais permissão de trabalho remunerado, enquanto faz um curso superior no Canadá.

Do que se trata:

Uma cooperação entre a instituição de ensino e um empregador que fornece oportunidade de estágio ao aluno durante o curso.

Além do estágio, o aluno terá oportunidade de trabalhar em outras empresas, conforme as regras que mostraremos mais adiante.

Quem pode fazer o programa:

Estudantes com 18 anos de idade ou mais que já tiverem concluído o ensino médio e comprovem a proficiência necessária no idioma, além de mostrar que tem dinheiro suficiente para se manter no país durante a duração do curso.

Em alguns casos a proficiência é comprovada diretamente em uma entrevista via Skype, mas os resultados ficam a critério exclusivo da instituição de ensino.

Confira: Prova de proficiência em inglês: qual a melhor para mim?

Tipos de cursos que oferecem Co-Op Canadá:

Como dissemos, são cursos de nível superior, geralmente ministrados em Colleges.

As áreas dos cursos costumam incluir Business Administration e Customer Services, entre outras. No entanto, estas duas áreas de atuação são mais recomendados, pois têm maior índice de empregabilidade no Canadá.

Duração dos cursos:

Usualmente os cursos na modalidade do programa Co-Op Canadá têm entre 26 semanas e 1 ano, sendo que o período de estágio, o Co-Op em si, pode não estar incluído nos cursos mais curtos.

Custo de um curso com Co-Op no Canadá:

Os mais baratos custam por volta de 7.000 dólares canadenses (o dólar canadense é mais barato que o americano) e os mais caros vão até CAD$ 12.000,00.

Mas esse valor não inclui suas despesas pessoais, alimentação, hospedagem etc.

Veja também:

Qual o título que recebo ao fazer um curso Co-Op Canadá?

Um curso com o estágio, isto é, com o Co-Op, recebe o nome de Diploma, o mesmo curso sem o Co-Op é chamado de Certificate.

Convênios entre escolas de idiomas e Colleges para o programa Co-Op Canadá:

Uma das maneiras mais ágeis de conseguir ingressar em um Co-Op no Canadá é por meio de escolas de intercâmbio com convênio com os Colleges.

O motivo para isso é que muitas vezes o nível de proficiência no idioma alcançado pelo aluno não é suficiente e os Colleges vão acabar encaminhando esses candidatos para fazerem um curso intensivo de inglês, de qualquer forma, nessas escolas conveniadas.

Veja algumas das escolas de intercâmbio que oferecem este tipo de parceria:

Renda necessária:

Para os cursos menores, de curta duração, é interessante comprovar uma renda de CAD$ 1.200,00 por mês. Já para cursos mais longos, de 24 semanas ou mais, CAD$ 1.000,oo ao mês são suficientes.

Veja mais: Aproveite as oportunidades de emprego no Canadá

Quando e quanto tempo você pode trabalhar:

Só receberá a permissão de trabalho no Canadá quem estiver fazendo um curso de nível superior com duração de 24 semanas ou mais e que não seja de idiomas.

Assim, caso seja necessário fazer o curso intensivo de inglês antes de entrar no College (o chamado Pathway), nessa fase o aluno não poderá trabalhar.

Mas assim que entrar no curso superior, poderá trabalhar legalmente, mas no máximo por 20 horas semanais.

Normalmente, a fase inicial do curso não tem estágio ainda, quando o Co-Op começar, não há problema, o aluno pode fazer o estágio e outro trabalho remunerado também, contemplando 20 horas por semana em cada um.

Quanto à remuneração, evidentemente ela varia de emprego para emprego, mas podemos adiantar que o salário mínimo no Canadá gira ao redor de CAD$ 11,00 por hora.

Assim, trabalhando 20 horas por semana, 4 semanas por mês, é possível ganhar em torno de CAD 880,00, no mínimo.

Confira também: Conheça 5 dicas para quem quer morar em Toronto, Canadá.

Como você viu, o programa Co-Op Canadá é um esquema bem interessante. Mas se você quiser se informar sobre outras países com intercâmbio de estudo e trabalho, confira nosso e-book: Programa de estudo e trabalho no exterior!

Confira também depoimentos de quem fez intercâmbio no Canadá e tem experiências incríveis para contar:

Comentários