em Dicas

Tudo sobre intercâmbio: guia completo que você precisa ler

Saber tudo sobre intercâmbio não é uma tarefa fácil. Em nosso blog, abordamos diversos assunto referentes a este tema e que podem ser muito úteis para você se preparar para ficar por dentro de tudo sobre intercâmbio. Para isso, fizemos uma lista com os tópicos principais e relacionamos links para outros posts onde estas informações estão mais detalhadas.

Idioma: escolha qual estudar

Muitas pessoas estudam inglês, mas isso não significa, necessariamente, que seja a melhor escolha. Espanhol é uma língua muito valorizada, além de francês e alemão (entre muitas outras), que oferecem excelentes escolas de intercâmbio.

Destino: País e cidade onde vai ficar

É claro que esse país tem que falar o idioma que você quer estufar. Mas quem quer saber tudo sobre intercâmbio precisa desta dica: você vai passar um longo período, as vezes 1 ano, num país distante, numa cidade diferente da sua, é importante que você se sinta bem lá, que tenha um estilo parecido com o seu. Se você gosta de mar e esportes aquáticos, deve escolher uma cidade de praia, se prefere caminhas na montanha, que tal uma cidadezinha no alto da serra? Da mesma forma, a agitação: prefere balada de cidade grande ou a tranquilidade do campo? Leve tudo isso em conta na hora de escolher.

Veja também: Onde fazer intercâmbio: 6 dicas para a viagem da sua vida

Quanto custa fazer intercâmbio?

Veja esta lista de possíveis despesas que cobrem quase tudo sobre intercâmbio:

  • Passagens aéreas
  • Custos dos vistos e taxas
  • Preço das aulas do curso de intercâmbio
  • Hospedagem (se não estiver incluída na sua modalidade de intercâmbio)
  • Alimentação e higiene pessoal
  • Vestuário
  • Transporte no país, isto é: ônibus, metrô, trem etc.
  • Lazer, passeios, viagens etc.
  • Telefonemas (prefira internet!)
  • Seguro de saúde

Depois de somar tudo isso, lembre-se de converter o valor para a moeda local.

Pode ajudar: Lugares mais baratos para fazer intercâmbio: descubra agora!

Tipos de programas de intercâmbio

Existem diversos tipos. Vamos falar dos mais comuns. Num intercâmbio de estudo você terá aulas em escolas de idioma, podendo optar pelos níveis de inglês e carga horária intensiva ou semi intensiva. Já num intercâmbio do tipo Business as aulas abordam temas como apresentação de cases de negócios, expressões típicas da linguagem corporativa e etiqueta empresarial. É o mais escolhido pelas pessoas que querem usar o idioma no trabalho. Outro tipo é o Preparatório, focado nos estudantes que querem passar em exames de certificação como Cambridge, TOEFL, TOEIC etc.  

Principais documentos necessários para intercâmbio

  • Passaporte válido, com visto de entrada e estadia no pais e em boas condições (tire cópias coloridas para portar no dia a dia e guarde o original em local seguro)
  • Outros: Carteira de identidade, carteira de motorista (é válida em alguns países), carteira de trabalho, comprovante de residência no Brasil, entre outros.
  • Diplomas de seus cursos
Fique atento: Documentos necessários para viajar de avião

Seguro de saúde e medicamentos: providencie!

Alguns países exigem. Mas é bom fazer seguro saúde internacional para estar preparado para emergências médicas longe de casa. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de seguro pode ser bastante em conta.

Se você tem que usar remédios de uso continuado, leve as receitas com você. Verifique se esses medicamentos são permitidos no país de destino e faça um suprimento adequado para seu uso durante a viagem.

Dinheiro para usar no intercâmbio

É bom levar uma quantidade em “cash”, na moeda do pais para onde vai. Outra coisa importante são cartões de crédito e débito com validade internacional. Veja com seu gerente do banco se existe uma maneira das pessoas te mandarem dinheiro para agências próximas do local onde for se hospedar, em caso de emergência.

Mais informações: O que é intercâmbio, como e por quê fazer?

Economize durante o intercâmbio.

Esta é uma série de dicas comuns dada por quem sabe tudo sobre intercâmbio: Evite comer em restaurantes, faça sua própria comida em casa. Não compre um monte de roupas, leve o que puder daqui e lave direitinho para poder usar várias vezes. Pesquise locais com bons preços de alimentos e suprimentos para casa e dê preferencia a eles. Nada de telefonemas, use a internet e seus aplicativos que até tem imagem!

Mantenha contato com a família e consulado do Brasil

Avise a todos que são importantes para você como podem te encontrar durante o intercâmbio. Passe endereço, telefone, e-mail etc. Outra medida interessante é anotar o número do consulado do Brasil e andar com ele, assim você pode pedir ajuda caso esteja em algum apuro mais sério.

Quer uma bolsa de intercâmbio?

Este é outro fator que pode te ajudar a baratear a viagem. Para conseguir você tem que pesquisar muito na internet e se inscrever nos diversos programas disponíveis. Tente, tente e tente novamente até conseguir passar em algum processo de seleção.

Veja mais: Bolsas de intercâmbio: as 5 dicas de ouro para conseguir

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Depois de todas essas dicas e conselhos, temos certeza: você está sabendo tudo sobre intercâmbio. Vamos, comece agora a ir atrás dessas providências e Descubra o Mundo!

Comentários

comentários