em Intercâmbio

Qual o nível de inglês que preciso para fazer intercâmbio?

O intercâmbio no exterior é uma excelente oportunidade para vivenciar outra cultura, fazer amigos em diferentes países, conhecer novas regiões e viajar pelo mundo.

Mas muitos estudantes tem uma dúvida: para fazer intercâmbio precisa falar inglês?

É claro que não! Apesar de já ter algum conhecimento poder ajudar muito, não é preciso se preocupar com coisas do tipo: “Não sei inglês, posso fazer intercâmbio?”.

Na verdade, um dos maiores atrativos é a possibilidade de aprender uma nova língua. Estudar em outro país é uma maneira divertida e eficiente de aprender um novo idioma.

Por isso, nesta postagem vamos esclarecer várias dúvidas e perguntas deste tipo, para que você saiba exatamente o que precisa para fazer intercâmbio.

Saiba mais: Como se preparar para um intercâmbio e curtir sua viagem ao máximo

Para fazer intercâmbio precisa falar inglês? e outras dúvidas

Uma das línguas mais procuradas pelos intercambistas é o inglês. Entre os destinos mais desejados estão as cidades de Londres, Nova York e Sydney, lugares localizados em diferentes continentes e que apresentam ótima qualidade de vida.

A técnica de inserção, que coloca o estudante para vivenciar a cultura de outro país diariamente, é uma das melhores formas de aprender o idioma.

Por isso, existe até intercâmbio para quem não fala inglês e intercâmbio de inglês básico, para iniciantes.

Contudo, muitos estudantes ainda têm dúvida em relação a qual o nível de inglês para fazer intercâmbio.

Podemos classificar o conhecimento em outra língua, essencialmente, em quatro níveis:

  1. básico
  2. intermediário
  3. avançado
  4. fluente

As escolas de idiomas separam os alunos de acordo com este conhecimento. Dessa forma, todos os estudantes de uma sala de aula apresentam o mesmo nível no idioma e podem avançar juntos.

Assim, você não precisa saber inglês para fazer intercâmbio, pois será direcionado para uma turma com o esmo nível de conhecimento do idioma que você, o que permite fazer intercâmbio sem falar inglês.

Abaixo, saiba mais sobre essa classificação.

Veja também: Os melhores programas de intercâmbio: a escolha é sua

Nivel de inglês para fazer intercâmbio:

Como dissemos, para fazer intercâmbio não precisa falar inglês, mas é claro que quanto mais você já souber, melhor, veja os níveis:

Básico

Alunos no nível básico têm pouco conhecimento na língua. Sabem algumas palavras, mas não têm boa leitura ou escrita.

Intermediário

São estudantes que apresentam um nível regular de escrita e leitura. Também já apresentam um pouco de conversação.

Avançado

Quem apresenta boa leitura e escrita, compreende bem o que ouve e consegue se expressar sem muita dificuldade tem nível avançado.

Fluente

Pessoas fluentes são aquelas que têm completo domínio sobre o idioma. Conseguem escrever, ler e falar espontaneamente sem dificuldade.

Confira: Novas experiências: do paraquedismo a outro idioma

Qual o nível ideal de inglês para fazer intercâmbio?

O nível ideal depende do objetivo do intercâmbio.

Alguém que pretende viajar para fazer uma especialização no exterior precisa de um bom conhecimento no idioma do país. Já quem viaja com intuito de aprender a língua pode apresentar diferentes níveis de inglês.

Uma pessoa com nível básico vai adquirir toda a base necessária na escola e vai poder aproveitar para praticar o que aprender nas situações cotidianas. Quem tem conhecimento intermediário ou avançado tem a oportunidade de aperfeiçoar a fluência na língua, na escola e na convivência com pessoas nativas do país.

Por isso é importante que, no primeiro dia de aula, cada estudante faça uma prova para avaliar o seu nível de conhecimento na língua. De acordo com o resultado, o aluno é direcionado para a turma mais adequada.

Para garantir o máximo de aprendizado durante o intercâmbio, é extremamente recomendado que o estudante aproveite a oportunidade para conviver e conversar com pessoas que falem fluentemente o idioma. Quanto mais o intercambista falar e praticar, maior será o aprendizado.

Veja mais: Como aprender inglês em 6 meses? Faça um intercâmbio!

Quanto tempo de inglês para fazer intercâmbio?

Como dissemos, essa pergunta só faz sentido no contexto de seus objetivos.

Isto é: Para fazer intercâmbio precisa falar inglês durante o curso, para prender e chegar ao nível que você quer.

Mas, para fazer intercâmbio NÃO precisa saber inglês antes do curso, mesmo porque, o aluno está lá para isso.

É como dissemos, se você não sabe nada, ou muito pouco, fará um intercâmbio para iniciantes, se sabe o básico, faz um intercâmbio de inglês básico, e assim por diante, até alcançar seus objetivos.

Sinta-se mais seguro, baixe nosso e-book gratuito: Tudo o que você precisa saber antes do seu intercâmbio

E veja mais dicas de tudo que é preciso para fazer um ótimo intercâmbio:

Qual é o seu nível de inglês para o intercâmbio? Que tipo de aprendizado você espera do seu intercâmbio? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag