em Profissional

Como conseguir um trabalho é a principal preocupação dos brasileiros em 2018

Como conseguir um trabalho? Segundo a pesquisa realizada pelo buscador Google esse foi o maior desejo dos brasileiros em 2017.

Outros anseios foram apontados: como “mudar de vida”, “aprender algo novo”, etc. As buscas por essas questões aumentaram em 26% no inicio do ano de 2018 se compararmos com o ano passado.

A situação política e financeira no Brasil não está positiva, o que não é novidade. De acordo com o IBGE a taxa de desemprego no país fechou em 11,8% com aumento de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017, a maior desde quando as pesquisas iniciaram em 2012.

Embora todo o cenário esteja complicado é possível conseguir um trabalho ou mesmo uma nova oportunidade, caso já esteja empregado. Estudar é sempre a melhor opção, mas caso não tenha condições financeiras no momento, não se preocupe, existem outras medidas. Confira dicas para entrar o ano de 2018 com emprego novo.

Quer aprender algo novo? Que tal fazer um intercâmbio de idioma? Inglês fluente é uma ótima maneira de como conseguir um trabalho!

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: 6 tipos de cursos profissionalizantes para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

Como conseguir um trabalho

1- Quero um emprego, o que devo fazer?

O desemprego é predominante em várias áreas de atuação, inclusive entre as pessoas já formadas. Se o desejo for entrar no mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes ou técnicos são boas alternativas com opções gratuitas ou pagas. Para quem ainda não tem experiência profissional ou deseja mudar de área, as especializações são imprescindíveis.

Escolas como Senai, ETEC, e até cursos online, como as opções encontradas na FGV (gratuitas) são excelentes para acrescentar como conhecimento curricular e aumentar as chances de empregabilidade.

Ampliar a sua rede de contatos e fazer o que chamamos de networking irá ajudar na abertura de portas. Pessoas introspectivas demais e que ficam em casa aguardando oportunidades acabam sendo as mais prejudicadas.

Não tenha vergonha de se mostrar disponível para o mercado, converse com profissionais, colegas e pessoas que, de repente, podem falar sobre alguma vaga do seu interesse.

Hoje, graças a internet, podemos contar com páginas no Facebook que disponibilizam vagas em vários estados brasileiros e em diferentes áreas de atuação.

Fique atento a essas ferramentas e não deixe de enviar o seu currículo. O LinkedIn é outra sugestão de rede profissional bastante útil para conexão com outros especialistas.

Veja também: Você já pensou em fazer um curso profissionalizante em Londres?

2- Não tenho experiência profissional, o que vou acrescentar no currículo?

Essa é uma dúvida recorrente entre às pessoas que buscam um emprego e ainda não possuem experiência profissional. O melhor nesses casos é investir em conhecimento, seja por meio de cursos de idioma, especialização ou técnico.

Não descarte a participação em projetos voluntários ou mesmo os trabalhos informais, pois essas são experiências importantes, caso não tenha algo formal para acrescentar no currículo. Não se esqueça de informar o que fazia nessas atividades.

Passo a passo de como conseguir um emprego:

  • Invista em cursos profissionalizantes ou técnicos;
  • Amplie o seu leque social e faça network
  • Participe de palestras e eventos ligados a sua área de interesse
  • Capriche no currículo e preencha lacunas com cursos e experiências extracurriculares.
Confira: Trabalho voluntário no exterior? Viaje pelo mundo espalhando o bem

3- Seja confiante e dê o seu melhor, sempre!

Embora pareça bobagem e até clichê dizer isso, é o que pode estar te prejudicando, deixando-o perdido sobre como conseguir um emprego.

É comum durante a entrevista, por exemplo, ficar ansioso, afinal tudo o que mais quer é uma oportunidade. Porém é preciso controlar as próprias emoções e isso só possível com confiança e acreditar que está oferecendo o seu melhor.

Sabe o candidato que chama atenção? É aquele que demonstra ânimo, não estamos falando aqui de brincadeira fora de hora, mas de entusiasmo. Ele sabe falar sobre si mesmo com clareza, relata de forma objetiva as atividades que já executou e ainda consegue ser simpático. Por dentro uma pilha de nervosismo, mas ninguém precisa saber disso.

Então, a dica é focar em si mesmo, nos seus esforços, no quanto se dedica e é bom no que faz.

DICA: Atividade extracurricular: faça algo que gosta e ainda turbine seu currículo

4- Mudar de emprego ou área de atuação – Como conseguir um trabalho novo

Essa é uma situação diferente, mas uma boa tática de como conseguir um trabalho. Nesse caso possa ser que a pessoa já tenha uma profissão ou até formação acadêmica, mas está infeliz na área de atuação.

O que precisamos definir são duas questões:

  • Quer mudar de área porque está infeliz com a atividade que executa?
  • Ou a mudança é por conta do desgaste com a empresa ou colegas de trabalho?

Para cada situação existe um caminho sobre como conseguir um trabalho

Investir em uma formação acadêmica inclui anos de estudo e dedicação. É preciso pensar bem antes de ir para uma área totalmente diferente. Se gosta da sua área de atuação e quer apenas um novo emprego levante oportunidades.

5- Saiba o que quer e defina prioridades

Se for ganhar mais, por exemplo, e de quebra melhorar o reconhecimento no setor em que atua, cursos como pós-graduação, a fluência em um novo idioma ou mestrado são alternativas plausíveis.

Estão saindo milhares de pessoas em diferentes áreas de atuação com diplomas, é preciso encontrar o seu diferencial na área escolhida, o que irá te auxiliar em como conseguir um trabalho.

6- Saia do comodismo – Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Existe o profissional que reclama e não sai do lugar, mas tem aquele que não se acomoda porque sabe exatamente o que quer. O comodismo gera insatisfação e impotência. Embora estejamos culturalmente moldados para ir atrás da “estabilidade”, nem sempre esse é o caminho que nos trará satisfação profissional.

Por vezes, é preciso arriscar. Não é largar tudo e ir morar na beira da praia deixando de lado todas as responsabilidades. Mas agir com paixão em busca daquilo que gosta de fazer e como essa atividade, seja ela qual for, te traz benefícios pessoais e consecutivamente financeiro e profissional.

A terapia e o desenvolvimento pessoal são investimentos valiosos para pessoas que se encontram perdidas e infelizes na área profissional. Pode ter certeza de que o problema quase sempre não é o chefe, a empresa ou os colegas, mas sim a falta de habilidade de enxergar lá no íntimo os verdadeiros anseios.

Saiba mais: Intercâmbio é solução para encontrar o meu lugar no mundo?

7- Quando a única saída é mudar de profissão

Está completamente insatisfeito com as atividades profissionais e nada é como imaginava na prática. Nessa situação a melhor maneira de como conseguir um trabalho é repensar e encontrar em si mesmo uma atividade profissional que lhe trará sentido e satisfação.

O autoconhecimento mais uma vez é a peça fundamental para o sucesso na profissão em que escolhemos.

Embora o cenário econômico e político no país não esteja favorável existem situações internas em nós mesmos que podem ser administradas de forma inteligente, tanto para conseguir um emprego, como para mudar de profissão. A autoconfiança ajuda a conseguir o que desejamos com energia e boa vontade.

Lembre-se de que os nossos desejos atraem, é preciso sempre confiar na força interior e não se abalar diante das dificuldades fora do nosso alcance, como taxas de desemprego, corrupção e todas as lamentáveis crises que o Brasil está passando nos últimos anos.

Faça um curso de intercâmbio no exterior d o tipo estudo e trabalho e ganhe dinheiro enquanto estuda, veja como:

Que achou dessas dicas de como conseguir um trabalho? Veja algumas dicas de como conseguir um trabalho no exterior:

Comentários