em Geral

Qual é a importância de aprender inglês para um profissional de vendas atualmente?

Pouquíssimos brasileiros dominam a língua inglesa. De acordo com uma pesquisa do British Council, 5% dos brasileiros falam inglês e apenas 1% possui, de fato, fluência no idioma. Esses dados, ao mesmo tempo que são alarmantes, mostram que existe um espaço gigantesco no mercado para profissionais que estão focados em aprender inglês crescerem e se destacarem!

Por ser a principal língua de negócios do mundo, quem a domina terá acesso a uma série de facilidades quando entrar ou buscar evoluir no mercado de trabalho. Isso já era uma verdade em um cenário pré-pandemia, e agora, se tornou uma exigência. 

Veja também: Por que comprar seu intercâmbio com uma agência online?

Para quem trabalha na área comercial das empresas, aprender inglês também se tornou uma skill absolutamente necessária. Grande parte dos conteúdos relevantes sobre vendas são inicialmente produzidos nos Estados Unidos e em média, demoram alguns anos para serem traduzidos e adaptados pelo público brasileiro.

Estamos dizendo que, basicamente, o profissional de vendas que não dominar o inglês não terá acesso ao melhor e mais moderno conteúdo existente no mercado. 

Vamos nos aprofundar?

Aprender inglês para alavancar a carreira no comercial: por quê?

A globalização é um fenômeno que acometeu o mundo nos últimos 30 anos. Com a evolução da internet e ferramentas de videoconferência, é possível adotar processos de gerenciamento de equipes de vendedores na Califórnia, Inglaterra ou Irlanda, e acompanhar toda a operação sem a necessidade de se deslocar para cada um desses países.

Essa evolução abriu espaço para grandes empresas montarem equipes inteiras fora do Brasil. Essas operações, é claro, possuem como idioma principal o inglês e podem sim ser gerenciadas por brasileiros, assim como possibilitam a contratação de profissionais do nosso país, mas que falem o idioma.  

Isso sem contar na possibilidade de vender para clientes que se encontram nos países com as maiores economias do planeta. E, convenhamos, esse cenário é bem positivo para quem deseja evoluir em seu negócio!

Saiba mais: DMI – Nossa empresa é Remote First!

Mas como realizar todo esse trabalho sem o domínio do inglês? Pois é: é impossível. Sem a capacidade de se comunicar com clareza, inspirar, receber feedbacks e convencer pessoas, qualquer tipo de evolução profissional em vendas fica inviabilizado. Em um trabalho como o comercial, que depende majoritariamente do sucesso em se expressar com clareza, nem precisamos explicar o porquê é bem complicado ter um gestor que não fala o idioma da equipe.

Ainda dentro deste contexto, sem aprender inglês, também fica inviável que uma promoção aconteça (isso em qualquer área de atuação). Convenhamos que não é o melhor cenário.

A Linguagem de Vendas é o inglês

Quem trabalha com Vendas e gosta de se aprofundar no tema, já deve ter se deparado com o livro “Receita Previsível (Ou Predictable Revenue para quem já fala inglês). Esse livro fala um pouco sobre a especialização de papéis dentro do processo comercial, dentre vários outros temas. 

Escrito por Aaron Ross, esse conteúdo estava disponível em inglês na internet desde 2011. Porém, começamos a ver algum tipo de material sobre o livro no Brasil apenas em 2014. Já a tradução veio apenas alguns anos depois. 

Podemos dizer que os profissionais de vendas fluentes em inglês que tiveram acesso a esse material estavam há pelo menos 3 anos à frente dos não falantes, e conseguiram diversas vantagens no mercado.

Veja ainda: Imersão X Estudar no Brasil. Conheça as diferenças?

Isso sem contar as várias terminologias técnicas de Vendas relacionadas aos principais indicadores comerciais que surgiram, como MQL (Marketing Qualified Lead), SQL (Sales Qualified Lead) e outros, que profissionais comerciais com pouco domínio do inglês podem não entender tão bem no dia a dia. E isso acontece na maioria das áreas. 

Outro ponto importante de ser destacado é a digitalização do trabalho atual. Milhares de softwares tomam conta do mercado de trabalho hoje, e o profissional que não tiver o mínimo de proficiência nessas ferramentas também ficará obsoleto, independente do mercado que ele atue. Adivinhe qual a língua que facilita o entendimento dessas plataformas? Isso mesmo: o inglês! Afinal, o primeiro software foi inventado na Inglaterra em 1948. 

O que acontecerá com o profissional que não aprender o inglês?

O Brasil, diferente de grande parte dos países do mundo possui um mercado interno gigantesco. Por conta disso, muitas vezes não olhamos para fora no momento de buscarmos oportunidades de evolução profissional.

Mas em um cenário atual de forte depreciação da nossa moeda perante o dólar, e uma economia global extremamente interconectada, com certeza sem esse movimento deixamos de ter acesso à muitas oportunidades fora do país que poderiam gerar grandes aprendizados, ao mesmo tempo com chances salariais muito superiores. Então não perca tempo, e busque evoluir o seu inglês o quanto antes.

Queremos saber agora sobre as suas experiências. Como o inglês ajudou a turbinar a sua carreira? Fique à vontade para comentar, sua história pode inspirar muitas pessoas! 

* Guest post em parceria com Insight Sales. Conteúdo produzido por Renato Ferreira (Investor and Board Member na Insight Sales).

Comentários