em Intercâmbio

Intercâmbio teen: 5 motivos para adolescentes viajarem para o exterior

Imagina um adolescente de 16 anos viajar sozinho para os Estados Unidos para se virar… que incrível seria isso! O intercâmbio teen oferece uma reviravolta na vida de alguém que procura uma experiência única com boa dose de independência antes de completar 18 anos.

O intercâmbio geralmente é oferecido por escolas ou cursos de idiomas, que promovem a troca de experiências para que os estudantes melhorem seu desempenho na língua e interajam com pessoas de diferentes lugares.

A própria escola ou curso entra em contato com uma família acolhedora para que esta receba o aluno em sua estadia.

Durante todo o período de viagem, o estudante pode frequentar uma escola pública (com custos menores) ou particular (com custos mais altos), ou ainda optar por escolas de cursos exclusivamente de inglês, para serem frequentados durante suas férias escolares no Brasil.

Nesse período, convive com a família, mergulha na cultura e costumes do país e aprende a conviver sob a ótica da realidade dos moradores.

É um aprendizado e tanto! Mas vale lembrar que, caso o estudante, por algum motivo, não goste da família que o acolheu, pode pedir a troca de casa, sem problemas.

Faça intercâmbio teen com a Descubra o Mundo
Saiba mais: Programa para estudar inglês: confira várias opções

Intercâmbio teen: uma grande experiência de vida logo cedo

1- Oportunidade para melhorar o idioma

O intercâmbio teen é uma excelente oportunidade de desenferrujar ou perder o medo de falar uma segunda língua, conhecer novas culturas e costumes e fazer muitas amizades.

Como é natural dos adolescentes andarem sempre com outros da mesma idade, a ideia é aprimorar o idioma seja na hora de pedir um café, almoço, quando for pegar um ônibus ou metrô, puxando assunto na fila da livraria…Não importa. A regra é falar!

Veja mais: Como falar inglês fluente viajando no exterior

2- Morar “sozinho” em casa de família ou residência estudantil

Com o intercâmbio teen o estudante terá a chance de ter independência mesmo morando com outras pessoas, se for o caso de hospedagem compartilhada.

Como está fora de casa, suas manias e rotina ficam bem mais evidentes e por isso é hora de lidar com os seus desejos, suas próprias emoções e consequências também. Isso sem ter pais e amigos de longa data por perto.

A experiência é única e ajuda no desenvolvimento emocional, realça a importância de tomar decisões sozinho, de obedecer regras de convivências sociais diferentes, obrigações com a manutenção de uma casa e muito mais.

3- Fazer coisas que ainda não fez

Com toda a responsabilidade do mundo que os pais ensinaram, e depois de tomar um copo cheio de consciência, o recado é: aproveitar os dias sozinho para se aventurar em alguma atividade que ainda não fez.

Claro que viajar sozinho para conhecer outro país já é uma aventura, mas que tal marcar para conhecer um novo lugar na cidade escolhida, fazer uma trilha conhecida orientado por um guia ou apostar em uma viagem com novos amigos?

Há muito a se fazer em um país diferente.

Veja também: Novas experiências: do paraquedismo a outro idioma

4- Ótimo para o currículo

Quem faz intercâmbio teen pode ser visto como alguém independente e com muitas habilidades pessoais e profissionais. Empresas podem ter um olhar clínico e valorizar esse tipo de perfil, que será mais interessante para corporações no Brasil e fora do país.

Ou seja, além de ser bem visto ao voltar para o Brasil com um segundo idioma aprimorado, o currículo fica mais atraente e pode abrir portas de trabalho no exterior quando for mais velho.

5- Diversão

Até aqui, um adolescente aprimorou o seu segundo idioma, experimentou crescer pessoalmente morando sozinho, se aventurou em diversas situações testando seus limites e ainda triplicou as chances de conseguir um ótimo lugar no mercado de trabalho melhorando o seu currículo.

Se não bastasse, pode e deve se divertir bastante nessa jornada de intercâmbio teen.

E certamente, voltar para casa com a bagagem cheia de histórias para contar, é uma das garantias de fazer um intercâmbio. E isso já fez muita gente escrever livros e mais livros. Se não for do interesse ser autor de best sellers, no mínimo, uma experiência como essas reserva boas risadas e muitas rodinhas de conversas com os amigos durante um bom tempo.

A dica é: registre as aventuras e todas as diversões em um diário, ele será muito útil quando você retornar ao país, anos mais tarde, e ver como muitas coisas mudaram e como a própria cultura do país também mudou.

Quer saber tudo sobre intercâmbio antes de viajar e se sentir mais seguro? Baixe nosso e-book gratuito:

Confira depoimentos de quem fez intercâmbio e amou a experiência:

Intercâmbio em Saint Paul, EUA: tranquilidade e imersão total no inglês

Comentários