em Irlanda

Tudo sobre a Irlanda, para você se encantar

Aos poucos, a Irlanda vem ganhando o gosto dos brasileiros e se tornando um dos destinos preferidos. O principal motivo? Um povo simpático e festeiro em um país que sabe acolher muito bem quem vem de fora. Além disso, preços mais acessíveis e toda a Europa a seu dispor! Apresentamos, com muito prazer, tudo sobre a Irlanda!

Tudo sobre a Irlanda, contexto geográfico

Para começar, uma breve contextualização geopolítica para quem perdeu essa informação em algum momento da vida: a capital da Irlanda é Dublin, enquanto a da Irlanda do Norte é Belfast. Sim, são dois países diferentes desde 1921, quando a ilha foi dividida. Nessa região, os destinos mais populares entre estudantes estrangeiro são Dublin, Galway, Cork e Limerick, todas pertencentes à Irlanda, que tem uma população total de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

Os primeiros nativos chegaram ao país há pelo menos 9 mil anos. Tanta história se reflete nas construções das cidades, que carregam um clima medieval de conto de fadas. Castelos, paisagens campestres, construções de pedra dão um charme especial ao país. Praticamente tudo sobre a Irlanda possui um contexto histórico e uma conotação bem importantes e centralizadas em séculos de construção.

Ashford Castle | Mayo-Galway, Irlanda
Ashford Castle
Mayo-Galway
Tudo sobre a Irlanda

Inglês na Irlanda, é muito difícil?

Assim como acontece na Inglaterra, muita gente fica receosa de escolher a Irlanda como destino de intercâmbio por causa do inglês local. De fato, é diferente: com um toque britânico, é influenciado pelo idioma local (o irlandês, também chamado de gaélico) com sotaque, alguns regionalismos e palavras próprias. Mas não há nada de assustador nisso.

Além do mais, é preciso entender que não existe um inglês “melhor” ou “correto”: existem maneiras diferentes de se comunicar mundo afora. Quanto maior for o seu contato com essa diversidade, melhor! Ao descobrir tudo sobre a Irlanda, você vai perceber que o inglês nem de longe vai ser uma barreira, quando você estiver por lá.

Estudar na Irlanda com permissão para trabalhar

Sem dúvida, uma das grandes vantagens em fazer intercâmbio na Irlanda é o fato de o estudante ter permissão para trabalhar e juntar uma graninha durante o período longe de casa – algo que não é permitido em muitos países. Quem se matricular em cursos com duração mínima de 25 semanas, pode trabalhar 20 horas semanais durante o período de estudos e outras 40 horas durante as férias ou pausas escolares. Isso tudo dentro da lei, sem infringir nenhuma regra: basta que o estudante tire gratuitamente um documento chamado PPS (Personal Public Service).

Com estas dicas você vai entender mais sobre como é estudar e trabalhar na Irlanda

Tudo sobre a Irlanda, clima cinzento, romântico e chuvoso

A parte não tão agradável: quem escolhe a Irlanda como destino deve se preparar para dias cinzentos, gelados e chuvosos. O clima sofre grande influência da corrente do Golfo e dos ventos oceânicos, que se encarregam de trazer muitas nuvens à ilha. Assim, prepare o cachecol: as temperaturas médias são de 4°C no inverno e 16°C no verão, aproximadamente.

St. Patricks’s Day

Mas nem mesmo o frio derruba os ânimos. Pubs, cervejas, festivais, música e festas se encarregam de quebrar o clima naturalmente depressivo. O país é lar do tradicionalíssimo St. Patrick’s Day, celebração anual que toma as ruas em todos os cantos; a Guinness, uma das cervejas mais famosas do mundo, também surgiu na Irlanda, e virou uma espécie de bebida-símbolo de comemorações entre amigos; foi em Dublin que Bono Vox e seus amigos criaram uma banda de rock chamada U2, que tocou seus primeiros acordes em pubs da cidade.

St. Patrick's Day | Irlanda
St. Patrick’s Day
Tudo sobre a Irlanda

Tudo isso para reforçar que a animação corre na veia dos irlandeses e contagia todos que passam por ali. Permita-se ser contagiado também. Agora você já sabe quase tudo sobre a Irlanda. Tudo mesmo você só vai descobrir quando desembarcar em um país que vai te proporcionar uma das melhores experiências da sua vida.

Artigos relacionados para saber tudo sobre Irlanda:

___________

FICHA TÉCNICA

País: Irlanda

Capital: Dublin

Clima: úmido – nublado com chuvas frequentes

Visto: desnecessário para quem ficar por até 6 meses

Moeda: euro (valorizado em relação ao real)

Faça seu intercâmbio para a Irlanda com a Descubra o Mundo.

Comentários