em Canadá

5 dicas para viver em Toronto

Viver em Toronto é seguir o lema desta cidade incrível: “Diversidade é Nossa Força”. Uma metrópole multicultural que recebeu imigrantes de diversas nacionalidades, oferece uma variedade enorme de opções de lazer, cultura, gastronomia, esportes e arte. A vida em Toronto pode ser bastante agradável para estrangeiros, afinal quase metade de sua população não nasceu no Canadá, incluindo portugueses, chineses, gregos, indianos, irlandeses e diversos outros povos.

Quer saber mais sobre como é viver em Toronto? Confira algumas dicas que separamos sobre esta que é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver.

Veja também: Toronto pontos turísticos surpreendentes para toda família.

5 dicas de como é viver em Toronto

1- Viver em Toronto é ter muito o que fazer

Muitos museus, parques, parques temáticos, teatros, ópera e também eventos esportivos. Toronto abriga mais de 50 companhias de dança, 6 grupos de ópera e 2 orquestras sinfônicas, sem falar em 6 grandes equipes de hóquei sobre o gelo, o grande esporte nacional, além de basebol, basquete e outros esportes. Veja alguns dos pontos mais visitados na cidade:

2- Viver em Toronto é usar ótimo transporte público

Está é uma característica que ajuda muito a viver em Toronto. As opções são variadas: ônibus, metrô e até bondes. Sem falar nas balças que te levam até as ilhas da cidade. O metrô opera com muita agilidade. Nos horários de pico os trens passam, em média, a cada 2 minutos, já nos demais horários o intervalo pode chegar a 5 minutos. O sistema de bondes de Toronto é o maior da América do Norte. Os pontos de embarque e desembarque de passageiros são assinalados com um poste vermelho e branco com um ícone de bonde. Se você quer se locomover pela zona portuária ou central, saiba que os bondes estão concentrados nessas regiões.

O transporte público de Toronto conta com 4 linhas de metrô, 11 de bondes e mais de 140 de ônibus, além de 13 linhas de ônibus para cidades vizinhas. O sistema transporta em torno de 525 milhões de passageiros por ano, ou seja: 1 milhão e 600 mil passageiros por dia.  O sistema de tarifas é bem simples, principalmente se você comprar passes semanais ou mensais. Para ter informações sobre tarifas e horários de cada um dos tipos de transporte público oferecidos em Toronto, acesse o site da Comissão de Transporte de Toronto e fique por dentro desta grande facilidade para quem vive em Toronto.

Mais informações: Conheça o transporte público de Toronto

3- Viver em Toronto é a andar muito de bicicleta

Este tipo de transporte é muito usado pela população local como opção ao transporte público, tanto para se locomover pela cidade, principalmente no verão de altas temperaturas, como para fazer trilhas e passeios ao redor da metrópole. Mas fique atento as leis de transito e, principalmente, use os equipamentos de segurança, como o capacete e luzes de sinalização.

Não perca: Frio em Toronto: Conheça o PATH, a cidade subterrânea que tem de tudo

4- Viver em Toronto é se acostumar com um clima variado

Como é viver em Toronto durante o inverno? Frio, claro, mas a cidade está superpreparada para essa época do ano, assim como para o verão, que pode ser surpreendentemente quente em certos dias, para espanto de quem não vive na cidade.

As 4 estações do ano são bem definidas e o outono é particularmente belo com as folhas de plátanos (aquela que aparece na bandeira do país) colorindo os parques da cidade em variados tons de cores que vão do  amarelo ao vermelho, passando por diversos matizes de laranja.  Mas, como já ressaltamos,  viver em Toronto significa experimentar temperaturas extremas, tanto frias quanto quentes, e também temperaturas amenas e agradáveis na primavera e outono, principalmente. Mas não se preocupe: além da verdadeira cidade subterrânea que existe por lá para você caminhar no inverno, no verão, por mais que haja alguns dias muito quentes, é facilmente suportável porque todos os ambientes são climatizados. Confira alguns números:

  • Média das temperaturas mínimas no inverno: -6,6°C
  • Média das temperaturas máximas no inverno: 0°C.
  • Média das temperaturas mínimas no verão: 15,5°C
  • Média das temperaturas máximas no verão: 26°C

Como você percebeu, as variações são bastante intensas. Tanto que mesmo sendo uma das cidades mais quentes do Canadá, a temperatura no inverno pode registrar até -30°C, já no verão a temperatura em certos dias pode passar de 30°C.

Veja mais: Escolha a melhor época para curtir o clima em Toronto

5- Viver em Toronto é participar de Festivais

A cidade fervilha com os mais variados festivais, seja em que época do ano for. Listamos apenas alguns deles, mas muitos outros existem para quem quer curtir a vida em Toronto.

  • Toronto Oktoberfest: Muita cerveja e comida típica canadense
  • Halloween Haunt: Evento temático sobre o Halloween. Ocorre de sextas a domingos do mês de outubro no famoso Parque Wonderland.
  • Toronto Zombie Walk & Halloween Parade: Ocorre também em outubro e se trata basicamente de todo mundo saindo pelas ruas fanatizados de zumbi.
  • Festival Internacional de Cinema de Toronto: Todos os anos a cidade organiza este evento que é considerado um dos mais prestigiados da cena cinematográfica.
  • Festivais de Verão: Na verdade são diversas atividades relacionada a esta estação do ano tão aguardada na cidade, a maioria ao ar livre, em praias e parques. Vale a pena conferir a programação a cada verão.
  • Cavalcade of Lights: Normalmente em novembro, celebra a chegada do Natal em Toronto e conta com árvore de Natal enfeitada com luzes e outras atrações natalinas.
Saiba mais: O que fazer em Toronto, para sua viagem ser espetacular

Deu para perceber como é viver em Toronto? Acreditamos que sim. E se essas histórias te deram vontade de conhecer a cidade, por que não aproveitar e fazer um intercâmbio por lá?

Faça seu intercâmbio em Toronto com a Descubra o Mundo.

Comentários