em Malta

Conheça o clima de Malta

clima de Malta é sempre bom, mesmo quando ele não está lá essas coisas. Afinal, para quem aporta em uma ilha paradisíaca em pleno Mar Mediterrâneo para passar algumas semanas de intercâmbio não pode ter clima ruim, não é? Mesmo assim, vale a pena ficar por dentro do clima da ilha, até para você escolher a melhor época para conhecer esse pedacinho de sonho e voltar com o inglês na ponta da língua.

Veja também: Onde fica Malta, na Europa?

Conheça o clima de Malta

Como ilha fica ao sul da Itália – na verdade, um arquipélago de cinco ilhas das quais apenas as três maiores são habitadas, Malta, Gozo e Comino – as praias são seu ponto forte, ajudadas pelo clima muito gostoso do lugar: muito sol e pouca chuva. Além disso, como os 400 mil habitantes dividem um espaço de apenas 240km², praticamente não há diferença de clima nas ilhas de Malta.

As ilhas de Gozo e Comino, por exemplo, são tão pequenas que podem ser percorridas a pé em menos de 24 horas. Já a capital, La Valleta, tem apenas doze ruas paralelas e sete perpendiculares para seus 6 mil habitantes. Ou seja, lá, tudo é perto.

Mas não se engane,  o clima de Malta não é igual o daqui. Apesar de no verão a temperatura chegar fácil próximo aos 40 graus, é nos meses de inverno que mais chove. Na maior parte do tempo, no entanto, a temperatura é considerada amena e dá para tirar uma média em torno dos 24 graus anuais.

Nisso, até parece o clima do Brasil, já que por lá as estações também parecem ter sido reduzidas a duas. Primavera e verão são praticamente a mesma coisa nos meses entre abril e setembro, assim como outono e inverno entre outubro e março, variando entre os 9ºC e os 19ºC. Entre maio e agosto, portanto, as chuvas são raras, ficando concentradas praticamente entre outubro e janeiro.

Na maior parte do tempo o sol brilha: são em média 2.950 horas de sol por ano e 84 dias de chuva, que podem variar de um único dia em julho a duas semanas em dezembro, isso de acordo com os próprios meteorologistas locais. Coisas do clima de Malta.

Veja também: Dicas de bares e baladas em Malta

Em Malta o clima pede praia!

Para quem gosta de praia, tanto sol assim é um prato cheio, claro, ainda mais se pensar na temperatura da água. A partir da segunda quinzena de maio ela já está acima de 20ºC, chegando a 27ºC no meio de agosto e voltando aos 20ºC em dezembro. Belos mergulhos em um mar incrivelmente azul e transparente o esperam entre uma aula e outra de inglês.

Na verdade, isso faz com que Malta, além de um dos lugares mais belos do mundo, seja também privilegiada quando o assunto é clima. Mas se a ideia é definir a melhor época para você fazer seu intercâmbio no país, aí fica difícil, caro amigo. Essa é uma questão muito delicada.

Melhores épocas para visitar Malta

O verão é gostoso e pode ser bastante quente, principalmente quando o siroco sopra vindo do deserto, aumentando a sensação de calor. Como há praia por todos os lados, isso não chega a ser um problema. Já o inverno, apesar das chuvas, é curto e na verdade ameno, principalmente para a Europa. Mas como ele é curto e mesmo no inverno sempre sai um sol, acaba sendo um friozinho gostoso, na medida certa para usar as roupas que o brasileiro tanto gosta.

Já se você chegar por lá entre os meses de março e abril, provavelmente vai pegar um clima ainda bem instável, alternando poucos dias de calor e alguns dias de chuva e frio. Nessa época, até dá para andar de camiseta durante o dia, mas prepare-se para as noites, quando o vento aumenta a sensação de frio.

Ou seja, a melhor época para visitar Malta é mesmo uma questão de estilo. Então, que tal começar a preparar a sua viagem e curtir o maravilhoso clima de malta?

Faça seu intercâmbio em Malta com a Descubra o Mundo.
Veja também: EU FUI: relatos de um intercâmbio em Malta – Sprachcaffe Malta

Comentários