em EUA

Saiba como tirar visto para Estados Unidos e viaje tranquilo

Precisa saber como tirar visto para Estados Unidos? Hoje em dia está bem mais fácil do que já foi no passado, antes de existirem os CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, onde tudo acontece de forma bem mais fácil e rápida, podendo até mesmo evitar que você tenha que fazer uma entrevista de visto no consulado. O que você precisa ter em mente é que não pode deixar as coisas para a última hora. Quanto antes você começar a providenciar documentos, fotos, declarações etc. e agendar sua entrevista, melhor! Por isso, fizemos esta lista explicando como tirar visto para Estados Unidos. Assim vai ficar muito mais fácil para você poder curtir seu intercâmbio neste país!

Faça seu intercâmbio nos Estados Unidos com a Descubra o Mundo.

Veja mais: Quanto custa intercâmbio nos EUA: preço para todos os bolsos

Como tirar visto para Estados Unidos

Separamos o procedimento para tirar visto para os EUA em algumas etapas, acompanhe com atenção:

Formulário DS-160

Preencher o DS-160 é a primeira providência que você deve tomar. Para isso, acesse este link. Depois, você vai precisar de uma foto digital com um mínimo de 600 x 600 de resolução. Tem que ser colorida e o fundo deve ser branco. Além disso, é preciso informar o número do RG e de vistos antigos, se tiver.

O processo para preencher o formulário é bem intuitivo, siga as instruções com calma e sem se apressar. Você precisará indicar em que cidade vai fazer a entrevista, fazer uplowd da foto (se aparecer “photo test pass”, é porque ela está ok). Depois de subir a foto, acesse o link “start application” e continue a preencher.

Quanto ao propósito da viagem e tipo de visto, quem vai fazer intercâmbio tem que prestar atenção em alguns detalhes: o Visto F-1 serve para escolas de idioma, universidades ou instituições acadêmicas. Já o Visto J-1 se destina a quem procura summer jobs, au pair ou estágios. Por fim, o Visto M-1 é usado para cursos profissionalizantes e não acadêmicos. Os turistas que forem ficar até 3 meses devem solicitar o Visto B-2.

Assim que acabar de preencher o formulário você deve imprimir seu código de barras.

Está vendo, não precisa se desesperar para aprender como tirar visto para Estados Unidos, basta ficar calmo e atento!

Veja também: Taxa de compras nos Estados Unidos: entenda como funciona

Pagar taxa e agendar entrevista

A taxa MRV deve ser paga com um cartão de crédito internacional. Em seguida, agende a data de entrevista no consulado pelo site ou mesmo por telefone. Depois deste primeiro agendamento você deverá agendar a coleta de dados no CASV. Parece estranho agendar primeiro a entrevista no consulado, mas é assim mesmo. Só não esqueça de comparecer antes ao CASV, ok?

Veja mais detalhes neste link.

Coleta de dados no CASV

Não se atrase ao comparecer ao CASV e leve o código de barras do formulário, confirmação do agendamento, o recibo de pagamento da taxa MRV e o passaporte, é claro.

Entrevista no consulado

Esta é uma das partes mais importantes de todo processo de como tirar visto para Estados Unidos. E muita gente fica nervosa nessa hora, mas o importante é estar confiante de que seguiu todos os passos corretamente.

Mais uma vez você precisará levar o passaporte, vistos anteriores (se tiver), a folha de confirmação de preenchimento do DS-160 e outros documentos que comprovem sua condição de se manter nos EUA pelo tempo da viagem. Normalmente são coisas como carteira de trabalho, estratos bancários, imposto de renda etc. Eles não são obrigatórios, mas você pode levar para evitar algum problema e estar prevenido.

Durante a entrevista vão perguntar a você se já esteve nos Estados Unidos, o que tenciona fazer nesse país, qual o período de estadia, qual sua atividade no Brasil etc.

Responda com sinceridade e segurança e provavelmente seu visto será concedido. Como você viu, é facil aprender como tirar visto para os EUA. Já começou a providenciar a papelada?

Confira também: Escolas de inglês nos EUA: conheça as 14 melhores

Esta são algumas informações importantes para quem quer saber como tirar visto para Estados Unidos. Mas não deixe de entrar no site do consulado e ler atentamente cada instrução. Pergunte para algum amigo que já passou por essa experiência se pode te dar mais alguma dica. Aqui mesmo, em nosso blog, temos muitas informações e depoimentos de pessoas que fizeram intercâmbio nos EUA. Procure, pesquise a vontade e Descubra o Mundo!

Comentários

comentários