em Canadá

10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá

Quem não quer estudar fora do Brasil e aperfeiçoar o currículo com um curso feito em outras terras? Muita gente, eu diria. Contudo, às vezes, os custos podem ser bem salgados e pesar no bolso de uma maneira que não dá para aguentar. Por isso, a alternativa de tentar conseguir uma bolsa de estudos no Canadá é uma saída que pode dar certo. Além disso, o custo de vida no Canadá é relativamente mais barato que nos Estados Unidos ou nos países a Europa, por exemplo. Veja com oconseguir uma bolsa de estudos no Canadá.

Acordo entre Brasil e Canadá proporcionam boas chances

Uma boa dica é: A fundação Capes mantida pelo Ministério da Educação do Brasil, promove constantemente oportunidades de bolsas de estudos no Canadá para graduação, mestrado e doutorado, além de pesquisas e especializações. Fique de olho o site e aguarde as novidades.

Além disso, o Brasil e o Canadá possuem acordos como o programa Capes/DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá), que facilitam a ida de estudantes brasileiros para as principais universidades canadenses. Essa pode ser uma boa oportunidade para quem deseja algo a mais na profissão. E o melhor, durante 2015 e 2016 essa parceria ainda vai continuar. Ou seja, sua chance está aí, batendo à porta.

Confira algumas dicas de intercâmbio no Canadá

Cuidado e calma. Não adianta se desesperar

Primeiro você tem que decidir qual é a universidade que deseja estudar e o que vai ser estudado. Depois, entrar no site delas e preencher os formulários de inscrição. Normalmente, as universidades canadenses são bem atenciosas com alunos brasileiros e ajudam de alguma maneira. Além disso, também é indicado que você tenha o apoio de um professor brasileiro, da sua faculdade ou escola. Ele vai poder te dar indicações de como proceder na sua conquista por uma bolsa de estudos no Canadá.

Depois que as fichas estiverem preenchidas e tudo estiver encaminhado, não esqueça de já procurar a documentação necessária para a retirada do seu visto.

Fique de olho na documentação para o seu visto

Esse é um ponto essencial. Tirar o visto para o Canadá é relativamente fácil, contudo reunir toda a documentação pode levar algum tempo. Então, é preciso atenção, tudo bem? Anote todos os documentos que vai precisar, corra atrás e quando conseguir é só comemorar. Um checklist de documentos. Compre uma pasta para armazenar todos, e não esqueça que a foto para o visto tem que ser 3×5. Se você for com a 3×4 comum, achando que eles vão aceitar, pode ter uma decepção. Quanto a isso, há um rigor bem efetivo.

Entrevistas presenciais

Você escolheu a faculdade, enviou a ficha de inscrição e já está correndo atrás do visto de estudante? Ótimo! Primeiro passo dado. Agora, tem as entrevistas presenciais. São nelas que os entrevistadores observam a sua conduta e seu comportamento. Além disso, eles também prestam atenção no seu comprometimento e no domínio do idioma. Para cada programa, há um nível de inglês exigido. Fiquei de olho neste nível e prepare-se estudando bastante. Outro ponto importante é deixar claro suas intenções com o curso e como você deseja extrair todo o conhecimento disponibilizado.

Cuidado com o dinheiro

Depois que estiver tudo certo e todos os trâmites para sua viagem e bolsa de estudos no Canadá estiverem encaminhados você começa a organizar as outras coisas. Uma delas é o dinheiro. Faça um cálculo preciso de todos os gastos necessários. Tente utilizar cartões internacionais que podem ajudar na hora de alguma compra no Canadá.

Uma boa alternativa é um cheque viagem, além de ser segura. O estudante sai do país de origem com um cheque nominal, que pode ser sacado em um banco internacional do país de destino.

Se você não se planejar direitinho a sua família pode garantir o envio de mais dinheiro. Contudo, além de ser burocrático, custa caro enviar dinheiro para o exterior. Por isso, se programar é sempre a melhor opção.

Vacine-se antes de sair do Brasil

Atenção. Alguns países pedem atualização de vacinas, com relação a algumas doenças. Quer saber aonde encontrar a relação das vacinas? Basta entrar no site do consulado canadense e fazer a checagem. No geral, é recomendado que você tome a vacina 10 dias antes da viagem.

Seguro Saúde, uma prevenção necessária

Ao viajar para aproveitar sua bolsa de estudos para o Canadá você vai estar mega feliz, certo? Certíssimo. Contudo, alguns imprevistos acontecem e você pode pegar uma gripo, resfriado ou algo do tipo. Normalmente a saúde do Canadá é ótima. Coisa de primeiro mundo. Mas é um pouco cara. Então, para economizar na sua viagem, um Seguro Saúde pode ser essencial.

Agentes de imigração, tenha atenção com eles

Ao desembarcar no Canadá, tenha cuidado com os agentes de imigração. Eles costumam trabalhar para confundir, em muitos casos. E como você vai estar com a adrenalina a mil em um país diferente, corre riscos de se equivocar ao passar alguma informação. Portanto, cuidado, parcimônia e sinceridade. Mantenha sempre seus documentos em mãos e responda apenas o que foi questionado.

Escolhas que fornecem bolsas de estudo no Canadá

Além de todas as universidades, há algumas escolas que também fornecem bolsas de estudos no Canadá. Confira o site de cada uma e veja se encaixa no seu perfil de estudo.

Jeanne Sauvé Public Leadership Scholars Program

Emergin Leaders in the Americas Program (ELAP)

Vanier Canada Graduate Scholarships

Bating postdoctoral fellowships

Você também pode ler:

Principais universidades canadenses
Visto de estudante no Canadá
Faça seu intercâmbio para o Canadá com a Descubra o Mundo.
Intercâmbio: baixe nosso ebook completo e grátis.

Comentários

comentários