em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

EU FUI: Estudar inglês na cidade de Cape Town e outras do mundo

O Pierre Pereira tem 34 anos, é advogado e mora em Caxias do Sul (RS). Ele decidiu estudar inglês na Cidade do Cabo,  mais conhecida como Cidade de Cape Town, por 3 meses na escola Good Hope Studies.

Mas não é só isso: ele deixou o Brasil em agosto de 2015 e ainda não voltou. A ideia é viajar durante um ano e fazer intercâmbios em diversos lugares. Ele já passou pela Austrália, Nova Zelândia, Malta, Itália. Neste depoimento, relata a experiência incrível que teve ao estudar inglês em Cape Town.

Faça seu intercâmbio na Cidade do Cabo com a Descubra o Mundo.
Confira: O seu intercâmbio na África do Sul: conheça a escola EC Cape Town

Se liga no depoimento:

Porque investir e estudar inglês na cidade de Cape Town

O Pierre adora viajar e o inglês dele era muito básico. Nas viagens, sentia dificuldades em se comunicar e, por isso, decidiu que era hora de estudar. Ele já estava se planejando para fazer um intercâmbio, quando a esposa foi aprovada no mestrado no exterior. Na Holanda, onde ela iria estudar, não havia escolas de inglês. Por isso, ao chegar na Europa, pesquisou e decidiu ir para a África do Sul e estudar inglês em Cape Town por 3 meses. Depois disso, passou ainda pela Austrália, Nova Zelândia, Malta, Itália.

Saiba mais: 6 ótimas razões para fazer um intercâmbio na África do Sul

1- Como é a cidade de Cape Town

Cape Town é uma cidade muito aconchegante e o ambiente é parecido com o do Brasil. As pessoas são muito acolhedoras e o clima é excelente, principalmente para quem não gosta de frio. Segundo ele, há milhares de opções de atividades e passeios.

cidade de Cape Town
Intercâmbio na cidade de Cape Town
Foto: Pierre Pereira/Arquivo Pessoal
Depoimento: Como intercâmbio na África do Sul renova as energias

2- Como é a escola Good Hope Studies

A escola Good Hope Studies tem duas sedes na cidade: uma no centro, outra em um bairro mais residencial. Ele ficou neste bairro, na sede de Newlands. O local está instalado em uma casa grande, com piscina e quintal, com uma atmosfera incrível. No centro, a escola fica em um prédio.

cidade de Cape Town
Estudar inglês na cidade de Cape Town – escola Good Hope
Foto: Pierre Pereira/Arquivo Pessoal

Segundo o Pierre, os brasileiros preferem ficar no centro por ser mais perto do restante da cidade e do agito. Por isso, na unidade de Newlands há menos brasileiros. O curso feito pelo Pierre ia de segunda a quinta, com aulas apenas no período da manhã.

3- Locomoção na cidade de Cape Town

O metrô em Cape Town é de boa qualidade e funciona bem. Mas é recomendado que se ande apenas até umas 18h. À noite, é preciso ter mais cuidado. Os taxistas podem enganar turistas cobrando a mais pelas corridas.

A dica do Pierre é usar o Uber, que funciona muito bem e é muito barato. Com 30, 40 reais é possível atravessar a cidade. Os motoristas adoram os brasileiros e sempre puxam papo (bom para praticar o inglês). Além disso, é possível compartilhar a corrida com outras pessoas, barateando ainda mais o custo.

Confira: Conheça o transporte público da Cidade do Cabo

4- Segurança em Cape Town

A segurança em Cape Town não é muito diferente do que no Brasil. Durante um intercâmbio, as pessoas tendem a ficar mais “relaxadas” e vulneráveis. Por isso, é importante ter cuidado, evitar andar sozinho à noite e ficar sempre atento aos objetos pessoais (bolsas, celulares etc.). O Pierre não viveu nenhuma situação mais tensa, mas reforçou que é importante ter os mesmos cuidados que temos em nosso país.

Veja: Qual a moda oficial da África do Sul? Saiba tudo sobre o rand

5- Moradia durante intercâmbio em Cape Town

O Pierre teve duas experiências de moradia na cidade de Cape Town: em residência estudantil e em casa de família.

  • Residência estudantil YMCA – Um dos prédios dessa residência é exclusivo da escola Good Hope. Existe divisão entre o lado feminino e masculino. Uma das vantagens é que os estudantes ali estão sempre juntos, preparando refeições ou programando saídas. A desvantagem é que, em alguns momentos, não há tanta privacidade.
  • Casa de família em Cape Town – O Pierre ficou em uma casa de família próxima à escola, em torno de 10 minutos de caminhada. Os donos eram um casal de aposentados. Na casa, havia mais um estudante angolano. Ele tinha uma suíte própria e disse que adorou a experiência. A família era fantástica e o tratava como um filho. Na casa, a internet era bem melhor do que nos outros lugares da cidade e, ali, podia contar com roupa lavada e ótimas refeições todos os dias.
Depoimento: Intercâmbio em Cape Town – 5 semanas na Cape Studies

6- Estudar inglês em Cape Town e o clima da cidade

O intercâmbio do Pierre foi de outubro a dezembro. O clima em Cape Town nessa época é agradável: sol e céu azul em quase todos os momentos do dia. Mas, atenção: mesmo no calor, é bom levar um casaco na bolsa porque venta muito na cidade, principalmente à noite.

cidade de Cape Town
Intercâmbio na cidade de Cape Town
Foto: Pierre Pereira/Arquivo Pessoal

7- O que fazer em Cape Town – dicas de passeio

O Pierre disse que há muito o que fazer em Cape Town, na cidade e arredores. Ele deu algumas dicas de points imperdíveis:

  • Garden Route
  • Lions Head
  • Table Mountain
  • Signal Hill

Todos com visuais incríveis! Para quem gosta de compras e gastronomia, Waterfront é a pedida.

Com relação às praias, o destaque fica para Camps Bay, Clifton e Muizenberg.

cidade de Cape Town
Intercâmbio na cidade de Cape Town
Foto: Pierre Pereira/Arquivo Pessoal

Que conhecer outras escolas de inglês ao redor do mundo, em outras cidades? Então use nossa tabela online de comparação de cursos de intercâmbio:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Ficou babando nesse ano sabático do Pierre? Nós também! Ele vai voltar para falar sobre outros destinos. E se alguém aí tiver interesse em conhecer a África do Sulestudar inglês em Cape Town não deixe de contatar os especialistas da Descubra o Mundo que sabem tudo de intercâmbio!

Comentários

comentários