em Irlanda

Fuja do óbvio: Faça intercâmbio em Cork

Quer inovar? Faça seu intercâmbio em Cork. A segunda maior cidade da Irlanda tem feito sucesso com os intercambistas. Com aproximadamente 119 mil habitantes, Cork chama a atenção pela qualidade de vida e pelo ensino de excelência. O município, localizado a 260 km de Dublin, tornou-se referência entre indústrias e empresas multinacionais, que buscam um local para se instalar no país.

Foi assim com companhias como Apple, Johnson & Johnson, Pfizer, Novartis, Motorola, Amazon e Heineken, que já têm sedes em Cork. Parte do sucesso econômico se deve ao porto praticamente colado à cidade: a profundidade de seu canal permite a entrada de navios de qualquer porte.

Fazer intercâmbio em Cork pode aumentar suas chances de trabalho

A outra parte do sucesso pode ser explicada pela presença na região de quatro expressivas instituições de ensino: University College Cork, Cork Institute of Technology, Institute of Technology Tralee e Tyndall National Institute. Todas elas atraem estudantes de várias partes do país e do mundo que têm tudo para se tornar ótimos profissionais.

A sua intenção é estudar inglês na Irlanda, mas não descarta ficar no país de vez se pintarem boas oportunidades de trabalho? Se a resposta for ‘sim’, pense com carinho a respeito de um intercâmbio em Cork. As multinacionais ficam de olho em estudantes estrangeiros, que falam outras línguas e que têm no currículo vivências internacionais.

Por serem as duas maiores cidades do país, Dublin e Cork têm certa rivalidade: algo como Rio x São Paulo. A população de ambas costuma brincar com relação aos sotaques e debater sobre qual localidade deveria ser a capital irlandesa. Certamente, você ouvirá algo a respeito disso quando estiver fazendo seu intercâmbio em Cork.

Governo anuncia mudanças para visto de estudante na Irlanda – Entenda as novas regras para 2015.

No quesito balada é melhor fazer intercâmbio em Cork na Irlanda

Por incrível que pareça, apesar de ser bem menor em comparação a Dublin, a vida noturna de Cork é mais animada e democrática. As baladas fecham mais tarde, por volta das 4h, e os gêneros musicais são mais diversificados. Há opções de pubs para todos os gostos: os que só tocam eletrônico, os que têm banda ao vivo ou ainda os mais intimistas, com apenas um cantor e violão. Por causa dos universitários, o agito começa às quintas-feiras. Os fins de semana, em compensação, podem ser um pouco mais parados, já que os estudantes irlandeses voltam para suas casas.

Noite nos pubs | Cork, Irlanda | Intercâmbio em Cork
Noite nos pubs
O que fazer em Cork, Irlanda
Intercâmbio em Cork

O centro da cidade é rodeado pelo Rio Lee, que imprime um visual especial à paisagem.

Rio Lee | Cork, Irlanda | Intercâmbio em Cork
Rio Lee
O que fazer em Cork, Irlanda
Intercâmbio em Cork

Durante o intercâmbio em Cork na Irlanda, você usará ônibus apenas se ficar em locais mais afastados da região central ou para visitar outras cidades. No dia a dia, tudo é feito a pé mesmo – mais saudável e econômico! Assim, caminhando, você irá se distrair com as construções antigas dos prédios e de algumas igrejas super charmosas, como a St. Fin Barre’s Cathedral (que pode ser vista de longe!), a Holly Trinity Church e a St. Anne’s Shandon.

St. Fin Barre’s Cathedral | Cork, Irlanda | Intercâmbio em Cork
St. Fin Barre’s Cathedral
Cork, Irlanda
Intercâmbio em Cork

O que fazer em Cork durante uma viagem ou intercâmbio?

Podemos dizer que o turismo é bem básico e compacto. Não espere centenas de museus ou galerias! Mesmo assim, muitos turistas acabam entrando na cidade durante o percursoRing of Kerry. Trata-se de um trajeto circular, de mais ou menos 200km, que tem como ponto de partida e chegada a pequena cidade de Killarney. A estrada é popular pelo visual, que rende ótimas fotos! a cidade de Cork não está localizada exatamente nessa rota, mas muita gente acaba desviando um pouquinho o trajeto para conhece-la.

Essa região é repleta de paisagens encantadoras, de montanhas e rios. Quem precisar de um pouco de ar puro e inspiração, vai adorar descobrir lugarzinhos que ficam a poucos quilômetros de distância de Cork. Sim, o “meio do nada” é logo ali!

A principal atração em Cork é, sem dúvida, o Blarney Castle, que fica a meia hora do centro. Chega-se até lá de ônibus e o ticket de entrada custa € 12. O castelo, todo de pedra, é uma fortificação medieval cercada de lendas e histórias, construído antes de 1200. Atualmente em ruínas, restaram algumas salas, muralhas e jardins.

Com uma caminhada de apenas 2 km do centro de Cork, outro castelo chama a atenção: é o Blackrock Castle, do século 16, que hoje funciona como sede de um projeto de pesquisa científica. De uma das torres, em dias ensolarados, é possível admirar a vista! A entrada para adultos custa € 6,50.

Blackrock Castle | Cork, Irlanda | Intercâmbio em Cork
Blackrock Castle
Cork, Irlanda
Intercâmbio em Cork
7 filmes que você precisa assistir antes de conhecer a Irlanda

As áreas verdes oficiais se concentram no Fitzgerald’s Park e no Cork Lough.

Fitzgerald’s Park | Cork, Irlanda | Intercâmbio em Cork
Fitzgerald’s Park
Cork, Irlanda
Intercâmbio em Cork

Quem quiser conhecer a gastronomia local, vale dar uma passada no English Market, que tem um pouco de tudo: pães, temperos, frutas, verduras e carnes. Alguns produtos são até mais baratos do que os do supermercado. Vale pesquisar!

Faça seu intercâmbio em Cork com a Descubra o Mundo.

Neste post falamos sobre o tour à Jameson Distillary, em Dublin. A boa notícia é que o mesmo passeio pode ser feito na unidade de Midlenton, que fica a 20 minutos de Cork. Durante o Jameson Experience, os visitantes vão conhecer mais sobre a história do uísque irlandês.

A cidade de Cork tem seu próprio aeroporto – o que é uma graaande vantagem! A dicas é que algumas companhias aéreas oferecem voos para outros países da Europa a preços mais acessíveis. É uma ótima porta de entrada/saída para viagens durante o intercâmbio (já falamos sobre isso neste post).

Para padrões territoriais brasileiros, essa é uma cidade pequena, onde o clima seguro e aconchegante é evidente. Mas, a olhos nus, podemos enxergar seu crescimento e modernização. Fuja do óbvio: Faça intercâmbio em Cork. Descubra a cidade.


Prove um pouco de tudo – Prepare-se para novos sabores: comida típica da Irlanda

O que você precisa saber sobre  intercâmbio em Cork

  • A cidade tem uma certa ‘rixa’ com Dublin, que fica a 260 km de distância
  • É a segunda maior cidade da Irlanda com 119 mil habitantes
  • Está localizada ao sul do país, numa região cheia de belas paisagens
  • É cidade-sede de diversas empresas multinacionais, como Apple, Heineken e Amazon

O que  fazer em Cork

  • Visitar alguns castelos medievais (como o Blarney e o Blackrock) que ficam ali perto
  • Admirar a arquitetura dos prédios e igrejas
  • Frequentar o English Market e experimentar comidinhas locais
  • Conhecer mais sobre o uísque irlandês na Jameson Distillary – Midlenton (20 min. de Cork)

Motivos para fazer um intercâmbio em Cork

  • Ter mais contato com nativos
  • Viver numa cidade universitária, onde há ao menos 4 grandes instituições de ensino
  • Curtir a vida noturna e as baladas, que fecham mais tarde em comparação a outras cidades (por volta das 4h)
  • Viajar por meio de um aeroporto local, que serve como porta de entrada/saída para outros países da Europa
  • Aproveitar as (possíveis) oportunidades concentradas num importante polo econômico
Veja também: Prós e contras de fazer um intercâmbio na Irlanda

Comentários