em Dicas

Onde fazer intercâmbio: 6 dicas para a viagem da sua vida

Onde fazer intercâmbio? Se você está em dúvida sobre o melhor lugar para fazer seus estudos, saiba que a primeira decisão você já tomou: fazer um intercâmbio! Agora é hora de por a cabeça no lugar e acertar todos os detalhes para tomar as melhores decisões.

Na verdade, mais que escolher simplesmente aonde quer ir, você deve fazer outras escolhas importantes primeiro. Confira nossa lista de perguntas que você precisa responder antes de decidir onde fazer intercâmbio.

Veja também: O que é intercâmbio, como e por quê fazer?

Onde fazer intercâmbio: responda estas perguntas e descubra o mundo:

1- Que idioma quer estudar?

O inglês é a opção mais usual, mas não significa que seja a escolha certa para você. Muitas pessoas já falam uma língua fluentemente e querem estudar uma terceira, o que é ótimo! Para brasileiros, estudar espanhol também é uma excelente opção, não só pela proximidade com países que falam essa língua, como também pela semelhança com nosso idioma. O que pode facilitar o aprendizado. Se você busca aprender uma língua por motivos profissionais, estude qual língua é mais adequada a sua profissão, por exemplo: se você estuda moda, francês ou italiano podem ser muito interessantes. Ou ainda, se você trabalha numa empresa multinacional, talvez seja oportuno aprender o idioma nativo da empresa, principalmente se não for o inglês.

2- Quais países que falam este idioma oferecem intercâmbio?

Escolhido o idioma, você deve decidir o país onde fazer intercâmbio. Existe algum país ou cidade que você sempre sonhou conhecer? Porque não unir o útil ao agradável? Agora, pelo lado prático, verifique:

  • Quais países têm programas de incentivo a estudantes estrangeiros
  • Como tirar vistos e autorizações e quanto custam
  • A alimentação local será um problema para você?
  • Onde você vai ficar? Quais as opções de acomodação?
  • O transporte público local é eficiente?
  • Quanto vai custar tudo isso? Quais países cabem no seu orçamento?

É, pensou que ia ser fácil? Pode até ser demorado, mas com certeza você vai encontrar o lugar ideal onde fazer intercâmbio!

Quanto tempo: Intercâmbio de 6 meses ou 1 ano? Descubra o tempo perfeito para você

3- Quais seus objetivos ao chegar onde quer fazer intercâmbio?

Além de aperfeiçoar o idioma, você pretende algo mais? Conhecer a cultura do país, fazer contatos para eventualmente morar nesse lugar, ou apenas se divertir o mais que puder enquanto estiver lá? Essas questões podem determinar algumas escolhas. Além disso, reflita: prefere praia, campo, ou cidade de grande? Tudo isso deve ser levado em conta.

4 – Qual o nível do idioma quer aprender?

Básico, avançado, conversação ou fluente? Vai usar essa língua simplesmente para viajar mais comodamente, para auxiliar seus estudos acadêmicos ou para alavancar sua carreira profissional? Conforme suas preferências, diferentes locais podem oferecer as melhores escolas. Pesquise no Descubra o Mundo um ótimo lugar onde fazer intercâmbio!

Confira 5 conselhos para aprender o idioma durante o intercâmbio

5 – Vá para um lugar que é a sua cara. É do seu jeito?

Se você aprecia tranquilidade e natureza, não indicamos cidades grandes como Nova Iorque, Londres ou Paris. Agora, se você prefere agito e badalação, pense em Barcelona, ou mesmos as citadas acima. Ah, você é surfista? Bom, escolha uma cidade com praia…

6 – Quanto você pode pagar?

Nem sempre é possível atender todas as suas expectativas. É preciso filtrar aos poucos. Faça uma lista e vá cortando os países e cidades que não se encaixam ao seu perfil, conforme for respondendo a estas perguntas. No final, escolha o lugar onde fazer intercâmbio que mais te agrada.

Querendo fazer intercâmbio? Temos opções para o mundo inteiro, confira!

E ai? Decidiu onde fazer intercâmbio? Pesquise no Descubra o Mundo e encontra o lugar ideal!

Comentários