em EUA

Quando em intercâmbio no Hawaii: Diga Aloha!

Que tal estudar inglês em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, com clima tropical o ano todo, sem sair dos Estados Unidos? Pode soar estranho, mas é exatamente isso que acontece com quem vai fazer intercâmbio no Hawaii (ou Havaí). Apesar de parecer (e de ser!) um “mundo a parte”, com cultura, paisagens e características próprias, o local é um dos 50 estados integrantes dos Estados Unidos – o que significa que um cidadão nascido lá é tão norte-americano quanto alguém que nasceu na Califórnia, Florida, Texas ou Nova York. Quer alguns exemplos de cidadãos ilustres? Os cantores Jack Johnson e Bruno Mars e nada mais, nada menos que o presidente Barack Obama.

Procurando opções de cursos ou escolas nos EUA? Confira nossas opções de pacotes para realizar essa aventura!

Pensando em fazer intercâmbio no Hawaii? Pesquise sua história

Para começar, uma rápida contextualização: o Havaí é território dos Estados Unidos desde 1900 – até então, era governado por polinésios locais. Foi a localização estratégica da área que fez com que o governo norte-americano construísse ali uma base naval chamada Pearl Harbor (com certeza você já ouviu falar dela, nem que tenha sido somente por causa do filme!). O ataque a base por parte do Japão em 1941 provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Desde então, ascendentes europeus, bem como imigrantes asiáticos, instalaram-se ali, dando à população local um aspecto altamente multicultural que pode ser visto até hoje. Não se assuste com a quantidade de orientais: eles realmente AMAM o Havaí, seja para passear, estudar ou morar!

A população local está espalhada em oito ilhas do arquipélago, que não têm interligação por pontes ou túneis. Isso quer dizer que cada ilha tem seu próprio sistema rodoviário e que todos que estão morando, visitando ou fazendo intercâmbio no Hawaii precisam recorrer às balsas ou aviões para ir de uma ilha a outra.

A capital Honolulu fica na ilha de Oahu, a mais de 3.100 km de qualquer outro estado norte-americano, mas escolhendo fazer intercâmbio no Hawaii você irá perceber que apesar da distância geográfica, o estado está longe de ser “isolado” no que diz respeito aos aspectos sociais e econômicos. Quem imagina que o Hawaii é só praias desertas, surf, coqueiros e tribos locais dançando hula-hula, precisa rever os conceitos…

Waikiki, Honolulu | Havaí, EUA
Waikiki, Honolulu
Havaí, EUA
Foto: Kasy Nurse Travel Companion

Hawaii, um paraíso moderno perfeito para o intercâmbio

Prédios altos e modernos à beira-mar lembram o cenário de grandes cidades litorâneas. Somente a capital abriga aproximadamente 800 mil pessoas. A economia é voltada principalmente para o turismo, o que reflete de forma positiva na qualidade dos serviços. Não faltam opções de hotéis, restaurantes, bares e baladas, além de excelentes instituições de ensino, faculdades e escolas de idiomas. Os shoppings e lojas têm ótimos preços. O maior centro comercial a céu aberto do mundo está no Hawaii: é o Ala Moana Center. É possível chegar até de ônibus ou de carro (o estacionamento é gratuito!).

O bairro de Waikiki, em Honolulu, é o mais turístico e também o que oferece melhor infraestrutura para morar. Viver ali é sinônimo de segurança, agito e conveniência por ser perto de tudo (escolas, supermercados, lojas, restaurantes). Nesta região, você não deve ter muita dificuldade de locomoção. O sistema de transporte público conhecido como TheBus é gerido sem fins lucrativos e atende praticamente toda a ilha de Oahu. Por isso, algumas linhas operam, inclusive, gratuitamente. Não à toa, o sistema da cidade foi premiado duas vezes pela American Public Transportation Association como melhor sistema de transporte da América.

Além dos ônibus, as bicicletas são muito bem vindas em Honolulu. São mais de 70 km de ciclovias e vários estacionamentos específicos para os ciclistas espalhados pela cidade. Essa é uma excelente forma de se locomover e de entrar no clima saudável do Hawaii. Sim, os nativos AMAM esportes – especialmente aqueles praticados ao ar livre. Além de pedalar, eles correm, praticam canoagem, jogam frisbee, hockey, futebol americano, tênis, golf e, claaaaro: surfam. Surfam muito!

Se você é dessa turma, prefira programar seu intercâmbio no Hawaii entre novembro e fevereiro – época de alta temporada para o surf, quando as maiores ondas se formam.

Pipeline Beach | Havaí, EUA | Foto: Hawaii Picture of The Day
Pipeline Beach
Havaí, EUA
Foto: Hawaii Picture of The Day

Aliás, no quesito praias, o Hawaii deixa qualquer um de queixo caído – até mesmo nós, brasileiros, acostumados com belos cenários naturais. É lá que estão algumas das praias mais famosas no mundo como Waikiki, Sunset, Waimea e Pipeline. Uma das praias prediletas dos intercambistas brasileiros é a Kaimana, onde os amigos se reúnem aos fins de semana para churrascos na areia.

Mas se você ainda está decidindo se vai ou não fazer seu intercâmbio no Hawaii, vale a pena saber que somente ao redor de Honolulu, há pelo menos 100 praias. E para quem gosta de areia e água salgada, o clima é perfeito. Chuvas são raras, especialmente no verão, quando as temperaturas batem os 30°C. E mesmo no inverno, entre janeiro e fevereiro, a situação não muda tanto assim: a média fica em torno dos 25°C.

Bom, mas ir à praia está longe de ser o único programa de quem vai fazer intercâmbio no Hawaii. Praticamente na divisa entre Waikiki e Kaimana está o Honolulu Zoo Society com 42 hectares de fauna e flora tropical. O zoológico abriga mais de 900 animais diferentes. Os passeios históricos incluem o Palácio Iolani, residência oficial dos dois últimos monarcas havaianos, e o USS Arizona Memorial, construído em homenagem aos marinheiros mortos no ataque à base de Pearl Harbor.

Considerada o principal exemplo da arquitetura kamaaina, a Honolulu Academy of Arts é o único museu de belas artes do Havaí e reúne uma das principais coleções de arte asiática do país, além de obras europeias e americanas, com peças do povo maia e arte grega. O Bishop Museum é o maior museu da cidade e uma ótima pedida para quem quer conhecer melhor a cultura local. Ali está a maior coleção de artefatos da cultura havaiana do mundo.

Intercâmbio na ilha de Lost?

Você sabia que a série Lost foi filmada no Hawaii, na ilha de Oahu? Os fãs da série podem percorrer as locações por meio de visitas guiadas. E para ter uma ideia geral da ilha, nada melhor do que subir no topo do vulcão Diamond Head e admirar uma vista panorâmica 360°. O vulcão de 350 mil anos se tornou o símbolo do Havaí.

Honolulu também tem seu próprio bairro chinês, onde é possível provar o sabor forte da comida vietnamita e observar vendedores falando alto. Ali também ficam casas de jazz e clubes que atendem todos os gostos. E cá entre nós: nenhuma viagem esta completa sem uma visita a um Chinatown.

Chinatown, Honolulu | Havaí, EUA
Chinatown, Honolulu
Havaí, EUA

Para quem quer calma, silêncio e paz de espírito, Honolulu tem umas das maiores concentrações de templos budistas do mundo ocidental. São mais de 30 ao longo da ilha.

Dito isso, a conclusão é óbvia: morar, estudar e fazer intercâmbio no Hawaii é uma experiência única e incrível. Prepare-se para conhecer um estado norte-americano diferente de tudo aquilo que você já viu ou ouviu sobre os Estados Unidos. Desenvolvido, moderno e, claro, naturalmente maravilhoso. Faça seu intercâmbio no Hawaii.

Waikiki, Honolulu| Havaí, EUA | Foto: Hawaii Tourism Authority, Tor Johnson
Waikiki, Honolulu
Havaí, EUA
Foto: Hawaii Tourism Authority, Tor Johnson

O que você precisa saber para fazer intercâmbio no Hawaii

  • É um dos 50 estados norte-americanos, localizado no meio do Oceano Pacífico
  • O arquipélago  é formado por 8 ilhas
  • Moeda, idioma, leis… Tudo é igual aos Estados Unidos
  • O transporte público foi premiado por 2 vezes como o melhor da América
  • Faz calor o ano todo e o verão costuma ser mais seco que o inverno

O que os estudantes adoram no Hawaii

  • A qualidade de vida
  • O surf e os esportes ao ar livre
  • Os cenários paradisíacos e as praias famosas: Waikiki, Sunset, Waimea, Pipeline, Kaimana
  • A vida noturna: diversidade de festas, bares e restaurantes em Honolulu

O que fazer durante um intercâmbio no Hawaii

  • Honolulu Academy of Arts, Bishop Museum, USS Arizona Memorial, Palácio Iolani
  • Honolulu Zoo Society e vista do vulcão Diamond Head
  • Relaxar: nas praias ou nos templos budistas
  • Passear pelos bairros Chinatown e Waikiki
  • Compras: Ala Moana Center

Comentários