em Intercâmbio

Intercâmbio escolar para estudantes do ensino médio: matricule-se agora!

O intercâmbio escolar, também conhecido como intercâmbio High School no exterior, é uma oportunidade única para estudantes ainda no ensino médio aprenderem de uma vez por todas um novo idioma.

Não é por acaso que essa é uma das modalidades mais procuradas entre os jovens. O diferencial está na imersão no idioma, pois as aulas do ensino médio são todas em inglês, alemão, francês, o que varia de acordo com a língua falada no país escolhido.

Não vê a hora de fazer o intercâmbio escolar e quer ficar por dentro das principais informações? Vamos lá!

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Intercâmbio High School nos EUA, quanto custa?

Tudo que você queria saber sobre intercâmbio escolar

Qual a experiência ao fazer intercâmbio no ensino médio?

Geralmente estudantes na faixa etária de 14 e 19 anos podem optar pelo intercâmbio escolar em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Bélgica e outros. A temporada de estudos varia bastante podendo ser de seis meses a um ano.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que o intercâmbio High School é o método mais eficiente no aprendizado de um idioma? A resposta é simples, o maior contato com a língua e a imersão total que vai desde a rotina escolar, até a doméstica, pois o estudante passa a morar e conviver com os nativos.

Imagina toda uma rotina modificada por uma nova cultura, hábitos e amigos? Essa é uma experiência intensa e até mesmo adolescentes sem nenhum conhecimento do idioma, com empenho, conseguem a fluência.

Veja também: O que é intercâmbio estudantil: a melhor escola de idiomas!

Aproveite para aprender o quanto antes!

Aqui não estamos nos referindo a capacidade intelectual, obviamente com 15, 40, ou 70 anos você aprende um idioma, basta se dedicar. Mas a questão é o tempo disponível. Quando adolescentes, a única preocupação são os estudos, pelo menos para maior parte dos jovens, podendo se dedicar por mais tempo.

A mente está arejada, livre de preocupações com contas e todos aqueles pepinos adultos. Na adolescência, estamos abertos para fazer novas amizades na escola sem receio e acabamos ampliando naturalmente o leque social.

No intercâmbio escolar conhece pessoas da mesma faixa etária na sala de aula, constrói novos laços e algumas amizades podem perdurar por muitos e muitos anos, o que mantém o contato com a língua e cultura.

Veja mais: Como conseguir um intercâmbio, passo a passo

Qual a diferença do intercâmbio escolar dos demais intercâmbios?

Além das vantagens mencionadas acima no intercâmbio escolar predomina o que chamamos de maior envolvimento emocional. Quando somos adultos e vamos estudar em outro país existe a ansiedade e pressão, afinal a pressa faz parte da rotina adulta, o que tira a fluidez do aprendizado.

Existe pressão para aprender o mais rápido possível e garantir logo o emprego dos sonhos. Já quando somos adolescentes aprender é em prol do conhecimento. As pressões sociais ficam de lado, assim como os preconceitos.

Geralmente em intercâmbios na fase adulta acabamos conhecendo brasileiros e dialogamos em português boa parte do tempo, o que é mais uma barreira no contato com a língua que deseja aprender.

A dedicação faz a diferença em vários métodos de estudo, mas quando existe a oportunidade de fazer o intercâmbio High School, essa é sem dúvida a melhor escolha de aprendizado.

O convívio intenso com os moradores e amigos geram laços e tornam o ato de aprender um exercício natural, por isso é comum pessoas que tiveram a experiência do intercâmbio escolar não esquecerem o idioma, mesmo quando já estão no Brasil por bastante tempo.

Como é a hospedagem no intercâmbio escolar?

As famílias voluntárias são selecionadas pelo instituto responsável pelo intercâmbio. Antes de embarcar o estudante irá passar por algumas burocracias, como preencher documentos com informações pessoais sobre si mesmo e a família, relatar os hábitos, condições de saúde e outros dados que serão repassados para a família que irá hospedar.

Mais ou menos 15 dias antes da viagem o intercambista irá ter acesso às informações sobre a família que irá recebê-lo, conhecer a casa que vai se hospedar e esclarecer dúvidas sobre a rotina, cidade em que vai morar, hábitos, etc.

Confira: Host family, intercâmbio em casa de família e cheio de vantagens

Quanto custa fazer o intercâmbio estudantil?

A Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Culturais (Belta) avalia o custo médio de US$ 14.975,00. O preço varia de acordo com a moeda do país de destino e a taxa de câmbio na época da viagem.

O estudante repete o ano quando faz intercâmbio estudantil?

Essa é uma preocupação frequente entre os interessados em intercâmbio escolar. A resposta é não. Quando o aluno opta por estudar fora isso acarreta numa série de benefícios que somam em pontos e para comprovar o intercâmbio irá receber um histórico escolar do exterior (transcript).

O Ministério da Educação (MEC) apenas estabelece a regra que obrigatoriamente o aluno deve cursar as matérias, como Matemática, Língua (local), Ciências, Estudos Sociais e Educação Física.

Para evitar futuros problemas converse antes da viagem com o diretor da escola em que estuda no Brasil e já cheque se aceitam o histórico do intercâmbio. Não se esqueça de separar o histórico com antecedência, pois esse documento será imprescindível para comprovação na escola brasileira.

Assim que possuir o histórico, o consulado brasileiro do local necessita validar. Confira antes qual o formato adequado, valor da taxa etc. Faça você essa tarefa e evite deixar para outras pessoas quando retornar ao Brasil.

Assim, elimina possíveis problemas e pode viajar tranquilamente de volta para o país natal, curtir toda a família, quarto, cachorro e com certeza, sentir uma baita saudade do intercâmbio e todas as amizades que pôde fazer.

Confira também: Partiu intercâmbio de férias: preços incríveis!

Na dúvida sobre qual a melhor escola para fazer seu intercâmbio? Use nossa tabela online de cursos e compare as melhores escolas ao redor do mundo:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Confira depoimentos de intercambistas que passaram pela experiência do intercâmbio e adoraram:

Comentários