em Irlanda

Intercâmbio em Limerick, Irlanda

Eleita “Destino da Cultura em 2014”, a cidade de Limerick se firma como opção para quem quer fazer intercâmbio na Irlanda, em uma cidade interiorana tranquila e com bem menos brasileiros pela rua. O título cultural dado pelo governo irlandês visa alavancar o turismo e promover a inclusão social. Com isso, até o fim do ano, performances musicais, eventos e exposições movimentam a cidade.

7 filmes que você precisa assistir antes de conhecer a Irlanda

A iniciativa tem dado resultados – que, provavelmente, se perpetuarão no futuro. Postos de trabalho foram criados, assim como novas rotas aéreas que passam pelo aeroporto de Shannon (cidade vizinha localizada a 40 minutos do centro).

Intercâmbio em Limerick, Irlanda

A cidade de Limerick é um polo estudantil e o principal centro econômico fora do eixo Dublin-Cork. Localizada na província de Munster, no centro-oeste da Irlanda (a mais ou menos 1 hora de Galway), é a terceira maior cidade do país, com aproximadamente 100 mil habitantes. Assim como outros municípios irlandeses, também conta com um rio em sua paisagem: é o rio Shannon, por onde Vikings passaram e deixaram suas marcas.

O fato é que a história da Irlanda passa por Limerick. Isso está evidente na arquitetura da cidade, que é fortemente marcada por duas épocas: a medieval e a georgiana, reflexo de um território dominado pela Inglaterra, e facilmente identificada nos terraços do bairro Newtown Pery. É por ali que fica o People’s Park, a principal área verde do município, que serve como refúgio para quem quer relaxar, praticar esportes e respirar ar puro. Bem menor, o Arthur’s Quay Park também cumpre a função e proporciona uma bela vista do rio.

People's Park | Intercâmbio em Limerick, Irlanda | Foto: nos2nairlanda.wordpress.com
People’s Park
Intercâmbio na cidade de Limerick, Irlanda
Foto: nos2nairlanda.wordpress.com

O centro administrativo ocupa até hoje a área mais antiga e histórica, chamada de King’s Island. Ali, no coração medieval, está uma das principais atrações: o King John’s Castle, datado do século 13, reúne história e arqueologia com uma pitada de tecnologia, que ajuda o visitante a explorar melhor o local. O espaço foi reformado recentemente e reaberto em 2013. A entrada custa € 8.

Governo anuncia mudanças para visto de estudante na IrlandaEntenda quais são as novas regras para 2015

A poucos metros dali, os estudantes em intercâmbio em Limerick, Irlanda não podem deixar de visitar outro ícone da cidade que chama a atenção por sua mistura romântica e gótica: a St. Mary’s Cathedral, igreja anglicana fundada em 1168. A St. John’s é a segunda catedral da cidade, construída em 1861, que tem a torre mais alta da Irlanda, com 94 metros.

St. John's Cathedral | Intercâmbio em Limerick, Irlanda |Foto: Patrick Comerford
St. John’s Cathedral
Intercâmbio em Limerick, Irlanda
Foto: Patrick Comerford,

O internacionalmente conhecido Hunt Museum atrai turistas e estudante de intercâmbio do mundo todo por exibir uma das maiores coleções privadas de arte da Irlanda, com obras que vão do período neolítico até o século 20. Artistas como Renoir, Picasso e Yeats estão entre os destaques do espaço, que pede uma visita sem pressa.

Durante um intercâmbio em Limerick, Irlanda não deixe também de experimentar os produtos típicos do Milk Market, aberto de sexta a domingo. O mercado oferece também opções de alimentos orgânicos, além de queijos, chocolates, carnes e pães.

A cidade de Limerick ostenta o posto de cidade “mais cinzenta da Irlanda” – em média são apenas 3,5 horas de sol por dia. Durante o verão, a temperatura fica em torno dos 18°C, enquanto no inverno, a média fica em 3°C. As condições climáticas não são tão melhores nas outras cidades, por isso, quem escolhe a Irlanda como destino de intercâmbio deve se preparar para tirar o casaco e o guarda-chuva do armário.

Quem fizer um intercâmbio em Limerick terá a oportunidade de conhecer um dos estádios de rugby mais famosos da Europa. O Thomond Park Stadium é a casa do Munster Rugby, time baseado na cidade que disputa constantemente títulos na Heineken Cup. Dentro dele, o visitante encontra um museu interativo, repleto de curiosidades sobre a história do esporte e da equipe.

Thomond Park Stadium | Intercâmbio em Limerick, Irlanda
Thomond Park Stadium
Intercâmbio na cidade de Limerick, Irlanda

Uma das universidades mais famosas do país também está sediada na cidade, a mais ou menos 5 km de distância da região central. A University of Limerick (UL) tem atraído um número considerável de estudantes estrangeiros – inclusive, brasileiros, participantes do programa Ciência Sem Fronteiras. Vale a pena dar uma volta pelos gramados e pelos prédios bem conservados.

Faça seu intercâmbio na Irlanda com a Descubra o Mundo.
Veja também: Intercâmbio em Galway na Irlanda

Vale lembrar que estamos falando de uma cidade pequena, onde praticamente tudo pode ser feito a pé. Mas caso você prefira (ou precise) utilizar o transporte público, as linhas de ônibus são pontuais e eficientes. A passagem unitária em custa menos de € 2.

Apesar do ar pacato, bem diferente da vida em Dublin e em outras capitais europeias, a cidade de Limerick tem uma nightlife bastante respeitável (porém, restrita). Não importa se você quer uma Guinness, um cosmopolitan ou uma taça de vinho: você vai encontrar todas as opções em bares elegantes, pubs e casas noturnas. É interior com gostinho cosmopolita. Viva! Faça seu intercâmbio em Limerick, na Irlanda.

Intercâmbio em Limerick, Irlanda
Intercâmbio em Limerick, Irlanda

Prepare-se para novos sabores: comida típica da Irlanda

Comentários