em Intercâmbio

Visto de Estudante x Turista

Você sabe qual a melhor opção de visto pro seu intercâmbio?

Está pensando em fazer um intercâmbio? Já escolheu o país que deseja conhecer? Ótimo. Mas você já sabe se vai precisar tirar um visto?

https://www.youtube.com/watch?v=L-xpHAKfDxY

Quando começamos a nos preparar para fazer um intercâmbio é necessário analisar diversas coisas com relação à escola. Mas muito antes disso, é preciso saber se o seu destino exige ou não um visto, e qual o tipo de visto. E esse processo pode levar até 40 dias.

Na maioria dos países da Europa não é necessário visto de estudante se você for ficar até 12 semanas. O que se torna uma ótima opção quando você resolve fazer um intercâmbio em uma data muito próxima. Já tem o passaporte? Então agora é comprar curso, passagens e vamos nessa!

Mas se você está buscando um intercâmbio na América do Norte ou na Austrália, por exemplo, será necessário tirar o visto.

Veja ainda: Quanto custa um High School?

Visto de estudante ou de turista?

O tipo de visto que você deverá tirar será de acordo com a duração do seu curso. Confira:

Visto americano

O visto de estudante americano é ideal para quem pretende estudar um longo período nos EUA e fazer uma caga horária intensiva. É necessário fazer a matrícula no curso, e seu visto terá a validade pela mesma duração do visto. E a maioria das escolas pede uma comprovação financeira de aproximadamente US$3.000 por mês de estadia no país.

Agora, se você quer fazer um curso leve e passear, ou só pode fazer até 4 semanas de aula, é possível ir com o visto de turista. Mas ele só permite cursos de até 12 semanas, e no máximo 18h de aula por semana. A comprovação financeira para o visto de turista é de aproximadamente US$1.500 por mês de estadia.

Veja também: Quais os cursos mais populares no Canadá?

Visto canadense

Se deseja fazer um curso no Canadá, também há as duas opções. O visto de turista permite que o aluno estude até 6 meses no país, e não há carga horária mínima ou máxima. Ele será válido tanto para turismo quanto para estudos de até 24 semanas.

Se o curso que você deseja fazer é mais longo que 6 meses, então será necessário tirar o visto de estudante, que valerá pelo período do curso, uma comprovação de aproximadamente CS$1.200/mês de estadia e ainda requer um exame médico.

No entanto, se você já tiver o visto de turista Americano e ainda válido, é possível aplicar para o eTA – Electronic Travel Authorization – que te permite entrar no país como turista por via aérea. O processo é online e bem simples.

Já sabe onde vai estudar e por quanto tempo? Então já pode começar a preparar sua documentação!

Comentários