em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

EU FUI: Super intercâmbio no Havaí na escola IIE

O Wagner Bordin é jornalista e usa o inglês na profissão. Por isso, durante as férias no trabalho, decidiu fazer um intercâmbio no Havaí na escola IIE. Conversamos sobre a escola, a residência estudantil, os preços e o lifestyle local.

Que destino! Vem ver esse depoimento!

Por que fazer um intercâmbio no Havaí

O Wagner queria conhecer a ilha e já tinha decidido pelo destino antes mesmo de se aprofundar nas pesquisas, já que esse é o destino perfeito para quem gosta de esportes, surf e natureza. Então, ele aproveitou as férias no trabalho e passou 5 semanas em um super intercâmbio no Havaí.

Conheça o destino: Intercâmbio no Hawaii: diga aloha!

Intercâmbio no Havaí no verão

O Wagner chegou na ilha em junho, em pleno verão, quando as temperaturas ficavam acima dos 30 graus. A água estava quente e o clima muito gostoso. Essa não é a temporada de ondas grandes, mas é possível aproveitar bastante e surfar para quem gosta do esporte.

10 motivos para fazer intercâmbio nos Estados Unidos durante o verão
Intercâmbio no Havaí no verão | Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal
Intercâmbio no Havaí no verão
Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal

Moradia durante o intercâmbio no Havaí

Na primeira semana, o Wagner ficou hospedado em um hostel. Depois, foi para uma residência estudantil em Honolulu, onde dividia o quarto com um brasileiro. A residência era grande, fica em um prédio de 16 andares. O apartamento era grande, com duas camas, varanda, banheiro e cozinha equipada. A localização era excelente, a apenas 5 minutos a pé da escola IIE.

Intercâmbio no Havaí na escola IIE

Da sala de aula da escola IIE, em Honolulu, se vê o mar. As aulas são de terça a sexta pela manhã, das 8h às 13h30. Segundo o Wagner, dois professores se dividiam no conteúdo e a escola promovia várias atividades (como passeios e viagens curtas) por preços bons. Havia muitos suíços e japoneses. A localização é ótima, em frente à praia e ao lado de um shopping. Depois das aulas, o Wagner costumava atravessar a rua e ir à praia.

Transporte no Havaí

Nas proximidades de Waikiki (bairro mais famoso de Honolulu) e nas praias ao redor, é possível circular usando ônibus. Para quem quer conhecer o outro lado da ilha, o mais recomendado é alugar um carro para que a viagem seja mais rápida. Estudantes têm descontos no aluguel de veículos.

Hawaii turismo: 16 praias e passeios além de Waikiki
Vulcão Mauna Kea no Havaí | Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal
Vulcão Mauna Kea no Havaí
Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal

Como é a cidade de Honolulu no Havaí

Segundo o Wagner, Honolulu é uma cidade como qualquer outra dos Estados Unidos: limpa, funcional, segura. Há lojas, redes de fast-food e tudo mais. A cidade é relativamente grande por concentrar hotéis, grandes redes de supermercado e lojas. Os restaurantes fecham cedo.

12 cidades para intercâmbio nos Estados Unidos

Intercâmbio em San Diego x Intercâmbio no Havaí

O Wagner fez um intercâmbio em San Diego e comentou as diferenças entre os dois destinos. Segundo ele, há muito mais brasileiros em San Diego. Enquanto isso, no Havaí, havia apenas três estudantes brasileiros frequentando a mesma escola. Por esse motivo, a imersão na cultura e no idioma é maior. Por outro lado, em San Diego, é possível viajar, conhecer outras cidades da Califórnia. É um local estruturado e mais urbano – que pode acabar agradando mais. Para quem quer “desligar do mundo”, um intercâmbio no Havaí vai agradar mais.

Tudo sobre a cidade de San Diego, Califórnia
Depoimento: Intercâmbio em San Diego 

Vida noturna no Havaí

Em Waikiki, há bares bem turísticos, enquanto em Chinatown há outras opções interessantes, mas tudo fecha próximo das 2h. Todas as praias disponibilizam áreas para churrasco e é muito comum grupos de amigos ficarem na praia frequentando essas áreas. Mas atenção: é proibido o consumo de bebida alcoólica em vias públicas.

Custo de vida no Havaí

O Wagner esperava gastar mais porque, afinal, trata-se de uma ilha que tem fama de cara. Mas, ele diz que conseguiu viajar mais do que imaginava e teve a oportunidade de conhecer duas outras ilhas que são mais baratas (o transporte entre as ilhas é feito apenas de avião). Assim, ele não gastou muito mais do que em San Diego e achou os preços entre os dois locais bem parecidos.

8 curiosidades sobre o Hawaii

Aprendizado no intercâmbio 

O Wagner saiu muito satisfeito com o aprendizado durante o intercâmbio no Havaí. Ele se surpreendeu com o fato de haver pouquíssimos brasileiros – o que o obrigou a praticar mais. O nível da escola IIE era muito bom e as discussões em sala também. O resultado foi melhor do que o imaginado.

“Um ajuda o outro. Essa é a graça do intercâmbio. Você vê que você nunca está sozinho, tem sempre alguém disposto a ajudar.”

– Wagner Bordin

Waimea Bay, Havaí | Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal
Waimea Bay, Havaí
Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal

Atendimento da Descubra o Mundo

O Wagner encontrou a agência Descubra o Mundo pesquisando na internet durante uma madrugada. Enviou um e-mail e no dia seguinte recebeu retorno. Decidiu tudo em menos de um mês e ficou satisfeito com a agilidade da equipe.

Intercâmbio no Havaí | Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal
Intercâmbio no Havaí
Foto: Wagner Bordin/Arquivo Pessoal

Que tal planejar um intercâmbio no Havaí? O Wagner se colocou à disposição para falar mais sobre o destino e a equipe da Descubra o Mundo pode fornecer todas as informações que você precisa. Descubra o Havaí.

Mais: Tudo sobre os Estados Unidos

Comentários