em Irlanda

GNIB Irlanda, tudo o que você precisa saber

Seu objetivo é fazer um intercâmbio na Irlanda e passar mais de 3meses? Passar um bom tempo estudando inglês na terra dos pubs e das festas? Da Europa com um jeito “simples” e interiorano de ser? Então, a Irlanda é o país perfeito!

Contudo, para poder estudar legalmente por mais de 90 dias, você precisa ter o GNIB Irlanda. 

Estudante que vão permanecer 90 dias ou menos podem viajar com visto de turista.

Certo, e o que é GNIB Irlanda? Vamos por partes! Explicaremos tudo!

Tudo o que você precisa saber para fazer intercâmbio na Irlanda

O que é GNIB?

O GNIB (Garda National Immigration Bureau) é nada mais do que um documento de registro bem parecido com o nosso R.G. Nele, constam todas as informações pessoais que servirão para comprovar a legalidade de você, no caso um estrangeiro, estudando na Irlanda. o GNIB é obrigatório para quem vai estudar na Irlanda por mais de 1 mês.

Como tirar o GNIB na Irlanda

O processo para tirar o GNIB na Irlanda é um tanto quanto demorado. Vamos lá? Primeiro, você vai precisar se dirigir ao seguinte endereço: 13-14 Burg Quay, Dublin 2 em Dublin. Mas, antes de chegar lá, precisa reunir alguns documentos que são obrigatórios.

Passo a passo para tirar o seu GNIB Irlanda

Primeiro de tudo, você precisa ter uma moradia fixa e precisa apresentar o endereço dessa moradia.

Carta da escola – A escola que você escolher para fazer o seu intercâmbio vai te dar uma carta. É com ela que você vai confirmar que é estudante e partir para o terceiro passo. Na carta, que é redigida em inglês, vão as suas informações pessoais e a autorização da escola para:

Abertura de conta em um banco irlandês. Sim, é necessário ter uma conta em um banco na Irlanda. Mas, a escola também vai te ajudar indicando o melhor banco.

Com a carta e o passaporte em mãos, basta você se dirigir ao banco indicado pela escola. Há algumas agências nas quais é preciso marcar hora e dia. Em outras é possível abrir a conta no mesmo dia.

Como existem muitos brasileiros morando em Dublin os bancos já estão acostumados com estes trâmites e o processo costuma ser bem rápido. Ah, não esqueça de ter 5 euros em espécie, porque você vai precisar depositar na conta que acabou de abrir.

Pronto. Agora é só ir pra casa e esperar pelo recebimento do cartão e da senha. Lembre-se que você vai receber duas correspondências. Uma com um cartão e alguns dias depois outra carta com a senha.

Agora, vem a parte monetária da coisa. Com a conta aberta é preciso depositar no mínimo 3 mil euros. Por quê? Porque esse é o valor mínimo para quem vai fazer um intercâmbio de 6 meses, por exemplo. Menos que isso, o governo irlandês vai entender que você não tem condições de se manter no país.

Solicitação do extrato oficial. Agora que você já tem a conta e já depositou os 3 mil euros, solicite ao banco um extrato oficial. Você vai precisar levar no dia da solicitação do GNIB.

Depois de todos estes trâmites e com o documento em mãos, é só seguir para o endereço que já citamos. Prepare-se, você vai esperar de duas a três horas para poder sair com o seu GNIB.

Dicas no dia de tirar o GNIB Irlanda

  • Procure ir na parte da manhã.
  • Preste atenção na sua senha. Eles chamam pelo nome e se o seu for complicado o atendente vai falar da maneira que ele entender.
  • Leve sempre o telefone da escola. Caso você tenha alguma dúvida, é só pedir para eles ligarem.

Você também pode gostar de:

Viaje para a Irlanda com a Descubra o Mundo.

Comentários