em Canadá

A história do Canadá, dos conflitos à evolução

Para entender a história do Canadá, a gente precisa fazer uma viagem e voltar no tempo… Mas voltar mesmo. Vamos então há 30.000 anos! Acredita-se que, nesta época os aborígenes chegaram às terras do Canadá, saídos da Ásia por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alasca. Uma galera aborígene foi ficando e se instalando e outra seguiu para o Sul. Resultado: após alguns anos, as tribos povoavam o Canadá e viviam, basicamente, da caça e da pesca.

Há cerca de uns 1000 anos, eis que chegam os Vikings e começam a desbravar as terras desconhecidas. Nesta época, os aborígenes que lá estavam não aceitam as imposições dos vikings e aí acontece aquilo que a gente já conhece bem: Todo mundo em conflito para ver quem ganha.

1497 e uma reivindicação que dá início à história do Canadá

Com o objetivo de encontrar o caminho para as Índias e a China, Giovani Caboto, um navegador italiano a serviço da coroa britânica reivindica o domínio europeu do Canadá.  Logo depois, quando tudo já parecia dominado pela coroa inglesa, quem decide se chegar, também? Os franceses. O objetivo dos franceses também era encontrar uma rota para o Oriente…  Mas, como ninguém achou o jeito foi ficar e explorar a pesca e as peles caras e facilmente encontradas no território canadense, principalmente os ursos.

1600 – 1759 – França e Inglaterra duelam por território

Se você acha que agora estaria tudo em paz, engana-se. A história do Canadá é marcada por um início de conflitos entre a França e a Inglaterra. Lá pelos anos 1600 os franceses começam a colonizar o que seria o Canadá e não param mais. Em meio a toda a briga de “é meu, é meu”, a França e a Inglaterra, em seus respectivos territórios, tornam-se metrópoles independentes. Para tentar acabar com todo o impasse, em 1759, foi assinado o Tratado de Paris, que concedia à Inglaterra o território francês ao leste do Mississipi, com exceção para as ilhas de St. Pierre e Miquelon. Pronto, tudo dividido! Ufa… Ninguém briga mais, né?

Descubra um roteiro que vai te fazer se encantar pelo Canadá.

1774 – Debandada americana para o Canadá!

Nesta época, o Canadá tinha 65.000 habitantes da língua francesa, que por sua vez, queriam manter as suas tradições e cultura. Foi então que em 1774 a Grã-Betanha aprovou o Ato de Quebec, que reconhecia os direitos dos franceses e garantia liberdade religiosa e linguística, para a galera. Aí… quando tudo parecia que estava tomando o rumo, começa uma guerra por independência nos Estados Unidos. O que acontece então? Os colonos ingleses, chamados Legalistas, que queria permanecer fiéis à coroa britânica fogem para o Canadá! Pronto: Agora é francês, inglês e americano, tudo junto e misturado para montar a história do Canadá!

1838 – É hora de se unir!

Quando parece que a história do Canadá vai ter uma trégua acontece o seguinte: Em 1791, foram criados o Alto e Baixo Canadá (que hoje são Ontário e Quebec). Cada um tinha o seu governo independente, tava tudo lindo. Pois, a galera decidiu se revoltar de novo. Foi então que em 1837 e 1838 a briga chegou a tanto que os ingleses decidiram unir as duas colônias formando a Província do Canadá. Parece que agora vai. Todo mundo unido, quero ver quem briga…

1871-1905 – Vamos expandir

Agora a história do Canadá, parece estar mais próxima do nosso tempo. Após a união das colônias, em 1871, dá-se início a uma expansão para o Oeste. Eis então que Columbia Britânica (Vancouver hoje) se une ao novo país mediante a promessa de uma ferrovia que vai ligar a província ao resto do país. Pronto, começa o desbravamento e cada vez mais cidades vão se tornando parte do Canadá. Acontece com Price Edward Island e Yukon. Chega também Alberta e Saskatchewan. Tá ficando grande hein… Por isso que, com um tamanhão tão grande a imigração para o Canadá aumentou.

Faça parte da história do Canadá e descubra o pais com um Intercâmbio inesquecível.

1931 – Primeira Guerra Mundial

Não bastasse as guerras por território, agora a história do Canadá era marcada também por uma guerra mundial. Mas, isso não era necessariamente ruim. Neste período, o país se tornou uma potência industrial e agrícola. Por ter participado ativamente da Guerra, ao lado da Inglaterra, a independência foi facilmente alcançada em 1931. Para assegurar essa autonomia tinha o Estatuto de Westminster.

Mas, por causa de toda essa participação bélica o Canadá finalmente saiu da depressão. Ele emergiu da guerra como a 4ª potência industrial do planeta. Aí pronto, bora crescer agora. Chega de brigar. O Canadá, aos poucos, se torna então exemplo de programas sociais que optam pela qualidade de vida do cidadão e são isentos de corrupção. O Canadá de província que vivia em guerra, transforma-se em um dos melhores lugares para se viver.

E hoje, como é o Canadá?

Hoje, o Canadá é influente e poderoso. Membro das nações unidas, luta pela paz mundial. Um país perfeito para quem quer aprender sobre política social, tecnologia e de quebra passar bons momentos de diversão. A história do Canadá começou com conflitos que foram essenciais para moldar o que o país é hoje: Um sonho que muitos jovens, adultos e apaixonados por viagem e intercâmbio, querem tornar realidade.

Já pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Baixe nosso guia completo sobre intercâmbio no Canadá.

Comentários