em EUA

Tipos de visto americano: saiba tudo sobre eles

Tipos de visto americano existem pelo menos uns 20. E muita gente faz confusão ou fica apreensiva sobre como providenciar este documento de viagem. Na verdade, na maioria dos casos, não existe complicação. O importante é se informar corretamente e com bastante antecedência para evitar correrias. E mais: na hora de tirar o visto, basta seguir as instruções e providenciar os documentos certos. Os principais tipos de visto americano que vamos abordar são os seguintes: B1, B2, F1, H e L. Cada um deles tem uma determinada função e deve ser solicitado conforme as características de sua viagem.

No caso de intercâmbio, possivelmente você vai tirar um visto de estudante. Mas, antes disso, que tal escolher uma boa escola para fazer seu curso de inglês nos Estados Unidos?

Faça intercâmbio nos Estados Unidos com a Descubra o Mundo.
Veja mais: Curso de inglês nos EUA para brasileiros: conheça os TOP 4

Tipos de visto americano: conheça os principais

Antes de falarmos dos tipos de vistos americanos, é importante que você saiba que hoje, para tirar visto, os Estados Unidos disponibilizam os chamados CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Por isso, tudo ficou bem mais fácil e rápido.

Visto Americano: Tipos

Visto americano tipo B1
Negócios e Acadêmicos

Negócios
Este visto se destina a quem faz viagens de negócios para os Estados Unidos e vai fazer parte de salões de exposição, feiras internacionais, assinar contratados e expor mercadorias. Também podem usar esse visto indivíduos que fazem trabalho voluntário, sem fins lucrativos, em parceria com instituições religiosas ou de caridade; assim como engenheiros que fazem instalação ou manutenção de equipamentos exportados por firmas brasileiras e empreendedores, todos eles, sem receber salário.

Acadêmicos
Normalmente, pessoas que queiram estudar em uma instituição de ensino americana, precisam de um visto de estudante (F-1). Mas, dependendo do caso, há exceções: oradores e palestrantes em eventos, participantes de conferências ou seminários, pesquisadores e estagiários na área médica, desde de que, em todos os os casos, não recebam qualquer remuneração, também podem solicitar este tipo de visto americano, o B1, para entrar nos Estados Unidos. O ideal é consultar corretamente a embaixada e o consulado para entender direitinho qual é o seu caso!

Veja mais: Saiba como tirar visto para Estados Unidos e viaje tranquilo

Visto americano tipo B2
Turismo e tratamento médico

Dos tipos de visto americano, este é o mais comum e geralmente é aquele que as pessoas que viajam com frequência tem em seus passaportes. Normalmente você terá que, entre outros procedimentos, preencher o formulário DS-160, pagar a taxa de visto, ter um passaporte válido e depois apresentar alguns documentos, prosseguir com a identificação pessoal e, as vezes, entrevistas.

Veja detalhes: Como tirar visto para Estados Unidos passo a passo

Visto americano tipo F1
Estudantes

Um estudante que gostaria de ser aluno em uma faculdade, universidade ou outro tipo de instituição de ensino nos Estados Unidos, mesmo que sejam escolas de nível fundamental ou médio e escolas de ensino de idiomas, devem solicitar o visto americano tipo F1.

Para isso será preciso que a escola emita um formulário “I-20” – conhecido como “Certidão de Elegibilidade” e que registre o aluno no sistema SEVIS, entre outros procedimentos.

Visto americano tipo H
Trabalho temporário

Deve ser usado por aquele trabalhador que foi contratado por uma empresa americana, previamente, para trabalhar lá porque esta empresa alega que não encontrou ninguém tão bem qualificado para isso como ele. A empresa terá que fazer uma petição de trabalho ao serviço de imigração americano.

Visto americano tipo L
Trabalho temporário transferido

Se uma empresa multinacional tem um funcionário qualificado e o transfere temporariamente para a sede, filial ou subsidiária da mesma empresa nos Estados Unidos, ela terá que providenciar para este trabalhador o visto americano tipo L1, usado para transferências na mesma empresa. Mas há algumas condições:

  • O funcionário deve ocupar cargo de nível de gestão ou executivo
  • Ou deve ter conhecimento altamente qualificado e específico
  • Estar na empresa há mais de um ano

Como dissemos antes, verifique sempre com a embaixada e o consulado americano qual o seu caso específico.

Veja também:
Trabalhar no Hawaii: você tem que correr atrás!
Trabalhar na Califórnia: dicas, vistos e 8 sites de emprego

Estes são apenas alguns dos diversos tipos de visto americano. A nossa recomendação é que você sempre se informe diretamente com as autoridades competentes e com bastante antecedência, para evitar perder prazos ou fazer as coisas na correia. Use este link para acessar o site oficial de agendamento e visto, e este aqui para acessar o site da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Ah, e se você quer acessar o domínio total da língua inglesa com mais mais rapidez e se divertindo muito, faça um intercâmbio de idioma nos Estados Unidos da America!

Confira: Melhores escolas dos Estados Unidos: Inglês de alto nível

Comentários

comentários