em Dicas

Mochilão, o que levar? Veja lista completa e não se esqueça de uma dose de aventura!

Mochilão, o que levar? Essa é dúvida que pode atormentar os mais ansiosos, logo nas vésperas da tão esperada viagem.

Seria muito mais fácil poder levar várias malas com todos aqueles itens que consideramos “essenciais”, mas sabemos que não é possível.

Ao fazer mochilão, o que levar deve ser muito simples e prático. Mas é preciso organizar o que for realmente necessário e abrir mão de acessórios e excesso de bagagem, para garantir passeios mais confortáveis.

Geralmente, a ideia é visitar o máximo de lugares possíveis e caminhar bastante a pé. Portanto, a praticidade é essencial no seu mochilão.

Aqui listamos algumas dicas sobre o que levar no mochilão, desde peças de roupa e acessórios, até documentos e outros itens.

Confira, e faça uma ótima viagem.

Já definiu o destino de seu mochilão? Então, confira diversos roteiros em nossa página de busca. Você usa filtros e pode selecionar continentes ou regiões e definir as cidades que quer visitar, visualizando preços e roteiros de mochilões incríveis, entre diversas outras informações!

Visite agora e escolha a melhor viagem de mochilão de sua vida: Roteiros de Mochilão Descubra o Mundo

Viagem de mochilão: o que levar?

No mochilão o que levar deve ser prático, mas sem deixar de atender às sua necessidades.

Separamos uma lista com dicas de roupas, acessórios, documentos e itens que você não deve esquecer para uma viagem segura e confortável de mochilão.

1- Saiba qual o roteiro e temperatura do local

Antes de decidir o que levar no mochilão, é muito importante saber o roteiro que está pensando em fazer em sua viagem.

É fundamental se preparar para verão ou inverno, conforme a época do ano que passará em cada local, porque a estação do anos é determinante na escolha das peças que irá escolher.

Existem trajetos, por exemplo, que vão exigir tanto roupas quentes no período noturno, como peças mais leves durante o dia. Pesquise muito bem as temperaturas dos destinos que vai visitar.

Em nosso blog, temos várias dicas do clima em diversas cidades e países, confira algumas delas:

Conheça o clima do Canadá

2- Quais roupas e calçados são imprescindíveis no mochilão?

Após pesquisar sobre a temperatura dos locais visitados, faça a seleção de peças que podemos considerar “curingas”. Isto é: que podem ser usadas tanto no frio como no calor moderado, como camisetas, moletons e casacos leves.

Além disso, lembre-se de meias de qualidade, roupas de baixo e um excelente calçado para caminhadas. Não economize nessa hora!

O momento de organizar o que levar no mochião vai exigir muita praticidade.

Procure combinar as peças entre si, opte por itens neutros e se a preocupação for sair legal nas fotos e não abrir mão da moda e estilo. Aposte nos acessórios, como óculos, lenços, cachecóis, gorros, e outros, pois ocupam menos espaço.

Escolha peças com tecido confortável para o verão e quente o bastante para suportar a queda da temperatura no inverno.

Os calçados podem ser apenas três: um par de botas ou tênis de caminhada (de qualidade, como já alertamos!), um par de tênis confortáveis e um chinelo. Mais que isso já é exagero para um mochileiro!

Confira este infográfico que mostra como arrumar o que você vai levar no mochilão:

mochilão o que levar

Fonte: guiaviajar

O que levar no mochilão pela Europa?

Outra dúvida muito frequente é o que levar no mochilão pela Europa no inverno. São os mesmo itens que levará para qualquer país ou região fria, como em um mochilão no Canadá, por exemplo.

Confira este depoimento de quem fez intercâmbio em Londres no inverno, veja o que a Larissa Guimarães comentou:

“Cheguei em Londres em janeiro, ainda inverno. Peguei temperaturas entre 1ºC e 10ºC. Para nós brasileiros estava bem frio!”

Portanto, o ideal é você não esquecer de um casaco que não ocupe muito espaço, mas que esquente bastante.

A dica é optar por casacos que possuem a tecnologia adequada para lugares onde faz muito frio. Alguns modelos são 3 em 1: impermeáveis, combatem o vento e o frio.

Geralmente tem a opção de tirar uma peça em momentos em que a temperatura está amena, como um forro preso com zíper e que pode ser retirado.

Uma marca de roupas de inverno bastante acessível e que tem tecnologia de ponta é a Quechua.

As blusas e calças de segunda pele não devem ficar de fora do mochilão no inverno. Leve pelo menos três blusas e três calças. Aposte também nos acessórios como gorro, luva e meias quentes.

Sair em temperaturas abaixo de 7ºC sem um gorro é uma convite a pegar uma bela gripe!

Quer mais dicas de como enfrentar o frio durante uma viagem para fora?

Confira este vídeo da Valeria Lima, que passou 3 meses em Toronto, no Canadá:

Se o mochilão for para lugares mais quentes, as peças como legging (para mulheres), camisetas, e o jeans são as mais indicadas. Leve pelo menos duas ou três opções de cada.

Mas não deixe de levar um casaco também. Afinal, em qualquer lugar do mundo pode fazer um dia mais frio, de vez em quando.

3- Qual mochila levar na viagem de mochilão?

A dica é levar duas opções de mochila. Uma maior, na qual caberá praticamente toda a sua bagagem, e outra menor para quando for aos passeios, podendo deixar a grande no hostel.

Lembrando que no inverno as mochilas terão que ser maiores, pois a bagagem vai ocupar mais espaço, com botas, moletons e roupas grossas.

Prefira alças confortáveis, mochilas que se ajustam nas costas e que possam proporcionar o máximo de conforto durante o passeio.

Mochilas com compartimentos externos práticos, para guardar cantis e outros apetrechos, são as mais indicadas.

O ideal é que sua mochila tenha capacidade de 40 l (a pequena) e até 70 l, a grande.

Outra dica que mostra se a mochila é de qualidade: o fechamento tem que ser feito com zíper!

Temos um post bastante completo em nosso blog sobre esse assunto, confira:

Como escolher a melhor mochila para fazer Mochilão?

Quer mais dicas? Confira mais este infográfico:

mochilão o que levar

Fonte: Viravolta

4- Prepare a necessaire

Evite levar frascos grandes de cosméticos que inclusive podem ser barrados por fiscais na viagem. Opte por frascos pequenos para colocar o xampu, condicionador, hidratante e que de preferência caibam todos no necessaire. Creme dental, escova de dente, cotonete e desodorante, dê preferência por opções portáteis.

Para as mulheres nada de levar a maleta com toda a maquiagem que tem. Selecione alguns itens que considera importante, seja uma máscara de cílios, um batom de fácil combinação, base e protetor labial.

Escolha uma necessaire e organize nesse único espaço para acrescentar os principais itens de higiene e beleza. Com limitação será mais fácil selecionar o essencial.

5- Acessórios úteis

Alguns itens ajudam bastante na viagem e muitas vezes nos esquecemos, como cortador de unha, lanterna e até papel higiênico.

Lembre-se também de levar pelo menos uma toalha pequena, de preferência aquelas esportivas de microfibra que secam rápido e ocupam pouquíssimo espaço.

Os velhos lencinhos umedecidos são bem-vindos em dias puxados. Fazer um mochilão é uma aventura e tanto. Às vezes o banho fica para mais tarde e pode ser bastante útil para a higiene em medida de urgência.

O carregador portátil é extremamente útil no mochilão, assim como o adaptador de tomada universal e um bom travesseiro de pescoço para proporcionar conforto durante a viagem.

E, dependendo do tipo de mochilão que deseja fazer, um saco de dormir também é indicado. Isso não significa que você vai dormir com ele ao relento. Mas pode ser prático para se deitar rapidamente na cama do hostel ou pousada e, ainda, em caso de alguma emergência, ter um plano B!

6- Remédios

Mesmo quem não tome nenhum tipo de remédio controlado, uma bolsa pequena com algumas opções é muito importante.

Deixe à disposição analgésicos, remédio para cólica, band-aid, antialérgicos e remédio para diarreia. O imprevisto pode ocorrer por conta da culinária diferente ou mesmo ansiedade.

7- Separe a documentação necessária

Deixe tudo em ordem com o seu passaporte de preferência um ou mesmo dois meses antes do mochilão.

Observe as datas de validade, vencimento e faça uma cópia do documento autenticada para maior segurança.

Imprima as passagens aéreas e deixe próximas aos documentos que serão solicitados no desembarque.

Separe bilhetes de trem e voucher do hotel (casa tenha) com a confirmação da reserva e mantenha em mãos comprovantes financeiros, como última fatura do cartão, extrato bancário e apólice de seguro de saúde internacional, que alguns países exigem.

É fundamental verificar todos os vistos que vai precisar ao longo da viagem, assim como vacinas.

Verifique também se alguns dos países para os quais vai viajar têm convênio e aceitam a carta de habilitação do Brasil. Leve-a para poder alugar carros e dirigir.

Quer tirar suas dívidas com ainda mais detalhes? Converse com um de nossos especialistas! 

Já pensou em iniciar ou terminar seu mochilão com um intercâmbio de idioma?

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre como fazer intercâmbio:

Comentários

comentários