em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio África do Sul: 3 semanas na Good Hope Studies

Intercâmbio África do Sul: A Tania Batista, 33, de Campinas (SP), aproveitou as férias no trabalho para investir no inglês. Ela escolheu Cape Town pelo excelente custo-benefício e por ser uma cidade de clima agradável em fevereiro! Ela ficou hospedada em casa de família e adorou!

Assista o depoimento:

Por que fazer intercâmbio?

T: Eu sentia a necessidade de aprimorar mais o inglês. Já vinha estudando em escolas convencionais no Brasil, mas eu precisava sentir como eu estava. Uso muito o inglês na empresa onde trabalho e surgiu a ideia de ter essa experiência como forma de obter um retorno em relação ao que estudava.

Foi uma realização pessoal, mas também profissional porque gosto de aprender e também uso bastante também na empresa, em visitas, e-mails e calls.

Intercâmbio África do Sul
Foto: Tania Batista/Arquivo Pessoal

Intercâmbio África do Sul – Como foi o processo de pesquisa até chegar a Descubra o Mundo?

T: Não lembro muito bem como cheguei à Descubra o Mundo. Foram várias indicações, alguns contatos e, assim, fui iniciando o processo. A equipe entrou em contato comigo, mapeou meu perfil; eu acabei mudando de empresa onde trabalhava, interrompi um pouco o processo e, depois de um tempo, voltei. A princípio, pensei muito no preço e o melhor custo-benefício foi a África do Sul – porque não precisava de visto e o clima lá é agradável. Eu decidi tudo muito rápido porque queria conciliar com meu período de férias!

Depoimento: Intercâmbio África do Sul – 4 semanas na EC Cape Town

Como é clima na África do Sul?

T: O clima na África do Sul em fevereiro é seco, estava verão e foi bem tranquilo. É um clima bem similar ao nosso; com exceção que as águas das praias são muito geladas! O resto, foi perfeito. Quando fui, estava havendo uma crise hídrica e o governo estava limitado o consumo por pessoa. Esse foi o único ponto de atenção.

Intercâmbio África do Sul
Foto: Tania Batista/Arquivo Pessoal

Intercâmbio África do Sul – O que achou de Cape Town?

T: Cape Town é muito turística, organizada e bonita, com pessoas do mundo todo. É uma cidade cercada de mar e montanha. É bem sinalizada, o transporte público funciona. Fiquei com uma excelente impressão da cidade!

África do Sul viagem: 10 dicas para tudo dar certo

Como foi se hospedar em casa de família?

T: Fiquei em uma casa, onde a família era de origem muçulmana. Era uma senhora aposentada, que foi muito bacana, me deu toda a liberdade, servia café da manhã e jantar. Além de mim, havia duas suíças hospedadas na casa e só nos comunicávamos em inglês. O bairro era próximo ao centro. Só posso elogiar mesmo, porque foi uma experiência muito gostosa.

Intercâmbio África do Sul
Foto: Tania Batista/Arquivo Pessoal
Alojamento em Cape Town: saiba onde ficar na cidade sul-africana

Como era sua rotina em Cape Town?

T: As aulas na Good Hope Studies eram só de manhã, até as 13h. A outra intercambista que estava na casa, ia para a mesma escola que eu, então íamos juntas. Acordava, tomava banho, tomava café da manhã e ia para a escola.

À tarde, eu continuava na escola estudando ou ia andar no centro. Durante a semana, conheci muito da cidade porque andava bastante – principalmente pela Waterfront. Ali, eu almoçava, entrava nas livrarias, passeava. Voltava antes de escurecer para jantar na casa. No tempo livre, aproveitei para fazer passeios – muitos deles, indicados e organizados pela própria escola. Conheci todos os pontos turísticos: Table Mountain, Cabo da Boa Esperança, Lions Head, fiz degustação de vinhos, jantava fora, fui conhecer os parques. Às vezes, ia sozinha, às vezes com a escola.

Como é o custo de vida em Cape Town?

T: O custo de vida em Cape Town é baixo. Quando fui, a proporção era de R$ 0,30 para 1 rand. A maioria das coisas eram mais baratas ou o mesmo preço que no Brasil. Então, os preços eram bem similares ou mais em conta.

Intercâmbio África do Sul – Como é a escola Good Hope Studies?

T: Quando cheguei, fiz entrevista com a coordenadora da escola no primeiro dia. Ela achou meu inglês avançado. O ensino lá é bem diferente. As aulas na Good Hope Studies são muito dinâmicas, a professora também era ótima e conseguia perceber o que precisava ser reforçado nos alunos. Me surpreendi com a qualidade do ensino. A estrutura da escola também era muito boa.

Estudar inglês na África do Sul: conheça a Good Hope Studies

Intercâmbio África do Sul
Foto: Tania Batista/Arquivo Pessoal
Curso de inglês em Cape Town: conheça 3 grandes escolas

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

T: O suporte que recebi da Descubra o Mundo foi maravilhoso. Fechei também o seguro viagem e recebi muitas dicas sobre documentação, bagagem etc. A equipe me deixou super segura em relação a tudo. Foi disponibilizado um número de Whatsapp para que eu pudesse entrar em contato a qualquer hora. Enquanto eu estava lá, não pensei em mais nada! Mas recebi muitas mensagens de acompanhamento, querendo saber se eu estava bem. A agência em geral é muito preparada.

Depoimento: Intercâmbio Cape Town: vivência da equipe DMI

Comentários