em Intercâmbio

Como falar inglês fluente viajando no exterior

Existem milhares de razões que poderiam ser citadas para justificar o investimento em um intercâmbio. Mas o fato de ser a maneira mais rápida e eficiente de como falar inglês fluente é a principal delas.

Veja mais sete, além de 5 dicas de como aprender a falar inglês fluente rápido, e se convença que não pode esperar mais para fazer um intercâmbio!

"Intercâmbio

Saiba mais: Cursos de intercâmbio lá fora: tudo que você precisa saber!

Como falar inglês fluente

Vamos começar te mostrando as vantagens de um intercâmbio de idiomas para aprender inglês. depois, 5 dicas de como fazer um curso de idiomas de intercâmbio e aproveitar ao máximo!

Ventagens de um intercâmbio de idiomas

Que saber como aprender a falar inglês fluente rápido, ou outro idioma de sua preferência? Confira estas dicas de como fazer isso e ainda ter uma experiência incrível no exterior.

1- Aprender um novo idioma

Não importa se você já estudou antes ou não. Nada é comparável a vivência em outro país e a dependência real e diária de uma língua diferente da sua para se comunicar. Necessidade = Aprendizado.

2- Abrir a cabeça

Por mais clichê que pareça, é verdade que você não será mais o mesmo depois de um intercâmbio, que te livrará de preconceitos e estereótipos.  Ao conhecer novas culturas e modos de vida, você vai passar a ver o mundo com outros olhos.

3- Amadurecer

Quem cuidará de você é você mesmo. Por maior que seja o suporte à distância (da família e amigos), só você poderá resolver os “pepinos” do dia a dia relacionados à roupa, comida, compras, estudos, horários, limpeza. E isso significa uma coisa: crescimento.

Veja também: Tudo sobre intercâmbio: guia completo que você precisa ler

4- Valorizar suas raízes

Ficar longe de casa faz com que valorizemos pequenas coisas que antes passavam despercebidas – a cama, a família, os amigos, o futebol, um almoço de domingo, a comidinha caseira… tudo vai ganhar outro gosto depois de uma temporada fora.

5- Ampliar a rede de amigos

Mesmo os mais tímidos terão que exercitar a comunicação e a socialização. Em um ambiente novo, é preciso se esforçar ainda mais. A boa notícia é que durante um intercâmbio todos estão com o mesmo propósito de aprender, se divertir, trocar ideias… Por isso, muito provavelmente você vai ganhar grandes amigos que levará por toda a vida. Aproveite!

6- Sair da rotina

É um período cheio de novidades que vai fazer você se sentir constantemente em férias, mesmo tendo responsabilidades e compromissos com estudos e/ou trabalho.  Talvez por isso seja tão bom e único!

7- Turbinar o currículo

Uma viagem internacional com foco em estudos ou trabalho enche os olhos de qualquer recrutador – e todos os aspectos acima contribuem para isso. Como falar inglês fluente é cada vez mais valorizado como uma característica de “cidadãos globais”, quem já fez intercâmbio, sai na frente.

Veja mais: Inglês fluente pode potencializar desenvolvimento de carreira

Convencido? Então faça seu intercâmbio agora mesmo com a maior agência de intercâmbio online do Brasil, a Descubra o Mundo.

Mas, antes de fazer as malas, confira 5 dicas de como falar inglês fluente aproveitando o melhor de um curso de idiomas no intercâmbio.

Confira também: Curso de inglês rápido: 2, 3, 4 semanas? Você escolhe!

Como falar inglês fluente no intercâmbio de idiomas

Escolher em que cidade morar durante o intercâmbio é uma escolha que leva em consideração inúmeros fatores e pode ajudar muito a como aprender a falar inglês fluente rápido (ou outro idioma).

Histórias que escutamos sobre o lugar, a cultura do local, a gastronomia, as opções de lazer e até filmes que se passam na cidade podem servir de inspiração e motivação na hora da decisão.

Mas o fator que geralmente mais pesa nesta escolha é a língua falada. A imersão que esta experiência proporciona é a mais eficaz no aprendizado de outro idioma. Além disso, é a forma mais divertida e a que rende recordações para a vida toda.

Independente do idioma escolhido, algumas dicas são muito úteis na hora de potencializar o aprendizado durante o intercâmbio. Vamos conhecer cinco delas? Veja como falar inglês fluente (ou outro idioma) mais depressa:

1- Hospede-se na casa de uma família local

O contato direto com pessoas do país que você escolher é uma das melhores maneiras de praticar e absorver o idioma.

Escolher ficar na casa de uma família possibilita a convivência diária com os costumes e tradições locais. A intercambista Cecília Leiva é um excelente exemplo de como esta escolha dá certo.

Ela morou em Boston por 30 dias, e tinha como meta aperfeiçoar seu inglês. Segundo Cecília, o convívio com a família permitiu praticar ainda mais a língua. Leia mais sobre a experiência desta intercambista aqui.

Confira: 5 dicas de convivência em casa de família

2- Cuidado para não falar mais em português do que no idioma que pretende aprender

Brasileiros são apaixonados por viagens e adoram conhecer as culturas espalhadas pelo mundo. Tanto que é possível encontrá-los em todos os países, principalmente nos destinos favoritos entre os intercambistas, como Estados UnidosInglaterra e Austrália.

Por isso, essa é uma boa oportunidade para fazer amizades com pessoas de outras cidades brasileiras também.

Mas não tem como aprender inglês fluente falando português o tempo todo!

É preciso praticá-lo. Por isso, deixe o português para os telefonemas e cartas enviadas para casa e fale na língua que pretende aprender também com seus amigos brasileiros.

3- Aproveite as oportunidades cotidianas de contato com a língua

Que tal unir o útil ao agradável? Viajar é muito bom para conhecer o que tem de melhor em outras cidades do mundo, não é? Parques, museus, festivais e outras opções.

Estar nesses lugares propícia o encontro com pessoas naturais do país e, consequentemente, falantes fluentes.

Aproveite as pequenas oportunidades diárias para assimilar ainda mais a língua, conversando com as pessoas que encontra. Segundo o relato de Ludimyla Grund, que está fazendo intercâmbio em Cambridge, na Inglaterra, não há nada melhor do que viver o dia a dia em contato com a língua.

4- Perca a vergonha, aprender outro idioma é resultado de muita prática

Não tenha medo de falar palavras erradas no começo, aprender é assim mesmo. Fale muito, a fluência vem da prática diária, escutando, falando e convivendo com a língua.

5- Escolha uma língua com a qual você tenha afinidade

O aprendizado fica muito mais fácil quando você simpatiza com o idioma escolhido. Algumas sugestões:Barcelona, para quem quer aprender ou aperfeiçoar o Espanhol, Dublin, para aqueles que sonham em aprender inglês em um dos mais belos cenários da Europa e Vancouver para quem prefere os sotaques americanos da língua inglesa.

Que achou destas dicas de como aprender a falar inglês fluente rápido, assim como outras línguas?

Quer saber mais sobre intercâmbio de idiomas no exterior? Então baixe nosso e-book:

E confira depoimentos de quem fez intercâmbio para aprender a falar inglês fluente:

Comentários