em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

3 meses de intercâmbio na Clubclass Malta (veja como foi!)

Tem mais intercambista da Descubra o Mundo explorando lugares incríveis! O Andrei Sarmento, 28, trabalha como Assistente de Comércio Exterior. Ele é de Porto Alegre (RS) e decidiu estudar inglês no exterior para aprimorar o idioma. Assim, fez 3 meses de intercâmbio na Clubclass Malta, entre maio e julho.

* PS: O Andrei ficou tão concentrado no intercâmbio que não tirou fotos em Malta! :( Mas o relato dele está aí!

Você optou por um intercâmbio na Clubclass Malta de 12 semanas. O que achou desse período?

Foi o período que mais se adequava ao meu orçamento e acreditava ser suficiente para aperfeiçoar a fluência no idioma inglês.

Por que decidiu investir em intercâmbio?

É requisito primordial em minha área e também uma necessidade de realização pessoal.

Por que escolheu fazer intercâmbio em Malta?

Descobri pesquisando sobre destinos alternativos de intercâmbio e fiz a escolha baseado no custo de vida do país, clima e paisagens naturais.

Depoimento: Malta para estudar inglês – 3 meses na Ace English

Qual acomodação escolheu e o que achou?

Durante o intercâmbio na Clubclass Malta, fiquei hospedado durante 5 semanas em residência estudantil e 7 semanas em um apartamento compartilhado. Tudo depende da sorte quanto aos colegas de moradia. Porém, recomendo a residência estudantil pela grande diversidade de culturas.

Cite alguns pontos positivos e negativos de Malta.

Os principais pontos positivos de Malta são as belezas naturais, grande quantidade de praias, baixo custo de vida e fácil locomoção. Como pontos negativos, elenco o sotaque dos malteses na pronúncia do inglês e a falta de educação dos nativos para com turistas em geral.

As pessoas de mais idade ainda utilizam muito o maltês, o que diminui as interações em inglês ao longo do intercâmbio em Malta. Além disso, o sotaque traz muita dificuldade de entendimento em determinados momentos, tornando o inglês muito distante do britânico falado na Inglaterra. Nos meses de baixa temporada, é bem difícil conviver com as temperaturas frias e vento gelado que não abandona a ilha.

Veja também: Todos os mapas da Ilha de Malta: localização e turismo

Como é o custo de vida em Malta?

O custo de vida em Malta é bem baixo em comparação com outros países Europeus. Itens como frutas, saladas e lanches são muito acessíveis. A seguir, alguns exemplos de preços:

  • Pacote de massa 500g =0,60 euros
  • Pastizzi (tradicional salgado maltês, uma delícia) = 0,35 euros
  • Pizza congelada = 3,00 euros
  • Maçã kg = 1,80 euros
  • Cerveja = 0,45 euros

As exceções são as carnes, produtos de limpeza, roupas e eletrônicos. Caso façamos a conversão, estes itens acabam sendo mais caros que no Brasil.

Mais: Gastos em Malta: dicas, lugares e preços por quem já foi

O que costumava fazer no seu tempo livre?

As tardes normalmente eram preenchidas por visitas às praias, que atendem os mais diferentes gostos. Durante à noite o ponto de encontro são as diversas baladas que se concentram na região de Paceville, todas com entrada gratuita e bebidas com valor acessível. Recomendo idas às praias de Gnejna Bay, Comino e Mellieha.

Conheça a vida boêmia de Paceville, Malta
Gnejna Bay, Malta | Foto: Leslie Vella
Gnejna Bay, Malta
Foto: Leslie Vella

Como estava o clima no período em que você estava lá?

Nas duas primeiras semanas de maio a temperatura era de 17°C. Porém, a sensação térmica era bem mais baixa devido ao vento gelado. Ao longo dos meses de junho e julho a temperatura sobe e estaciona na casa dos 30°C, ideal para se refrescar nas praias.

Depoimento: Intercâmbio na Europa – “dobradinha” Malta e Valência

Como foi o intercâmbio na Clubclass Malta e o que achou da escola?

Frequentei o curso de General English, com 20 horas semanais, durante o intercâmbio na Clubclass Malta. A qualidade de ensino e salas de aula são muito boas. Porém, a estrutura dos flats e apartamentos deixa muito a desejar. Faltam utensílios domésticos, a limpeza não é regular e os móveis são bem antigos.

Clubclass Malta: aprenda inglês e divirta-se de verdade
Área externa da Clubclass Malta | Foto: Divulgação
Área externa da Clubclass Malta
Foto: Divulgação

Qual é o perfil dos alunos da Clubclass Malta? 

Durante o verão, a média de idade cai para 19 anos. Porém, as turmas são bem variadas. Quanto às nacionalidades. a escola possui alunos predominantemente da Turquia, Colômbia, Russia e Brasil.

Sala na Clubclass Malta | Foto: Divulgação
Sala na Clubclass Malta
Foto: Divulgação

O que achou da população maltesa?

Os moradores são pacíficos e bastante preocupados com meio ambiente e organização da cidade. Em contrapartida, é preciso se acostumar com a falta de educação dos prestadores de serviço em geral, tais como: garçons, atendentes, vendedores e, principalmente, os motoristas de ônibus, que são unanimidade no quesito mau humor.

Como você avalia a evolução do inglês durante o intercâmbio na Clubclass Malta?

Durante os períodos de aula na Clubclass Malta fiquei feliz com minha evolução, principalmente na parte gramatical. A fluência não aumentou de rendimento tanto quanto eu gostaria, em virtude da quantidade de pessoas falando em outros idiomas, como o turco e o espanhol.

Dicas para viajar barato pela Europa durante o intercâmbio

Como chegou até a agência Descubra o Mundo?

Cheguei até a Descubra o Mundo após algumas indicações em grupos de Facebook.

Documentação: Como tirar visto de estudante para intercâmbio em Malta

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

O atendimento da agência Descubra o Mundo foi excelente. Agradeço a todos da agência, que me deram todo o suporte necessário durante o processo. Faço bons comentários sobre a agência sempre que posso e recomendo aos amigos em razão da clareza nas informações, rapidez no atendimento e acompanhamento permanente – antes, durante e após o intercâmbio.

Intercâmbio em Malta | Foto: Divulgação
Intercâmbio em Malta
Foto: Divulgação

Ficou curioso para conhecer Malta e estudar inglês no país? Consulte a equipe da Descubra o Mundo e comece a planejar seu intercâmbio! Descubra Malta.

Comentários