em Intercâmbio

Como funciona o intercâmbio – Entenda suas opções de moradia

Quer saber como funciona o intercâmbio? Um intercâmbio exige planejamento e escolhas. Além de pensar no destino, no curso, na época e no objetivo da viagem, é preciso pensar também na acomodação. Onde morar, afinal? A opção de intercâmbio em casa de família é a mais barata?

Primeiramente, uma consideração, já que estamos falando sobre como funciona o intercâmbio é bom deixar claro que não existe acomodação “melhor” ou “mais correta” e sim a que mais se adequa ao seu estilo, à situação e ao tempo de estadia. Não existe também a “mais barata”: os valores variam muito em cada destino. Aliás, é fundamental levar em conta as características locais: a cidade é grande ou pequena? Quais são as opções de locomoção? Como é a cultura local e a receptividade a estrangeiros? Tudo isso deve exercer influência na sua escolha.

Como funciona o intercâmbio – Entenda suas opções de moradia:


Intercâmbio em casa de família

O estudante se hospeda na casa de uma família (homestay), que se inscreve previamente no programa e que, portanto, está “oficialmente” apta a receber um estrangeiro. Todas as famílias passam por avaliações, do governo e/ou da escola, antes de receberem um hóspede.

Prós: A principal vantagem de morar em uma casa de família é, sem dúvida, a imersão na cultura local. Você vai conhecer os hábitos, experimentar as comidas e vivenciar o dia a dia dos moradores. Além do mais, vai praticar o idioma fora da escola, “treinando os ouvidos” com nativos. Mesmo nas casas mais “desencanadas”, existem certas facilidades à mão, como comida no prato e roupa lavada.

Contras: As regras nas casas de família geralmente são mais rígidas e impostas pela família. Em algumas casas, por exemplo, há limite de horário para chegar e tarefas que devem ser realizadas, como limpar o quarto/banheiro e arrumar a cama. Não dá para levar amigos ou receber visitas sem consultar os moradores. Não é comum, mas na pior das hipóteses, você pode cair numa família não tão legal – o que vai exigir de você muito jogo de cintura!

Veja também: 10 sugestões de presentes do Brasil

Morar em uma residência estudantil

As residências estudantis funcionam como uma espécie de pensionato para estrangeiros. Os formatos variam bastante, mas a maioria oferece quarto individual. Banheiro e cozinha são coletivos. Pode ficar dentro da escola/universidade ou em prédios (geralmente) próximos ao local de estudo.

Prós: A interação com estudantes de várias partes do mundo. Na residência estudantil, você terá contato com pessoas como você, que estão ali para estudar e se divertir. Será uma oportunidade de fazer amizades fora da sala de aula. É um ambiente que costuma ser um pouco mais descontraído em relação à casa de família.

Contras: Na maioria das residências estudantis, é preciso compartilhar banheiro e/ou cozinha. Nesse caso, prepare-se para passar por alguns “perrengues” e ter mais atenção com seus objetos pessoais. Há o risco também de você morar ao lado de brasileiros – o que pode não ser bom se o seu objetivo é realmente aprender e praticar outro idioma. Ah, apesar de serem mais flexíveis, também existem regras impostas pela administração.

Conheça os países com opção de intercâmbio, estudo e trabalho

Morar em um apartamento

O estudante aluga e divide um apartamento comum com outras pessoas, de acordo com o que deseja e com o que pode pagar. O banheiro pode ser individual (em casos de suíte), mas a cozinha é coletiva.

Prós: É a melhor opção para quem quer ter mais liberdade e privacidade. Questões referentes a horários, visitas, limpeza e organização são discutidas e decididas entre os próprios moradores. As únicas regras são as do prédio. Nem sempre é fácil, mas em algumas situações, você pode “montar” seu próprio apartamento, escolhendo com quem e com quantas pessoas quer morar durante seu intercâmbio. A infraestrutura (tamanho, localização, modernidade etc) varia de acordo com o que você está disposto a desembolsar.

Contra: A mesma liberdade, considerada positiva, pode gerar situações difíceis. Como não há regras tão rígidas, alguns moradores abusam, por exemplo, do barulho e da bagunça – o que exige certa tolerância. É preciso também ser mais disciplinado para lidar com gastos e pagamentos de contas. Alguns apartamentos não vêm totalmente mobiliados, o que pode ser um problemão, considerando que os intercambistas estão de passagem e não querem gastar com móveis ou acessórios de cozinha – por isso, informe-se sempre e prefira os mais equipados. Morar em um apartamento não é a opção mais barata para fazer seu intercâmbio!

Qual o nível de inglês que preciso para fazer intercâmbio?

Se hospedar em um hotel durante o intercâmbio

Local onde o estudante se hospeda, com direito a limpeza diária, troca de toalhas e, em alguns casos, com café da manhã incluído.

Prós: O conforto e a localização geralmente privilegiada. O hotel é uma boa opção para os primeiros dias de adaptação e para quem têm a intenção de alugar um apartamento depois, mas quer fazer um “reconhecimento de área”.

Contra: Por poucos dias, não há desvantagens. Mas ficar nessa vida por mais de uma semana é besteira: você vai viver como um turista e ficará socialmente isolado da vida estudantil.

E a saudade? Como lidar com as emoções no intercâmbio?

 Morar em um albergue – hostel

O albergue (também chamado de hostel) funciona como um hotel, mas os quartos e banheiros são compartilhados. Em alguns casos, existe a opção de hospedar-se em suíte individual.

Prós: A graça do albergue são os jovens e o clima informal. Diferentemente de um hotel, os hóspedes, que vêm de diferentes países, costumam interagir. A administração do local incentiva isso, organizando atividades ou saídas entre os hóspedes, que podem também usar a cozinha do espaço. O preço é bem mais camarada em relação aos hotéis. Em cursos intensivos, de curta duração, pode ser uma boa opção de hospedagem.  Algumas escolas de idiomas têm parcerias com esses locais e os preços – que já são bastante acessíveis – ficam ainda melhores.

Contras: Um hostel exige ainda mais cuidado e atenção com os objetos pessoais, já que pessoas entram e saem a todo o momento. Você não terá um armário, por exemplo, onde possa pendurar roupas, ou gavetas para organizar objetos. A hospedagem, nesse sentido, é menos confortável. O clima informal não é muito propício para estudo e para excelentes noites de sono.

Wombats Munich Hostel | Munique, Alemanha | Como funciona o intercâmbio | Opções de moradia
Wombats Munich Hostel
Munique, Alemanha
Como funciona o intercâmbio
Opções de moradia

E aí? ficou mais clara essa parte de escolha de moradia? Esperamos ter ajudado a entender um pouco melhor como funciona o intercâmbio.

4 outras sugestões de acomodação para quem vai estudar no exterior
Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.
Custo de vida na cidade do intercâmbio: sites fazem comparações de preços

A equipe DMI te ajuda a escolher a melhor opção de moradia, ouvindo suas expectativas e levando em conta as características do destino. Conte com nosso auxílio e com nossas dicas! Saia do sofá, planeje seu intercâmbio e Descubra o Mundo.

Comentários