em Dicas

Transporte público de Dublin: dicas de uma brasileira em Dublin

Quem quer fazer um intercâmbio na Irlanda? Hoje, a Dayanne Camargo, brasileira que mora na capital irlandesa há três anos, vai contar como é o transporte público de Dublin – características, horários, tarifas, valores etc. Ela está nos ajudando aqui no blog com várias informações bacanas e muitas dicas sobre a Irlanda!!

Leia também: 

Nós dividimos o bate-papo em vídeos curtos sobre os principais tópicos que os intercambistas querem saber. E a locomoção é sempre um assunto de destaque.

Transporte público de Dublin

Veja como foi nossa conversa:


Leia também:

Resumo do nosso bate-papo (caso você não tenha conseguido ver o vídeo por algum motivo):

O transporte público de Dublin é bem diferente daquilo que estamos acostumados no Brasil. A primeira razão é que Dublin não é uma cidade tão grande assim (tem aproximadamente 525 mil habitantes). E a segunda, é que por lá as coisas funcionam mesmo. Os moradores podem contar com várias opções de locomoção.

#1. Dublin Bus

Dublin Bus | Dublin, Irlanda
Dublin Bus
Dublin, Irlanda

O Dublin Bus são os ônibus de Dublin. Eles têm dois andares e não contam com cobradores – o próprio motorista faz esse papel. Para pagar a tarifa, é preciso levar moedas trocadas; notas não são aceitas. Outra opção é adquirir um cartão recarregável antes.

Os ônibus em Dublin são muuuito pontuais. É só olhar na internet os horários e ir para o ponto uns minutinhos antes. Não precisa ficar em pé um tempão esperando! Se quiser ainda mais praticidade, baixe o aplicativo do Dublin Bus no celular.

As tarifas de ônibus variam de acordo com a distância percorrida. Segundo a Dayanne, a tarifa mínima fica entre 1,90 e 2,10 euros.

#2. LUAS

LUAS | Dublin, Irlanda
LUAS
Dublin, Irlanda

O LUAS é uma espécie de trem, que circula pela superfície e faz a ligação entre a parte norte da cidade à parte sul. O trem passa frequentemente (mais ou menos de 5 em 5 minutos).

As tarifas também variam de acordo com o trecho percorrido: quanto mais usar, mais caro fica. Tanto para o ônibus quanto para o LUAS, é possível adquirir um cartão mensal – chamado de Leap Card.

No LUAS, não há catracas ou cobradores. Basta comprar seu ticket em qualquer uma das estações e embarcar. Guarde sempre o comprovante com você!

#3. Bikes

Dublin Bikes | Dublin, Irlanda
Dublin Bikes
Dublin, Irlanda

A Dayanne garantiu que as bikes fazem parte do transporte público de Dublin – principalmente, para quem mora perto do centro. Assim como qualquer transporte público, é preciso respeitar as regras: usar capacete e uma roupa específica (que vende nas lojas do centro) e respeitar todas as sinalizações de trânsito.

Se você tem não uma bicicleta para chamar de sua, não há problema. Use o sistema público de aluguéis, chamado Dublin Bikes. Por 10 euros anuais, você pode usar as bikes quantas vezes quiser, durante um percurso de até 30 minutos.

* Fora essas opções, ainda existem os trens intermunicipais para viagens mais longas pela Irlanda – alguns, vão de Belfast (na Irlanda do Norte) a Cork. Obviamente, não são baratos, mas a experiência é muito bacana!!


Tem outras perguntas para a Dayanne? Ela já topou nos ajudar no que for preciso!! E se quiser fazer um intercâmbio na Irlanda, não deixe de conversar com a equipe da Descubra o Mundo.

Descubra a Irlanda.

Leia também:

Comentários