em Dicas

Na dúvida se deve fazer mochilão sozinha? Veja dicas para ganhar confiança, roteiros e depoimentos

Fazer mochilão sozinha é uma experiência única e que tem despertado o interesse de muitas brasileiras.

Companhia é muito legal durante a viagem, mas estar sozinha reúne uma série de vantagens, entre elas, a chance de fazer novas amizades e se divertir muito durante a trip.

Por outro lado, surgem algumas dúvidas e até alguns mitos de fazer mochilão sozinha.

Neste post, selecionamos os principais benefícios de fazer mochilão sozinhas, se para se divertir e também visando o desenvolvimento pessoal. Além, é claro, de dicas para se sentir mais segura nesta viagem.

Na dúvida de qual roteiro fazer em seu mochilão sozinha?

Viste nossa página de busca e encontre diverso roteiros prontos de mochilão para diversas regiões do mundo. Use os filtros e verifique datas, preços, destinos e os roteiros mais interessantes.

Visite agora e escolha para onde você que mochilar: Roteiros de Mochilão Descubra o Mundo

Dicas e vantagens de fazer um mochilão sozinha

Todas as escolhas vão depender de você!

Quantas vezes não deixamos de viajar ou fazer aquilo que desejamos por que a companhia não estava a fim?

O desafio ao fazer mochilão sozinha é exatamente esse, curtir a independência, seja nos relacionamentos ou no próprio comportamento.

Aproveite esse momento para fazer aquilo que mais gosta e que talvez outras pessoas não curtam tanto. Fique horas pensando na vida, admirando paisagens e desfrute até mesmo do silêncio proporcionado por esses momentos.

As mulheres, principalmente, por questões culturais muito enraizadas em diferentes sociedades, consideram um risco viajar sozinha.

Aqui vamos dar todas as dicas para viajar com segurança e mostrar que é possível desfrutar ao máximo do passeio sem nenhuma preocupação e fazer seu mochilão sozinha.

Acompanhe este vídeo de Luísa Ferreira e tire de vez esses receios de sua cabeça:

Novas amizades garantidas

Diferente de quando estamos acompanhadas, estar sozinho pode ser uma motivação para iniciar uma conversa e interagir com novos grupos.

Aproveite esse momento para conhecer pessoas de diferentes países e culturas, além de trocar experiências.

Ideal para praticar o idioma

Quando estamos com alguém, é comum de repente a companhia falar melhor o idioma e acabamos nos esforçando menos para tentar se comunicar com os nativos da língua.

O mesmo não acontece quando está fazendo o mochilão sozinha, pois tem a necessidade de se fazer entender e se virar com o idioma.

Aproveite essa oportunidade para treinar a língua nativa, tanto vocabulários novos, como a pronúncia.

Conheça a fundo os aspectos culturais do país

Como em todo país, é imprescindível checar a cultura do local, para se ter mais segurança para andar sozinha a qualquer horário, por exemplo, e costumes diferenciados para mulheres.

Sabemos que em muitos países existem direitos diferentes para homens e mulheres, como aqueles que consideram adequado mulheres usarem véu, dentre outros costumes que variam em cada região.

Informe-se sobre isso e evite gafes e constrangimentos.

10 dicas práticas do que fazer para curtir seu mochilão sozinha

Essas dicas envolvem fatores tanto de segurança quanto para tornar sua viagem sozinha mais legal e aproveitar ao máximo.

  1. Defina seu roteiro, locais legais para visitar e comer. Nesse sentido, baixe mapas e links e já tenha tudo esquematizado.
  2. Hospedagem é um item a parte! Visite sites como TripAdvisor e veja as avaliações sobre as acomodações, principalmente se o local é confiável.
  3. Pesquisa os melhores meios de transporte entre os pontos que vai viajar e os horários mais indicados para isso.
  4. Estude um pouco do idioma dos locais por onda vai passar, caso já não fale um pouco.
  5. Mapas de roteiros turísticos são muito práticos. Por isso, trate de baixá-los para poder acessar offline, caso não tenha sinal de internet.
  6. Monte uma mochila adequada à duração de sua viagem, com roupas condizentes ao clima dos países e não esqueça de remédios, documento e outros itens. Veja mais aqui: O que levar no mochilão
  7. Chegou ao seu destino? Nada de ficar com cara de “turistão perdido”, mochila chamando atenção e tudo mais: seja discreta!
  8. Faça um plano de quanto vai gastar por dia, acrescente uma reserva e evite ficar sem grana até o final da viagem!
  9. Muitas pessoas gostam de usar os chamados “money belts” para guardar dinheiro, documentos e cartões colados ao corpo, por baixo da roupa. Cuidado: essa pode ser uma boa ideia, mas e se você perder seu “money belt” e ficar sem dinheiro nenhum? Preste bem atenção nele!
  10. Fazer novas amizades é importante. Mas fique atenta aos lugares que está frequentando e com quais companhias. Afinal, é uma situação desconhecida para você!

Separamos este infográfico com mais algumas dicas para quem quer viajar sozinha:

mochilão sozinha

Fonte: Karina Desbrava

3 países interessantes para fazer mochilão sozinha

Confira alguns roteiros que selecionamos para viajar sozinha em alguns países da Europa

1- Irlanda

A Irlanda é um país incrível e reconhecido por ser bastante acolhedor com pessoas de todo o mundo, portanto esse roteiro é excelente para quem deseja ter a primeira experiência de viajar sozinha.

Em Dublin, não deixe de frequentar seus bares e pubs, explore ao máximo a rica arquitetura local, visite museus, o famoso Trinity College e tantas outras opções culturais. Charme é a palavra que define a Irlanda!

Não deixe de passear pelo parque nacional de Killarney e apreciar as lindas montanhas e lagos.

Quer bater um papo e conhecer gente nova? A Irlanda é também sinônimo de badalação. Em Galway você vai encontrar muita boemia e uma galera bastante animada e receptiva.

O que fazer em Galway? Viver dias incríveis!

2- Malta

Com certeza Malta é um lugar incrível para a garota que quer fazer mochilão sozinha.

Que tal um passeio lotado de atrações, baladas e belezas naturais para curtir? A Ilha de Malta é o mochilão perfeito que reúne praias lindas, museus, palácios e uma noite que promete muita agitação.

Se seu objetivo ao fazer o mochilão sozinha é procurar por lugares animados e com bastante movimento, Malta é sem dúvida uma ótima opção.

Ao começar o passeio pelas diversas cidades da ilha, vale uma visita a Sliema. Aproveite para tomar um cafezinho nos charmosos restaurantes e visitar as lindas catedrais.

Para quem não abre mão do mar e das belezas náuticas, Malta é um país perfeito. Pontilhado de lindas praias, proporciona momentos de relaxamento e caminhadas à beira mar.

A Ilha de Gozo é a mais indicada para curtir o sol e contemplar a natureza.

E não só de belezas e animações se faz a cidade, como também delícias e sabores! Não deixe de experimentar a deliciosa e famosa comida mediterrânea com ingredientes fresquinhos da região local.

A culinária é outro destaque da Ilha de Malta. Carne de coelho servida com batata é um dos pratos típicos da região.

Veja só o que a Isadora Wolf disse, quando perguntamos o que ela mais gostou em Malta, onde passou 3 meses:

“Que difícil! O que eu mais gostei… TUDO! Foi tudo perfeito, o lugar, as experiências, o aprendizado, a escola, as amizades que fiz. Não teve absolutamente nada que eu não gostei, se pudesse viveria tudo de novo exatamente do jeito que foi!”

Confira seu depoimento completo: Clubclass Malta – 3 meses de intercâmbio na ilha

3- Inglaterra

Você ama literatura? Sendo assim, o mochilão sozinha pela Inglaterra será uma proposta imperdível. Esse é um país com uma tradição de literatura e arte que repercute em toda sua história.

Nossas dicas para quem vai fazer mochilão por lá fogem do tradicional, veja:

Quer curtir um passeio incrível em meio a todo charme da realeza? Não deixe de conhecer o Castelo de Highclere, menos conhecido, mas um dos mais bonitos. Fica a aproximadamente a 100 quilômetros de Londres.

Quem curte literatura feminina, a marca de Jane Austen, não pode deixar de visitar a antiga casa de uma das escritoras mais famosas da história e que tem atravessado gerações com uma legião de fãs.

No Condado de Alton, a casa de Austen se transformou em um museu repleto de lembranças.  O quarto da escritora está preservado, inclusive a escrivaninha em que foram escrito clássicos como “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, e outros títulos que marcaram a presença da mulher na literatura.

Conheça mais dicas de um outra famosa cidade inglesa, Cambridge. Confira o depoimento de Giovanna Uehara, que fez um curso de inglês em Cambridge.

Veja o que ela mais gostava de fazer na cidade:

“O que eu mais gostei de Cambridge foi o aspecto de cidade pequena, mas sempre ativa. Eu sempre tinha algo pra fazer nos meu tempo livre, nem que fosse só andar pela cidade tirando fotos. Eu também amo esse jeito de cidade antiga que ela tem. É difícil escolher algo que eu tenha gostado menos, porque eu realmente fiquei encantada por Cambridge. Mas acho que estranhei um pouco as ruas, pois a cidade é circular e às vezes eu acabava ficando perdida!”

Para finalizar nossas dicas de mochilão sozinha, acompanhe este depoimento em vídeo da Isabela Romancini, que viajou por diversas cidades da Itália:

Que achou de todas essa dica para fazer um mochilão sozinha?

Quer uma sugestão? Que tal iniciar ou terminar seu mochilão com um curso de intercâmbio de idiomas?

Baixe nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas:

Comentários

comentários