em Canadá

Aluguel de carros no Canadá, confira dicas e documentos.

Vai viajar para o Canadá a passeio ou a estudo? Que tal aproveitar o país e tudo o que ele tem a oferecer alugando um carro? Pois é, essa pode ser uma boa possibilidade de você conhecer todas as belezas naturais que o Canadá tem a oferecer. Porém, como nem tudo são flores quem decidir pelo aluguel de carros no Canadá, vai enfrentar estacionamentos caros e alguma burocracia, mas nada que tiro o prazer de dirigir em um país diferente.

Confira agora tudo sobre o aluguel de carros no Canadá.

Requisitos para aluguel de carro no Canadá

Antes de mais nada, você precisa ter, no mínimo, 21 anos e deve estar com habilitação para dirigir há pelo menos 1 ano. Se você tem entre 21 e 25 anos corre o risco de ter que pagar uma taxa adicional que eles chamam basicamente de “condutor jovem”. Para dirigir no Canadá, durante 3 meses, é necessário apenas apresentar a carteira de habilitação brasileira. Em alguns locais como Quebec, British Columbia e New Brunsquick esse tempo pula para seis meses. O melhor mesmo, é você procurar a Canadian Automobil Association (CAA), órgão que cuida do trânsito no Canadá, e se informar com mais precisão sobre este tempo.

Limites de velocidade e cuidado no trânsito

Decidiu pelo aluguel de carro no Canadá para poder se locomover com facilidade? Atenção então para os limites de velocidade. Nas Zonas Urbanas você não vai poder passar de 50 km/h. Se estiver em rodovias secundárias, o limite é de 80 km/h. Se decidir pegar a auto estrada não passe dos 100 km/h. No Canadá dirige-se pelo lado direito da pista e virar a direita no sinal vermelho é permitido na maioria das cidades. As leis de trânsito no Canadá são estipuladas pelas províncias e territórios, portanto, o mais indicado é: antes de acelerar, conheça as regras de trânsito da região em que você está.

Vai precisar tirar seu visto de estudante no Canadá? Confira tudo o que é necessário

Postos de combustível, pedágios e estacionamentos se você aluga um carro no Canadá

Nas principais cidades do Canadá, os postos de combustível ficam abertos quase 24 horas por dia. Porém, se você for visitar um local mais distante, certifique-se de que o tanque está cheio. Em regiões remotas, a densidade populacional diminui e a falta de combustível pode ser um problema. Se você optar pelo aluguel de carro no Canadá, a Rota 407 é uma das que cobram alguma taxa de pedágio. São  108 quilômetros com cobrança totalmente eletrônica e com um sistema automático de reconhecimento de placas. O custo varia de acordo com o horário, classe de veículo e distância percorridas. Justo, não?

Quanto aos estacionamentos, prepare os bolsos, se estiver nas grandes cidades. Por isso, é melhor você estacionar o veículo longe dos centros e optar pelo transporte público. Pode sair mais em conta.

Quanto a sinalização é o seguinte: Como o Canadá é um país colonizado por ingleses e franceses, a cidade de Quebec tem seu sistema de sinalização todo em francês. Então, preste atenção às placas e tente estudá-las, para entender melhor.

Que tal conhecer a história do Canadá para entender mais sobre a cultura do país?

Estradas do Canadá no inverno e verão

Como o Canadá tem invernos rigorosos, se você optar pelo aluguel de carro no Canadá precisa prestar atenção às condições das estradas e meteorologia, antes de partir para qualquer passeio ou viagem. Também é importante procurar orientações quanto ao material que deve ser levado no carro como pneus travas ou correntes. Já no verão, a atenção deve ser para os animais (ursos e alces) que costumam cruzar as pistas, principalmente na região de British Columbia.

Uma dica bem bacana: Ao procurar uma locadora de carros no Canadá, escolha o veículo mais básico. No fim, elas sempre dão um “up” na qualidade e você acaba com um carro mais legal. É como se no Brasil você alugasse um Pálio e saísse com um Civic. Bom, né?

Agora, é só preparar os documentos, prestar atenção ás leis de trânsito e aproveitar as estradas canadenses.

Fique de olho nas melhores cidades do Canadá para intercâmbio
Já que alugou um carro no Canadá, preste atenção nos pontos turísticos que você não pode deixar de conferir. 
Tudo sobre seu intercâmbio no Canadá: tenha a melhor experiência da sua vida.

Comentários