em Inglês

Podcasts em inglês: pratique o idioma e ainda fique por dentro dos assuntos que mais curte

Aprender uma nova língua é um processo trabalhoso, mas altamente recompensador. Um novo idioma possibilita uma nova forma de ver o mundo, não apenas pela estrutura linguística em si, e sim pelo acesso a novas culturas.

O inglês é a escolha mais comum no Brasil e no mundo, e uma boa forma de praticá-lo no dia a dia é ter o hábito de escutar podcast em inglês. Permite a prática do idioma ao mesmo tempo em que agrega cultura e conhecimento para o usuário.

Mas por onde começar?

Separamos cinco podcasts em inglês reconhecidos pela qualidade do conteúdo apresentado. São programas perfeitos para escutar durante o trajeto até o trabalho ou mesmo em casa na hora de relaxar.

Já pensou em estudar inglês no exterior?

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Que tal usar vídeos para treinar inglês se divertindo?

5 podcasts em inglês que você não pode deixar de ouvir

1- Science VS

Que tal aprender sobre ciência de uma forma mais divertida? Esta é a proposta do Science VS da Gimlet Media.

Como a própria proposta do podcast diz, há diversos modismos, blogs e opiniões fortes, mas então há a ciência.

Cada episódio explora um tema específico, confrontando opiniões com fatos para chegar a verdade. Isso de uma forma bastante dinâmica e descontraída, graças à excelente apresentação de Wendy Zukerman.

Dica de episódio

Vitamins & Supplements – Are They Worth: este episódio investiga os benefícios reais de vitaminas e suplementos que tomamos diariamente. Será que eles valem o investimento?

2- Philosophy 24/7

Usando conceitos filosóficos para explorar questões mais atuais, o Philosophy 24/7 se destaca pela linguagem fácil, pausada e bem estruturada. Munido dos principais conceitos dos principais filósofos do Ocidente, Jonathan Birch investiga questões do nosso dia a dia.

Dos possíveis benefícios do uso de drogas psicodélicas até nossa inerente dificuldade em lidar com mudanças, não há tema que não seja explorado aqui. Certamente faz por merecer uma posição na sua lista de podcasts em inglês.

Dica de episódio

Evolution and Cooperation: este episódio explora o altruísmo de alguns animais, analisando-o sob um ponto de vista da teoria da evolução. Em seguida, faz um paralelo com a cooperação entre seres humanos.

Veja também: Site para conversar em inglês com nativos: conheça 8 opções para ficar craque no idioma

3- 99% Invisible

Provavelmente um dos podcasts em inglês mais interessantes da atualidade, explorando o “99% invisível” do nosso cotidiano. Coisas que não prestamos muita a atenção, e o que há de mais curioso por aí.

Por exemplo, aborda a escolha de Sigmund Freud pelo sofá em vez de uma poltrona. Ou mesmo sobre a origem do popular biscoito da sorte. Isso para mencionar apenas dois episódios interessantes, já que o acervo de conteúdo é enorme.

Dica de episódio

Episode 264 – The Age of the Algorithm: aborda os algoritmos que todos nós dependemos diariamente, mesmo que não tenhamos consciência disso, e suas implicações em nossas vidas.

4- Intelligence Squared US Debates

O grande atrativo do Intelligence Squared US é promover debates altamente enriquecedores sobre os principais temas políticos e econômicos da atualidade.

Sempre contando com representantes de peso posicionados em lados opostos, os assuntos vão desde discussões sobre a possibilidade de app de relacionamento terem eliminado o romance das relações até a viabilidade do sistema de saúde universal americano.

No início de cada debate há uma pesquisa sobre a opinião da plateia. Ao final é realizada uma segunda pesquisa, verificando que mudou de opinião. Ou seja, há uma forte responsabilidade por parte dos debatedores em expor seus argumentos de forma coerente.

Outro forte candidato à sua lista de podcasts em inglês

Dica de episódio

Has Walmart Been Good For America: mostra tanto o lado positivo quanto negativo de uma grande empresa como o Walmart na economia americana. De um lado temos a pressão sobre comércios de menor porte. Do outro, os benefícios de preços menores para o consumidor final.

Confira em nosso blog: Como aprender o inglês falado no dia a dia?

5- Invisibilia

Já parou para pensar que forças desconhecidas de nosso interior moldam nosso comportamento? Mais do que isso, influenciam nossas ideias, crenças e suposições.

O Invisibilia explora este e outros temas através de histórias. Mostra como, por exemplo, vizinhos enxergam coisas diferentes de suas janelas, mesmo que estejam olhando para o mesmo local. Ou como desejos e influências internas podem nos impedir de “seguir em frente”, em alguns casos.

Se há um podcast em inglês “papo cabeça” sobre cultura que vale a pena ser ouvido, é este.

Dica de episódio

The Culture Inside: Explora como certas atitudes e estereótipos podem, às vezes, influenciar nossas escolhas. Escolhas estas que consideramos racionais, mas que dependem de fatores culturais e psicológicos que ignoramos.

Se você fosse estudar inglês no exterior, que destino escolheria?

Use nosso QUIZ online e descubra:

Site para conversar em inglês

Confira depoimentos de quem fez intercâmbio no exterior e adorou:

Comentários