em EUA

8 curiosidades sobre o Hawaii que você precisa conhecer

Não tem jeito: o Hawaii desperta a curiosidade. Por isso, listamos 8 curiosidades sobre o Hawaii (relevantes e interessantes) que você deve saber antes de começar seu intercâmbio.

8 curiosidades sobre o Hawaii que você precisa conhecer

Anote aí:

Curiosidade havaina 1: A palavra ‘aloha’

A primeira curiosidade sobre o Hawaii é o termo usado hoje como saudação ou despedida. Originalmente, aloha era usada exclusivamente como uma demonstração de afeto, mas ao longo dos anos tornou-se o nosso “olá” e “tchau”. De qualquer forma, a essência da palavra demonstra algumas características do povo havaiano, como a amizade, hospitalidade e cordialidade.

Quando em intercâmbio no Hawaii: Diga Aloha!

Curiosidade havaina 2: O colar de flores

A segunda curiosidade sobre o Hawaii é que o colar de flores no pescoço, visto em filmes e desenhos animados, realmente existe e é um símbolo que expressa cordialidade e receptividade. Grupos de excursão certamente vão dar o colar aos turistas, mas a tradição diz que o objeto seja dado por alguém que o conheça. O povo nativo espera que o colar seja usado frequentemente, e não seja guardado no armário como lembrança. Há diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente.

Curiosidade havaina 3: Os vulcões

A terceira curiosidade sobre o Hawaii é que o país está em um local que a geologia chama de “ponto quente” – pontos de anomalia termal no interior da Terra, responsáveis pelo vulcanismo que acontece no interior de placas tectônicas. Todas as ilhas do Havaí foram formadas por vulcões e o território aumenta de extensão a cada dia por causa das constantes erupções. Cinco vulcões moldaram a ilha: Kohala (hoje extinto); Mauna Kea (em repouso); Hualalai (em repouso); Mauna Loa (ativo); Kilauea (plenamente ativo) – este último, localizado no Parque Nacional dos Vulcões, é considerado o vulcão mais ativo do mundo.

Curiosidade havaina 4: O ‘hula-hula’

A quarta curiosidade sobre o Hawaii é que o ‘hula-hula’ não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado em tradições e religiões ancestrais. Os cantos e variedades de ritmo fazem alusão à natureza. Cada movimento remete a um elemento natural – desde montanhas até ondas do mar – e também às emoções humanas, como amor e raiva. Hoje, existem pelo menos três tipos de hula: o mais antigo, o mais moderno e a mescla dos dois.

havaí hula hula vintage
Curiosidades sobre o Hawaii – Hula Hula

Curiosidade havaina 5: O ukulele

A quinta curiosidade sobre o Hawaii é que o ukulele é um instrumento havaiano de 4 cordas feito de madeira, que surgiu no século XIX. O objeto musical, que lembra nosso cavaquinho, se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo com jovens músicos amadores durante a década de 1920. Grandes músicos ajudaram a popularizar o instrumento, como George Harrison e Paul McCartney, além de Jack Johson, Paramore e Taylor Swift.

Curiosidade havaina 6: O idioma

A sexta curiosidade sobre o Hawaii diz respeito as suas duas línguas oficiais: o inglês norte-americano e também o havaiano. Na prática, especialmente nas regiões centrais, todos falam em inglês, mas com pitadas de sotaque havaiano. Existem também várias expressões e gírias locais provenientes dos povos polinésios que se misturam ao inglês. Em regiões mais afastadas, as famílias tradicionais costumam usar somente o havaiano, que tem, inclusive, um alfabeto próprio chamado ka pī‘āpā Hawai‘i.

  • Para quem vai fazer intercâmbio: as escolas de inglês mantêm e seguem o padrão de ensino dos Estados Unidos. Por isso, estudar inglês no Hawaii é como em qualquer outro lugar dos Estados Unidos. No máximo, você vai voltar para casa com umas expressões havaianas “a mais”.

Curiosidade havaina 7: O trânsito

A sétima curiosidade sobre o Hawaii é sobre o Trânsito. E se você estiver se perguntando se existe isso na Havaí, a resposta é sim, choque de realidade! Existe trânsito, principalmente nos horários de pico. Conforme já comentamos rapidamente neste post, a capital Honolulu é uma cidade relativamente grande com cerca de 800 mil habitantes. Em toda a ilha de  O’ahu o transporte público é bom e os ônibus dão conta do recado. Mas, para circular em uma área mais abrangente e ir a outras praias, o carro é a única solução. O lado bom é que os motoristas são bem educados e isso torna o trânsito menos estressante. Se quiser ir de uma ilha a outra, somente avião ou, em alguns (raros) casos, balsas.

Curiosidade havaina 8: A cultura local

A oitava curiosidade sobre o Hawaii é que apesar da população ser formada pela miscigenação de polinésios, japoneses, chineses e filipinos principalmente, a cultura norte-americana realmente impera. Pelas ruas e estradas, muitos Wallmarts, Mc Donald’s, Subways e Macy’s. Mas é inegável que existe um ritmo de vida diferente, calmo e tranquilo. Não só pelas praias, mas também por se tratar de uma população geograficamente afastada dos outros estados.

___

Agora sim…

Durante o intercâmbio, deixe para “boiar” apenas na água do mar. Aterrise super informado! Descubra o Havaí.

Veja também: 10 cidades com os melhores climas do mundo

Comentários

comentários