em Dicas

Por que um plano de estudos é importante?

Você está estudando inglês mas tem a sensação de que não sai do lugar? Isso é normal e acontece com muita gente. As pessoas às vezes esquecem que para aprender um novo idioma, é necessário se dedicar, e não apenas em sala de aula. E uma forma de fazer isso é montando um PLANO DE ESTUDOS.

 Para que eu preciso de um plano de estudo?

O plano de estudos é uma ferramenta para te auxiliar a criar uma rotina de aprendizado. Assim você poderá gerenciar o seu tempo e dedicação em cada ponto de dificuldade, além de conseguir reservar um momento mais relax para os estudos, como um filme, um livro ou um jogo.

Veja também: 5 livros para te inspirar a viajar

Como isso pode me ajudar com o aprendizado?

Muitas pessoas não reservam um tempo para estudar em casa e revisar o que foi visto na sala de aula. E isso é um erro. Apenas 2h de aulas por semana não são o suficiente. E a menos que você tenha memória fotográfica, acredito que ver algo apenas uma vez não será o suficiente para lembrar no futuro, certo?

Com um plano de estudos, além de ter um tempo para se dedicar ao seu aprendizado, ainda facilita com que você saiba realmente o que está aprendendo, e não fique achando que só estuda o verbo To be.

Ao estudar em casa e fazer exercícios, você possibilita que sua mente processe o que viu em sala, compreenda e absorva aquela informação.

Saiba mais: Aprenda inglês ouvindo podcasts!

Já ouviu dizer que “a prática leva à perfeição”? Isso também é verdade no aprendizado de uma língua estrangeira. É preciso praticar e ter o máximo de contato possível com a língua.

Precisamos do planejamento para alcançar o nosso objetivo e manter o foco. Sabendo o que você já estudou e aonde quer chegar, fica bem mais fácil!

Como montar um plano de estudos?

1. Defina a sua meta, o seu objetivo e aonde quer chegar!

É muito importante que você tenha na sua mente aonde quer chegar e qual o seu maior objetivo. Pois quando não se tem a visão do seu objetivo, fica muito fácil perder o foco. Então crie metas para alcançar os seus objetivos.

2. Seja realista e não se compare com ninguém!

Ser realista e não se comparar com outra pessoa é extremamente importante, pois cada um possui seu tempo para aprender. Então não crie um plano de estudos que você não conseguirá cumprir.

3. Faça um raio-x do seu dia-a-dia.

Analise todos os dias da sua semana, incluindo sábado e domingo e suas tarefas diárias. Inclua o horário que acorda, que tem as refeições, o tempo que está trabalhando e na faculdade, o tempo de sono e os horários de lazer.

4. Contabilize as horas livres para estudar.

Feito o raio-x semanal, contabilize os horário livres na sua rotina para se dedicar aos estudos e verifique se possui algum tempinho que você pode usar para estudar um pouco mais.

Dica: Além do tempo que você utiliza para a sua aula, tente estudar pelo menos 30 minutos extras por dia e procure sempre revisar o que aprendeu no dia anterior.

5. Escolha o seu cantinho do estudo.

Ter um bom ambiente para estudar é essencial para um bom desempenho. Escolha o seu lugar preferido, que possua boa iluminação e que seja arejado. Caso você tenha um lugar para variar, como um lugar a céu aberto e com natureza, é muito interessante pois não tornará uma rotina chata e te trará momentos prazerosos.

6. Use a tecnologia a seu favor.

A tecnologia veio para nos ajudar, e utilizá-la como uma ferramenta de estudos é uma ótima opção. Então, inclua na sua rotina, momentos como: assistir um vídeo no YouTube, ouvir um Podcast, ler um livro digital, jogar um joguinho…

7. Divida o conteúdo por partes e defina o seu ponto de atenção.

Separe as habilidades por parte (listening, speaking, reading e writing) e defina aquilo que você acha que precisa melhorar para ter um foco maior.

Lembre-se: É necessário estudar todos as habilidades linguísticas, pois uma ajuda a melhorar a outra.

8. Hora de criar o seu roteiro semanal.

Analisado e definido tudo certinho, vamos lá! Crie o seu cronograma semanal e o que irá estudar em cada dia.

Deixe o final de semana para incluir no seu horário de estudos um filme ou uma série. Algo que te traga um momento de lazer e aprendizado.

9. Faça o acompanhamento do seu próprio desempenho.

Avaliar o seu plano de estudos é muito importante, pois você conseguirá ver se ele está sendo eficaz e se está conseguindo desenvolver as suas metas em rumo ao seu objetivo.

Lembre-se, cada pessoa tem a sua rotina e a sua melhor maneira para estudar! Bons estudos!

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag