em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Mochilão pela Europa – 11 dias num roteiro de viagem incrível!


Quem nunca sonhou em fazer um mochilão? Pois é, mas sempre dá um pouquinho de medo de todas as coisas que podem dar errado… Mas você já ouviu falar na Topdeck?

A Topdeck é uma agência que vende tours pelo mundo, parceira da Descubra o Mundo, que garante que seu mochilão seja sem dor de cabeça do começo ao fim!

Hoje a gente vai conversar com a Monique, que é especialista em intercâmbio e trabalha aqui com a gente. Ela foi com a Topdeck fazer um tour maravilhoso pela Europa! Vamos ver como foi!

Oi Monique! Conta pra gente como você decidiu fazer um mochilão!

Oi! Na verdade, eu fiz uma viagem com a Topdeck nas férias. É como se fosse uma viagem em grupo, mas você tem total liberdade de ir e vir; não é algo regrado onde você só conhece o que a empresa determina.

E como foi a escolha do lugar?

Eu optei por esse tipo de viagem, pois no meu periodo de férias, não tinha nenhuma amiga disponível para viajar comigo, logo, me pareceu uma boa idéia unir o útil ao agradável.

O pacote que eu escolhi é chamado Winter Express, e como o nome já diz, ele acontece no inverno na Europa. Os lugares onde passamos foi Londres, Paris, Alemanha, Amsterdã e Suíça!


Ao longo da viagem, onde vocês ficavam hospedados?

As hospedagens eram em hostel. Quando estávamos na Itália, ficamos em um hotel 3 estrelas, e foi muito legal receber esse tipo de upgrade em uma viagem estilo Hostel Plus. Todos os hostels eram muito bem localizados, inclusive ficamos em duas redes famosas de albergues da Europa.

O melhor de tudo é que os quartos eram divididos apenas entre as pessoas que estavam no tour com você. Dessa maneira, você acabava conhecendo bem as pessoas, logo era possível dar uma “relaxada”.

Quando você faz uma viagem como essa, por conta própria, você nunca sabe direito quem está dormindo ao teu lado. No meu quarto dormiam sempre 6 meninas.


Parece ser tudo muito organizado! Qual foi a coisa que você mais gostou na sua viagem?

O que eu mais gostei, é que quase tudo estava incluso no pacote, que já é pago aqui no Brasil. Por exemplo, no meu pacote, tinha café da manhã todos os dias, jantar alguns dias, alguns passeios e coisas assim.

Outro ponto positivo é que os passeios opcionais saíam muito mais em conta por sermos um grupo. Por exemplo, a gôndola de Veneza custa por volta de 80 euros por pessoa, mas nós pagamos apenas 20 euros, então é uma boa economia.

Eu gostei também do fato de que não é necessário viajar com aquela mochila gigante que o pessoal usa para fazer mochilão. Na Topdeck, você tem direito à levar uma mala grande e uma mochila, que vai dentro do ônibus. É realmente muito bom não ter que se preocupar com a bagagem, pois quem já viajou pela Europa sabe que dentro do ônibus ou qualquer tipo de transporte público, é sempre necessário tomar muito cuidado com seus pertences.

Eu diria que a única coisa que eu não gostei, é que o tour é muito rápido, ou seja, você tem que se programar muito bem para conhecer tudo. Para mim, deu tempo de ver tudo o que eu queria. A única coisa que eu mudaria, foi no dia que fomos para Rhine Valley, que é uma região da Alemanha. Talvez seria melhor passar mais um dia em Munique, pois chegamos na cidade pela noite e não deu tempo de fazer quase nada.


Como funcionava o transporte com a Topdeck?

A Topdeck tem um ônibus exclusivo, que faz o trajeto de uma cidade para outra. Dentro desse ônibus tem wi-fi, e durante o trajeto, vamos parando para almoçar, ir ao banheiro, etc. Não é maçante, muito pelo contrário, é muito divertido. Alguns dias nós vimos filmes, e no começo, rolou um papo bacana para todo mundo se conhecer.

Você comentou que quase tudo no tour já está incluso no pacote – Fora isso, se gasta muito dinheiro?

Eu, pessoalmente, gastei quase 450 euros em 10 dias, pois não tive que me preocupar com quase nada, apenas algumas refeições e alguns passeios.

O mais bacana é que você consegue ver o valor de alguns passeios com antecedência, permitindo assim se programar bem antes da viagem. Na verdade, eu só gastei tudo isso, pois queria fazer um passeio para Jungfrau, na Suíça, e isso consumiu boa parte do meu budget (cerca de 200 euros).

Nas refeições, eu gastava em torno de 10 a 15 euros, mas alguns dias muito menos que isso. Também comprei alguns souvenirs e vinho, que valia muito a pena comprar na Itália, pois custava cerca de 5 euros uma garrafa.


Como era a vida noturna no mochilão?

Bem legal! Quase todos os dias, o pessoal se reunia para fazer um happy hour, e eu fui em alguns dias. É uma ótima oportunidade para confraternizar e praticar o inglês!

E no tempo livre, o que vocês faziam?

Passeios e mais passeios! Eu AMEI todos eles! Mas o que eu mais gostei, foi Jungfrau, na Suíça. A balada do Balmers Hostel também é muito legal. O passeio na Hofbräuhaus, uma cervejaria em Munique, também foi muito divertido! Ou seja, gostei de absolutamente tudo.


Você foi no inverno, né? Tava muito frio lá?

Sim, era inverno! Mas por sorte, fomos muito abençoados, pois a maioria dos dias, fez um sol inexplicável!

Numa escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Topdeck para um amigo ou familiar?

No geral, o que você achou da Topdeck?

A Topdeck é realmente incrível! Foi uma experiência muito bacana, inclusive mantenho contato com os amigos que fiz lá até hoje. A nossa guia conhecia muito bem os lugares, era muito carismática e organizada. Com certeza recomendo para todo mundo, especialmente quem quer viajar e não tem companhia.


Me conta um pouco do pessoal que viajou junto!

Bom, a média de idade era de 22 a 30 anos, e a maioria das pessoas eram meninas viajando sozinhas, de praticamente todos os lugares do mundo, mas principalmente Austrália e Nova Zelândia.

Deu para aprender inglês?

Eu já fiz um intercâmbio no Canadá, logo já falava inglês. Mas mesmo assim, o mochilão foi ótimo para relembrar e dar uma desenferrujada na língua.

O que você achou da duração? 11 dias é pouco?

É pouco sim! Por mim eu ficava viajando por pelo menos uns 40 dias.

Numa escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Descubra o Mundo para um amigo ou familiar?

Comentários