em Intercâmbio

Os 10 melhores lugares para fazer intercâmbio em 2015

Você sabe onde ficam os 10 melhores lugares para fazer intercâmbio? A consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em ensino superior, divulgou o ranking das melhores cidades do mundo para estudar em 2015. Na lista, a cidade de Paris aparece pelo terceiro ano consecutivo na primeira posição e Estados Unidos, Austrália e Canadá se destacam entre as 50 melhores cidades, com oito, sete e três representantes, respectivamente.

O estudo leva em conta indicadores de padrões acadêmicos, perspectivas de emprego, segurança, inclusão social, qualidade e custo de vida.

4 sugestões de acomodação para quem vai estudar no exterior

Melhores lugares para fazer intercâmbio em 2015

Para ser incluída no ranking, cada cidade deve ter uma população de mais de 250 mil habitantes e abrigar pelo menos duas instituições classificadas nos Rankings Mundiais de Universidades do Instituto QS. Desta vez, 116 cidades no mundo se qualificaram e 50 foram classificadas.

Destacamos aqui os 10 melhores lugares para fazer intercâmbio em 2015. Veja quais são:

#10. Seoul, Coréia do Sul

Seoul | Melhores cidades para fazer intercâmbio
Seoul
Melhores cidades para fazer intercâmbio

Seoul é uma cidade viva, ligada constantemente nos 220 volts. Por outro lado, oferece paz e calmaria nos templos budistas, spas ou parques ao redor. De 2013 para cá, a capital da Coréia do Sul subiu quatro posições no ranking da QS e agora brilha entre os 10 melhores lugares para fazer intercâmbio em 2015. A categoria “empregabilidade” foi uma das principais responsáveis pela melhora no posicionamento. 14 universidades de Seoul estão na lista das melhores do mundo – a melhor posicionada da lista (em 31º) é a Seoul Nation University.

Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.

#9. Toronto, Canadá

Toronto | Melhores cidades para fazer intercâmbio
Toronto
Melhores cidades para fazer intercâmbio

A maior cidade do Canadá combina os melhores aspectos que o país oferece: diversidade, cultura, nightlife, belas paisagens naturais ao redor e universidades de ponta – a principal delas é a University of Toronto, que ocupa o 20º lugar no ranking das melhores do mundo. Em Toronto vivem atualmente mais de 100 comunidades estrangeiras. Não à toa, esbanja diversidade em bairros como Chinatown, Little India, Koreatown, Greektown, Little Italy.

Não deixe de ler também:
Faça seu intercâmbio em Toronto com a Descubra o Mundo.

#8. Montreal, Canadá

Montreal | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Montreal
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Sede de várias das mais reconhecidas instituições, Montreal está acostumada a estar entre as melhores do mundo para viver ou estudar. Um dos orgulhos da cidade é a  McGill University, considerada a 2ª melhor universidade do Canadá e a 21ª do mundo, que atrai estudantes do mundo todo. Montreal, que só fica atrás de Paris em número de falantes fluentes do francês, dispõe de uma cena musical indie de renome e serve como palco de grandes festivais internacionais, incluindo o Montreal International Jazz Festival e o maior festival de comédia do mundo, Just for Laughs.

Não deixe de ler também:

#7. Tóquio, Japão

Tóquio | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Tóquio
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Até mesmo quem gosta de agitação de cidade grande vai se surpreender com Tóquio, uma das áreas urbanas mais frenéticas e populosas do mundo. Como é um dos três epicentros financeiros mais importantes do mundo, ao lado de Nova York e Londres, a capital japonesa também oferece oportunidades profissionais invejáveis. Tóquio, que subiu incríveis 10 lugares na edição de 2015 do ranking, foi muito bem na categoria que considera fatores como segurança, qualidade de vida, tolerância, transparência e poluição.

#6. Boston, Estados Unidos

Boston | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Boston
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Boston é certamente um dos centros estudantis mais conhecidos do mundo. Na cidade vizinha Cambridge, localizada na região metropolitana de Boston, estão universidades como MIT e Harvard. Graças a elas e a outras instituições de altíssima qualidade, a cidade ganha excelente pontuação na categoria que leva em consideração os rankings universitários. Tanta aglomeração intelectual lhe rendeu o apelido de “a Atenas da América”. Mas não é só isso. Estamos falando de uma das cidades mais históricas dos Estados Unidos, que combina cultura, agitação, artes, política e espaços verdes.

Não deixe de ler também:
Faça seu intercâmbio em Boston com a Descubra o Mundo.

#5. Hong Kong, China

Hong Kong | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Hong Kong
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Um dos centros financeiros mais importantes do mundo, Hong Kong tem sido considerada ponto de encontro de diferentes culturas, a partir de uma perspectiva verdadeiramente global. Ao lado de Tóquio, a metrópole chinesa é considerada a porta de entrada para a Ásia. Algumas das principais universidades do continente estão ali, como a Hong Kong University, Hong Kong University of Science and Technology e Chinese University of Hong Kong, que estão classificadas entre os top 50 do mundo.

#4. Sydney, Austrália

Sydney | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Sydney
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Sydney manteve a posição de 4ª melhor cidade do mundo para estudantes. Qualidade de vida, empregabilidade e diversidade são os fatores que garantem o sucesso nos rankings. Cinco de suas universidades estão incluídos entre as melhores: a lista é liderada pela Universidade de Sydney e pela Universidade de New South Wales. A pontuação mais baixa refere-se ao elevado custo de vida. Mas, a variedade de espaços verdes dentro da cidade e a proximidade com praias paradisíacas parece fazer valer a pena cada centavo.

Não deixe de ler também:
Faça seu intercâmbio em Sydney com a Descubra o Mundo.

#3. Londres, Inglaterra

Londres | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Londres
Melhores lugares para fazer intercâmbio

UCL (University College London), Imperial College London e King’s College London são importantes polos de pesquisa e fomento à educação. Como se não bastasse, a poucas horas da capital inglesa, estão duas das mais tradicionais universidades do mundo: Oxford e Cambridge University. Além de ser um hub acadêmico, Londres é um dos grandes centros mundiais de cultura e criatividade, famoso por seus museus, pubs, artes cênicas, vida noturna e diversidade.

Não deixe de ler também:
Faça seu intercâmbio em Londres com a Descubra o Mundo.

#2. Melbourne, Austrália

Melbourne | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Melbourne
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Tudo o que deixa o estilo australiano tão atraente pode ser encontrado em Melbourne: praias, vida noturna, dias ensolarados, artes, atrações musicais e culturais ao longo dos 12 meses do ano. É difícil competir com tanta atratividade – não é à toa que ocupa a 2ª posição do ranking entre os melhores lugares para fazer intercâmbio. Sete universidades estão entre as melhores do mundo, entre elas a famosíssima University of Melbourne.

Não deixe de ler também:

#1. Paris, França

Paris | Melhores lugares para fazer intercâmbio
Paris
Melhores lugares para fazer intercâmbio

Não há nada como Paris que, por três anos consecutivos reina absoluta na primeira posição do ranking, sendo considerada a melhor cidade do mundo para estudar. São 17 universidades incluídas entre as melhores do planeta (atrás apenas de Londres, com 18). As instituições de mais destaque são ENS Paris, Ecole Polytechnique ParisTech, Sciences Po Paris e Université Paris-Sorbonne. A capital francesa tem reputação de ser cara para se viver, mas taxas relativamente baixas de matrícula fazem com que o destino se torne mais acessível para os estudos quando comparado a outras metrópoles.

Não deixe de ler também:
Faça seu intercâmbio em Paris com a Descubra o Mundo.

O restante do ranking contempla ainda outras cidades excelentes para intercâmbio, como Vancouver (12º), San Francisco (13º), Munique (14º), Berlim (16º), Nova York (17º), Barcelona (19º), Auckland (22º), Brisbane (23º), Buenos Aires (24º), Manchester (29º), Dublin (32º), Milão (36º), Madri (39º) e Santiago do Chile (44º).

A lista evidencia que não faltam boas opções para um intercâmbio em 2015. Você já começou a pesquisar o próximo destino? Descubra o Mundo.

Comentários