em Estudar no Exterior

O que é necessário para fazer uma faculdade no exterior

Está pensando em fazer uma faculdade no exterior? Então mandou bem! Uma faculdade pode abrir muitas portas, e estudando fora, muitas coisas além do curso agrega na sua experiência.

Mas você sabe tudo o que precisa saber antes de fazer uma faculdade no exterior?

Quando pensamos em estudar fora, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o valor, não é? Essa é uma parte importante para ser considerada antes de fazer uma matrícula. Além do valor do curso, o estudante ainda terá que arcar com a acomodação, gastos do dia a dia com comida, transporte e lazer.

Veja também: Tudo sobre College no Canadá

Uma outra parte bem importante é o valor da comprovação financeira para tirar o visto de estudante que, no Canadá por exemplo, pode custar a partir de CAD$1.200 por mês de estadia.

Em segundo lugar, vem a questão do nível de inglês. Para estudar fora não é o suficiente ter um diploma de inglês avançado. É preciso estar afiado na escrita formal e compreensão oral para conseguir acompanhar bem as aulas.

E para comprovar que você tem o nível de inglês necessário, as universidades pedirão um teste de proficiência em inglês, e estabelecem a nota mínima (universidades que usam o Ielts, por exemplo, aceitam geralmente a partir de 6.5).

Tem o valor necessário e conseguiu alcançar a nota exigida pela universidade? Perfeito! Mas ainda não acabou. Cada país possui suas particularidades quanto a aceitação nas universidades.

Os pré-requisitos

No Canadá, o processo é bastante simples. É necessário apresentar o certificado de conclusão de ensino médio e teste de proficiência. Já nos Estados Unidos, além do certificado de ensino médio e teste de proficiência, também será necessário uma boa média escolar (que eles chamam de GPA), aplicar para o SAT (mais ou menos como nosso Enem) fazer uma redação, levar uma carta de recomendação e ainda ter uma análise de currículo (atividades extra curriculáres contam bastante).

Para quem deseja estudar na Inglaterra, muda um pouco. O ensino médio deles tem duração de 4 anos. Então para um brasileiro fazer um curso superior, será necessário primeiramente fazer um ano de Foundation, para compensar esse um ano a menos de ensino médio, e já preparar o aluno para a vida acadêmica.

Saiba mais: Quanto custa uma faculdade no exterior?

Preparação psicológica

Morar fora requer muito mais do que comprar um curso. Para fazer uma faculdade no exterior é necessário ir com as expectativas certas para não se frustrar e perder seu investimento.

Você já morou fora alguma vez? Se adapta bem em lugares diferentes, comidas diferentes? Fica bem por longos períodos longe da família? Tudo isso é bom levar em consideração, pois influenciam no dia a dia do aluno.

Por isso, pesquise bastante sobre a cidade que pretende estudar, seus costumes, o clima… para poder chegar bem preparado e não ter surpresas desagradáveis.

Mas o mais importante é: aproveite ao máximo! A tempo voa e 4 anos fora pode passar bem rápido. Use seu tempo livre para conhecer outras cidades ou países, fazer atividades diferentes e fazer novas amizades!

Comentários