em Inglês

Aprenda inglês sem gastar dinheiro, só os neurônios!

O inglês está em todos os lugares: filmes, séries, documentos, livros, questionários de empregos, palestras, etc.

É inegável que saber inglês nos dias de hoje pode abrir muitas portas. O inglês é o idioma da comunicação mundial, o mais usado no mundo dos negócios e a língua universal dos viajantes.

No concorrido mercado de trabalho, saber falar, ler e escrever em inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial.

Muitas pessoas pensam que só consegue aprender inglês quem gasta muito dinheiro com as escolas de idiomas.

É claro que ter métodos de ensino organizados e professores certificados ajudam muito nesse processo, mas, o mais importante para aprender inglês, no fim das contas, é a total dedicação aos estudos.

E é aí que entra o curso de inglês oferecido pelo governo.

Já pensou em fazer um curso de idioma no exterior? Os preços podem ser bem menores do que você imagina!

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quanto custa um intercâmbio de 1 mês? Depende, mas sempre vale a pena!

Onde você pode encontrar curso de inglês oferecido pelo governo?

1- My English Online

O My English Online – MEO – é um curso de inglês oferecido pelo governo, Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O curso possui 5 níveis de aprendizado:

  • Iniciante,
  • Básico,
  • Pré-intermediário,
  • Intermediário
  • e Avançado.

Conta com livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática com correção imediata, além de dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

O curso é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

É possível fazer também um curso de inglês oferecido pelo governo, presencial, nas instituições parceiras do IsF, por meio do resultado de testes de proficiência e nivelamento (TOEFL ITP/TOEIC) ou pelo nível de classificação no MEO. A lista de instituições parceiras está aqui: Instituições Parceiras

2- Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador é uma plataforma de cursos on-line do Governo Federal. São mais de 20 cursos de diferentes áreas, incluindo o inglês.

Qualquer pessoa pode se inscrever e cursar à distância pela internet. O curso de inglês oferecido pelo governo nesse site possui uma carga horária de 40 horas e trabalha situações de conversação sobre turismo, hospitalidade e lazer.

Veja também: Curso de inglês online com certificado: veja 5

3- Centro de Estudos de Línguas (CEL)

O CEL – Centro de Estudos de Línguas – é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que proporciona aos alunos da rede estadual (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos-EJA) o ensino gratuito de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês em suas mais de 200 unidades.

Os idiomas estão disponíveis conforme a demanda de cada região. Veja aqui qual é o CEL mais próximo de você que mora em São Paulo: CEL

4- Centro Interdepartamental de Línguas – Universidade de São Paulo (USP)

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo oferece, atualmente, cursos de inglês, francês, japonês e português.

No caso do inglês, são diversos cursos em vários níveis, além dos preparatórios para exames de proficiência como IELTS e TOEFL. Todos os cursos são pagos e presenciais, geralmente, são valores menores que os encontrados por aí.

Existem as vagas gratuitas que totalizam 10% das vagas oferecidas para os cursos e levam em consideração a avaliação socioeconômica do aluno.

Para isso, é necessário preencher e entregar um questionário que está no próprio site na área de vagas gratuitas.

Confira: TOEFL online, teste seu inglês pela internet

5- Utah State University

O portal da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, oferece cursos gratuitos de inglês na área da escrita para quem já está um pouco mais avançado no idioma e quer aperfeiçoar writing.

É uma bela oportunidade de enriquecer o currículo com o nome de uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas.

A moeda oficial dos Estados Unidas é o Dólar Americano e é recomendável que os estudantes levem uma reserva de segurança em espécie para eventuais imprevistos.

EXTRA! – YouTube Edu

Não é uma iniciativa do governo, mas é gratuita e eficaz. Por isso, vale a pena falar sobre!

O YouTube Edu é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google do Brasil. São milhares de vídeos separados por disciplina e avaliados por uma equipe de professores especialistas.

Podemos encontrar na plataforma: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

Um dos melhores canais para se aprender inglês no youtube é o English in Brazil, da professora Carina Fragozo, que já conta com mais de 500 mil inscritos.

Veja mais: Curso de inglês no exterior barato em 6 cidades incríveis!

Sabia que alguns países permitem que estudantes de cursos de idiomas trabalhem legalmente por lá e com isso conseguir pagar seus cursos?

Confira: Estudar e trabalhar na Irlanda: dicas de uma brasileira

Confira depoimentos de intercambistas que estudaram inglês no exterior e adoraram:

Comentários

comentários