em Canadá

Conheça o clima do Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial e por ser tão grande, conta com seis fusos horários e população de mais de 30 milhões de pessoas. Essa imensidão também se reflete nas variações do clima do Canadá. A parte norte é quase desabitada, com as temperaturas extremamente baixas da calota polar ártica, mas também há praias, campos, savanas semiáridas e florestas.

10 motivos e dicas pra uma viagem no Canadá durante o verão

Conheça o clima do Canadá

As quatro estações do país são todas bem definidas, principalmente na parte sul, onde estão as cidades mais habitadas que ficam próximas à fronteira com os Estados Unidos. Enquanto no verão a temperatura pode ficar acima dos 35ºC, o inverno chega a ter temperaturas menores do que -25ºC. Já o outono e primavera têm as temperaturas moderadas.

Mesmo sendo um país tão imenso territorialmente, grande parte de sua população vive a até 300 km da fronteira meridional, região conhecida pelos verões quentes, outonos agradáveis e primaveras de temperaturas amenas, estações que compreendem mais ou menos 7 meses do ano. Já o clima do Canadá no norte do país, tem temperaturas que ficam acima de 0ºC apenas em poucas semanas do ano.

Veja também: Carnaval no Canadá com neve e muita animação

Vivendo em um país de temperaturas tão distintas e estações tão contrastantes, seus habitantes já aprenderam a conviver com os climas do Canadá e vivem a vida totalmente protegidos. Não é à toa que possuem cidades subterrâneas para os dias mais frios, áreas de recreação interna, shoppings com ar condicionado e calefação e muito mais.

Conheça um pouco mais sobre o clima do Canadá em suas três principais cidades: Vancouver, Toronto e Montreal

O clima de Montreal

Montreal, localizada na província de Quebec, fica na parte do país em que o idioma principal é o francês, embora boa parte da população também se comunique em inglês. Montreal é uma das mais belas cidades do Canadá e as quatro estações são bem definidas. Durante o verão, a cidade fica vibrante e alegre. No outono, ganha um charme especial. No inverno, fica surpreendentemente cheia de neve e tem um encanto só seu. Já na primavera, se torna cheia de luz e cores.

5 vantagens incríveis de morar no Canadá

A cidade se localiza em uma área com muitas frentes de ar. Uma frente de ar vem do polo norte, enquanto outra frente de ar dos Estados Unidos vem na direção oposta. Por isso, o seu tempo é bem instável. É comum a precipitação na cidade; as chuvas são ainda mais constantes no verão, estação mais úmida. Durante o inverno, sua temperatura média é de -10ºC, com variações entre -40ºC e 25ºC. Já no verão a temperatura varia entre 21ºC e 35ºC.

O clima de Toronto

Assim como Montreal e a maior parte do Canadá, as quatro estações de Toronto são bem definidas. O seu verão é bem quente e o inverno, frio e seco. O seu tempo também é considerado instável, principalmente durante o inverno, estação em que a mínima vai de -30ºC a 0ºC e a máxima fica entre -25ºC e 15ºC. A cidade é considerada muito fria porque é famosa por seu vento, que deixa a sensação térmica ainda mais baixa, por vezes menores do que -40ºC.

O verão de Toronto é quente, com temperaturas máximas que variam entre 20ºC e 30ºC e mínimas que ficam entre 10ºC e 25ºC. Apesar de seu inverno congelante, o verão quente faz com que a cidade seja considerada uma das mais quentes do país. O outono é marcado por dias de temperaturas amenas e noites frias. A primavera costuma durar pouco e conta com dias quentes e noites frias.

Conheça os pratos típicos do Canadá

O clima de Vancouver

A cidade de Vancouver é a menos fria entre as três principais do Canadá. Sua temperatura média no inverno é a segunda mais alta do país, ficando atrás apenas de Victoria. Ao mesmo tempo, o seu verão também é feito de temperaturas médias. Seus invernos e verões amenos se devem ao fato da cidade se localizar no litoral.

A cidade também é conhecida por ter clima nublado e chuva durante muitas épocas, principalmente durante o inverno. Mas apesar de chover na cidade, suas montanhas geralmente têm neve, formando uma paisagem belíssima para admirar. Sua temperatura no inverno varia entre 0ºC e 6ºC e no verão entre 12ºC e 22ºC. Raramente seus termômetros marcam -20ºC ou 35ºC, como acontece em Montreal e Toronto.

Faça seu intercâmbio em Vancouver com a Descubra o Mundo.

Quais desses climas do Canadá combinam com o seu estilo? Comente e conte-nos suas preferências.

Comentários