em Geral

Tipos de emprego no intercâmbio

Vai fazer um intercâmbio e deseja trabalhar durante o curso para ajudar com os custos? Primeiramente é importante saber que não é todo destino que permite o trabalho legal enquanto se faz um curso de inglês. Esse tipo de programa se chama Estudo e Trabalho, e você irá encontrar na Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Malta e Espanha.

Cada destino terá suas regras e valores quanto ao processo do visto de estudante e permissão de trabalho. Mas no geral é permitido trabalhar 20h por semana durante o curso, e 40h no período de férias.

Eu já saio do Brasil com emprego definido?

Não. Você não sairá daqui já empregado. O emprego é por conta do estudante procurar, como se fosse aqui. As escolas costumam auxiliar os alunos a montarem seu currículo em inglês, e alunos no fim do programa podem indicar vagas disponíveis.  

Quais são os tipos de emprego?

Os países que oferecem o programa de Estudo e Trabalho já estão acostumados com estrangeiros que procuram emprego somente pelo período do curso. Então muitas vagas podem ser temporárias, o empregador já sabe e está acostumado com essa rotatividade de funcionários. Então é possível que você trabalhe em mais de um lugar durante seu programa.

Como as vagas são temporárias, os empregos que os alunos conseguem com mais facilidade são de garçom, ajudante de limpeza, ajudante de cozinha, pintor, barista, recepcionista.

Veja também: Visto de estudante australiano

Meu inglês é básico, vou conseguir trabalhar?

Sim. No entanto, serão vagas que requerem menos comunicação, como ajudante de limpeza, por exemplo. Quanto mais alto seu nível de inglês, mais oportunidades você terá.

Mas o importante é viajar com a mente aberta, saber que seu foco não é o trabalho. O trabalho é apenas uma oportunidade de praticar o inglês no dia a dia e poder recuperar um pouco do seu investimento no curso.

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Comentários