em Inglês

Bolsa de intercâmbio: consiga a sua com estas dicas

Bolsa para cursos de inglês no exterior é o sonho de muitos estudantes. E com razão, pois esta é uma das melhores experiências de vida e acadêmicas que se pode agregar à sua história e ao seu currículo. Mas como conseguir uma? A trilha não é fácil, demanda paciência, estudo e muita dedicação e perseverança. Não se iluda: bolsas de intercâmbio só são concedidas aos melhores!

Por isso, fizemos uma lista de dicas para que você se supere em cada um desses pontos, buscando aumentar sua chance de conseguir a tão sonhada bolsa de cursos de inglês no exterior.

De cara, uma conselho: seja o mais fluente possível no idioma do país em que pretende se candidatar à bolsa! E uma maneira rápida de conseguir isso é fazendo um intercâmbio de língua nesse próprio país, alguns meses antes de iniciar o curso.

Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.
Veja: Estudar na Inglaterra: intercâmbio, faculdade ou mestrado?

Dicas para conseguir bolsa de curso de inglês.

Antes de começar a ler as dicas, tenha em mente que uma faculdade ou universidade só vai dar bolsas de cursos de inglês para alunos que sejam realmente um investimento para ela. Pessoas com quem ela possa contar no futuro e cujo trabalho junto a instituição de ensino a valorize de alguma forma. Portanto, esforce-se ao máximo, seja o melhor e cada um destes pontos!

1- Idioma fluente

Se você pretende apenas concorrer a uma vaga de graduação ou mesmo pós-graduação, sem bolsa, o idioma avançado pode até ser aceito, depois de fazer as provas e testes obrigatórios de proficiência. Mas para conseguir um curso de inglês com bolsa de estudos, seu domínio da língua tem que ser realmente fluente. Portanto, a primeira coisa a fazer é estudar esse idioma até a exaustão.

Veja mais: 8 dicas para quem vai fazer intercâmbio aproveitar ao máximo

2- Ótimas notas

Pense assim: imagine ser o responsável por conceder bolsas para cursos de inglês de uma universidade. Concorda que o primeiro critério a ser usado, antes de entrevistas, cartas de apresentação, testes, provas, documentos etc., serão as notas do candidato no curso anterior?

Então a dica é ter boas notas sempre. Isso não quer dizer que você deve desistir se não tiver um currículo escolar com tudo “A”, quer dizer que precisa se esforçar mais ou, se ainda está cursando a faculdade ou mesmo o ensino médio, conseguir as melhores notas!

Veja também: Mestrado Inglaterra: saiba como se candidatar

3- Cartas de apresentação

Isso é muito usado em diversos países. Seus professores escrevem cartas elogiando você, seus esforços, sua capacidade e explicando de uma maneira toda acadêmica porque você merece um curso de inglês no exterior com bolsa naquela instituição. Tem que ser professores de alto nível. A dica é sempre ter bom relacionamento com seus professores para poder conseguir boas cartas. Lembre-se: eles só falarão a verdade…

4- Cartas de intenção

Outro método muito usado são as cartas de intenção. As universidades pedem que você demonstre porque merce ser escolhido para o programas de bolsas de intercâmbio, o que o atraiu naquela instituição, que campos de pesquisa pretende abordar e como pode contribuir para o crescimento daquela escola. Não seja dramático ou emocional. Seja objetivo! Ah, a gramática e a ortografia tem que ser perfeitas!

Saiba mais: MBA nos Estados Unidos: conheça os 6 melhores

5- Documentos e certificados para bolsa de curso de inglês

Evidentemente que para conseguir sua bolsa de curso de inglês você terá que mostrar suas credenciais acadêmicas, diplomas, históricos escolares e certificados. Tudo devidamente traduzido, é claro! Quais e de que forma fazer, vai depender da cada país e até mesmo da burocracia de cada universidade. Informe-se com antecedência!

Outra providência são os vistos de estudante. Contate as embaixadas correspondentes ou pesquise me nosso blog dicas como esta:

Confira: Visto estudante Austrália: tudo que você precisa saber

6- Certificados de proficiência em língua estrangeira

Vão ser exigidos, com certeza! Os mais comuns em inglês, por exemplo, são: TOEFL, Cambridge e IELTS. Em outros países outros tipos de certificação serão exigidos.

Veja: Principais exames de proficiência em inglês – TOEFL, IELTS, Cambridge

7- Pesquise sites de ongs que concedem bolsas

Além de preencher dezenas de formulários diretamente nos sites das universidades onde vai pedir suas bolsas para curso de inglês, uma ideia inteligente é procurar organizações não governamentais que se dispõem a ajudar estudantes que buscam estudar com bolsa no exterior, veja alguns deles:

8- Pontinhos extras!

Existem algumas atividades que podem te dar alguma ajuda na hora de ser selecionado para um programa de bolsas para cursos de inglês, como trabalhos comunitários, participar da “empresa júnior” da faculdade, grupos de debate, diretório acadêmico e também prêmios, como troféus ou diplomas de melhor aluno e também de desempenhos esportivo.

Saiba mais: 7 requisitos para fazer mestrado no Canadá

Como viu em nossas dicas para conseguir bolsa de intercâmbio, é preciso muito esforço, dedicação e estudo! Mas lembre-se: muitos conseguem! Existem diversa histórias de brasileiros que realizaram esse sonho e você também pode ser um deles. Que tal começar reforçando seus conhecimentos do idioma estrangeiro?

Confira: Aprender inglês nos Estados Unidos é agora! Até 40% off

Comentários